Enquanto muitos da equipe da GGG estão tirando férias, nós sentamos com um dos nossos novos artistas de efeitos visuais, Felipe, para ter uma noção de como as experiências por aqui estão sendo e um pouco mais sobre ele.

Olá Felipe! Obrigado por participar desta entrevista! Você poderia se apresentar e nos dizer um pouco sobre sua história com Efeitos Visuais?



E aí! Muito obrigado pela oportunidade de participar dessa ótima série. Meu nome é Felipe, eu tenho 24 anos e sou Brasileiro. O interessante é que minha história com Efeitos Visuais na verdade começou com o Path of Exile! Este é o meu primeiríssimo trabalho na área. Eu estava trabalhando como editor de vídeos no Brasil e quando recebi a oferta de emprego da GGG finalmente iniciei minha jornada em VFX.

Quando você começou a jogar Path of Exile?



Eu comecei a jogar Path of Exile lá em 2013, logo depois de me casar. Meu amigo Matheus sabia que eu jogava baste Diablo II e me mostrou o jogo através da Steam. Foi amor à primeira vista e eu não consegui parar desde então. Hoje tenho mais de 4,000 horas de experiência no jogo, e por mais impressionante que seja, minha esposa ainda não me deixou.

Como você acabou trabalhando na Grinding Gear Games?



Como eu disse anteriormente, eu estava trabalhando como editor de vídeos no Brasil e no final de 2016 eu perdi meu emprego, devido a situação do país. Foi então que comecei a trabalhar em um bom portfólio. Eu tinha uma boa noção de efeitos visuais, motion graphics, montagem de vídeos, edição e coisas do tipo, mas eu não havia trabalhado com VFX antes. Eu não me lembro exatamente quando foi, mas a GGG postou no fórum sobre a contratação de novos funcionários e eu resolvi tentar! Eu preparei um portfólio especial só com coisas sangrentas e assustadoras e mandei para o Erik. Eu não acreditei no que aconteceu depois. Erik gostou do meu portfólio e me perguntou se eu estaria interessado em me juntar à equipe e aqui estou! Fazendo efeitos especiais pro jogo que amo!

Você poderia nos contar um pouco sobre o seu cargo atual na Grinding Gear Games e como é um dia comum de trabalho para você?



Atualmente eu trabalho como Designer de Efeitos Visuais, o que significa que eu basicamente crio efeitos para inimigos, habilidades, microtransações e um monte de outras diversas coisas como efeitos de ambientação. Por conta do meu conhecimento com Motion Graphics, Edição de Vídeos e After Effects, eu também ajudo com algumas coisas relacionadas aos trailers e efeitos de UI (como o efeito de abertura e fusão da Caixa Misteriosa de Gelo & Fogo). Mas 90% do meu cargo é trabalhando com Maya e a nossa ferramenta para o Sistema Partículas.

Existe algum desafio inesperado que você teve que encarar enquanto trabalha nos efeitos visuais do Path of Exile?



O tempo todo! Por exemplo, eu não sabia que eu teria que depender do Maya (nosso software 3D) tanto assim, e creio que isso se dá pelo fato de ser o meu primeiro emprego na área de VFX. No entanto, estes desafios não significam nada para a equipe de VFX que temos aqui. Eles são pessoas incríveis, apoiadoras e muito pacientes. Eles me ajudaram bastante desde o primeiro dia em que comecei a trabalhar e continuam ajudando todos os dias com várias coisas, particularmente com o Maya, já que eu não tinha muito conhecimento sobre ele quando comecei, assim como com a nossa ferramenta do Sistema de Partículas. Sendo assim, têm sido bem desafiador para mim, mas graças a empresa, estou conseguindo dar conta de tudo e crescer cada vez mais, me tornando o profissional que a empresa merece.

Você consegue fazer um apanhado geral do que é necessário para criar efeitos visuais para o Path of Exile?



Equilíbrio, na maioria das vezes. Equilíbrio entre o visual em si e o contexto do efeito visual. As vezes você quer criar um efeito bem chamativo, mas o contexto onde aquele efeito aparece não pede por aquele tipo de momento. Então você precisa fazê-lo de forma simples para que ele se encaixe no contexto, você precisa fazer com que ele fique o mais bonito possível para causar um grande impacto nos jogadores. Eu diria que tendo uma boa noção destas coisas seria o mindset ideal para criar efeitos para o Path of Exile atualmente.

Qual seria a coisa que você mais gostou de trabalhar para o jogo até agora?



A Liga Abyss foi recheada de coisas incríveis para mim, mas creio que o que mais gostei de ter trabalhado recentemente foi na luta do Guardião Ancião Constritor! Ela é a minha preferida porque eu fiz todos os efeitos da luta, do começo ao fim, e alguns dos efeitos da arena também. Ela se tornou especial para mim por possuir uma nova e diferente mecânica de penalidade chamada Vinhas Crescentes, onde se você ficar parado por muito tempo na arena, vinhas começam a se agarrar no seu corpo e reduzem sua velocidade de movimento. Foi um pouco desafiador representar isso visualmente, mas junto aos programadores nós finalmente achamos um meio bem legal de representar isso. Por ter sido tão bem executado, tanto no código como visualmente, vai ser visto novamente no futuro de formas diferentes! Portanto, este é definitivamente meu efeito preferido, mas estou confiante que terei muitos outros para compartilhar no futuro. Os desenvolvedores nunca cansam de me impressionar com suas ideias e estou aqui para apoiar tais ideias visualmente.

Você teria algum conselho para artistas de efeitos visuais aspirantes?



Eu direi o mesmo que foi dito a mim pelo meu gerente, Ivan:

Confie nas suas habilidades. Não de forma arrogante que o impedirá de aprender, mas seja confiante na sua visão para os efeitos, no que te inspira e na sua criatividade. Sempre tente forçar a sua criatividade em dias não criativos. Isso é algo que todos os artistas tem que lidar - ser capaz de produzir conteúdo mesmo quando eles não estão se sentindo bem, ou "não-criativos" , então a chave aqui seria confiança e consistência.
Postado por 
em
Grinding Gear Games

Reportar Post do Fórum

Reportar Conta:

Tipo de Reporte

Informação Adicional