Nessa semana nós entrevistamos um dos nossos mais renomados criadores de guias, Engineering Eternity! Ele já contribuiu com inúmeros guias em vídeo valiosos para jogadores novos e antigos, assim como ajudou milhares de exilados a aprenderem o caminho das pedras de Wraeclast.

Olá Engineering Eternity, obrigado por participar da entrevista! Por favor se apresente.

Muito obrigado pela oportunidade, Bex! Meu nome é Brian, também conhecido como Engineering Eternity, tenho 25 anos e sou um entusiasta do Path of Exile. Não um viciado. Não mesmo.

Você é bem conhecido na comunidade do Path of Exile por ser o autor de vários guias de builds, particularmente as séries de Guias para Iniciantes. De onde seu desejo de ajudar novos jogadores veio e por que você escolheu o formato que escolheu?

Essa é uma pergunta bem comum que as pessoas me fazem. Vem de uma combinação de coisas, mas a principal delas foram meus amigos e sua inaptidão para aprender a jogar Path of Exile após eu ter apresentado o jogo a eles. Sempre haviam perguntas que não terminavam e era bem difícil verbalizar todas as diferente mecânicas do jogo para eles sem dar bons exemplos visuais (e é compreensível já que várias informações sobre mecânicas do Path of Exile são bem escondidas e complexas). Então eu sempre tentei olhar ao redor e procurar por um guia para iniciantes que pudesse ser entendido por eles, mas vários deles estavam desatualizados ou não cobriam todos os tópicos importantes, o que levava à ainda mais confusão. Então pensei, porque não fazer o meu próprio? Já joguei milhares de horas desde o open beta e devo ser capaz de fazer o meu próprio 'Guia para Iniciantes'! Com isso eu cobriria todos os tópicos que um novo jogador gostaria de aprender sobre em uma ordem que fizesse sentido, e com sorte fazer com que fossem o mais independente de patches possível.

Já que eu já possuía um bom conhecimento sobre edição de vídeo e gostava disso, já havia trabalhado em filmes clássicos com meus amigos no ensino médio e trabalhei na equipe de mídia da escola também, então pensei: por que não voltar a trabalhar com tais ferramentas novamente para criar um guia que seja bom de assistir e ouvir? Junto a isso, decidi que seria melhor criar roteiros de tudo antes de fazer o guia. Então já que havia escrito tudo também, fazia mais sentido incluir tal roteiro com o vídeo para que as pessoas possam tanto ler o guia, quanto assistí-lo, ou ambos!

Quanto tempo você gasta em um vídeo normalmente, do conceito ao vídeo, desde a escrita do roteiro até a edição final?

Mesmo após ficar mais afiado no processo, como você pode ver no meu vídeo Como Fazer um Guia, criar um vídeo de guia completo ainda me toma muito tempo. Cada vídeo é diferente e eu meio que posso detalhá-los em três categorias: Guias de Build, Guias de Chefes e Guias Gerais.

Guias de Builds Eu consegui criar um bom template deles, o que me permite re-usar vários recursos ao invés de ter que começar tudo novamente a cada vídeo. Eles também são baseados no meu conhecimento de jogabilidade ao invés de informação de pesquisas. Após eu ter gasto tempo jogando e nivelando a build, esses guias geralmente me tomam de 8-10 horas para serem criados desde escrever o roteiro, criar animações, gravar os vídeos e narrar até a edição final.

Guias de Chefes podem variam dependendo da complexidade do chefe. Esses vídeos possuem poucos templates já que eu fiz poucos deles, mas geralmente tenho as animações prontas devido ao espaçamento de tempo entre cada um. Esses vídeos também requerem pesquisa, experiência de jogo, teste de dano e cálculos. Eu geralmente tenho personagens específicos que utilizo para eles para conseguir os valores dos danos dos chefes e calcular de forma reversa, a partir dos vídeos gravados, a perda de HP vs a corrente de mitigação. Isso em si já toma um longo tempo para que eu consiga informações válidas. No fim, eles levam por volta de 15-25 horas para serem completados.

Guias Gerais são meio que a bússola para o resto dos guias, tais como Guias do Endgame, Mecânicas, Guias de Nivelamento e mais. A maioria deles não possuem templates, então tenho que criar tudo do zero dependendo do guia. Alguns deles requerem muita pesquisa, como o Guia do Dreno de Vida, enquanto outros como a Série de Nivelamento requerem muita experiência de jogo. O tempo para término desses pode variar, mas eu diria que o mais longo desses foram os Fazendo Dinheiro e Guia do Labirinto, cada um desses levou facilmente mais de 35 horas.

Qual foi a parte mais desafiadora da criação desses vídeos?

A coisa mais desafiadora para mim é me assegurar de fazer com que toda a informação necessária para o guia seja corretamente mostrada e comunicada para quem assiste. Você tem um espaço limitado de tela e você não quer sobrecarregar quem está assistindo. Isso significa que eu tenho que encontrar o equilíbrio entre qual informação mostrar, verbalizar ou ambos e então dar andamento às informações. Varia de guia pra guia, mas existem certos guias que são simplesmente cheios demais de informações em seu conteúdo, tal como o Guia das Camadas Defensivas, e requerem várias leituras e visualizações.

De qual vídeo você tem mais orgulho e porque?

Essa é uma decisão difícil, escolher favoritos. Provavelmente sou mais orgulhoso do Guia do Labirinto, mesmo com ele possuindo alguns typos! Isso adiciona personalidade! A razão é que eu meio que cobri todos os meus assuntos dos meus guias com ele. Ele possui nivelamento, chefes, mecânicas e conselhos sobre builds! No entanto, acho que esse lugar logo será tomado com um dos meus projetos futuros.

Qual foi o chefe com ou mecânica mais interessante que você já tenha feito um vídeo sobre?

Sou obrigado a dar esse título ao Uber Ancião. Essa atualmente é uma das minhas lutas mais complicadas e difíceis mecanicamente falando na base do jogo e fazer um guia para ela foi bem difícil. Não apenas pelo fato de que pegar as informações sobre o dano dos chefes foi complexo, mas conseguir os exemplos de movimentos corretos, ordem de movimentação e recomendações úteis para o que fazer durante a luta foi osso! Também foi complicado mostrar toda essa informação dentro do guia na tela enquanto eu me movia entre as fases. Existem tantas variáveis dela que eu tive várias decisões bem difíceis pra fazer, mas com a ajuda do DonTheCrown acho que o guia teve sucesso e ficou bem compreensível.

Fora a Criação de Vídeos, você também é streamer. Por quanto tempo vem fazendo isso? Como começou?

Após criar a série de Guias para Iniciantes e postar nos Fóruns do Path of Exile e Reddit, meu Canal no YouTube decolou bem mais rápido do que esperei. Várias pessoas começaram a perguntar se eu fazia stream e eu originalmente não havia planejado fazer isso. Eu nem mesmo esperava continuar criando mais vídeos após o término daquela série! Já que havia tanto interesse nisso, achei melhor utilizar essa oportunidade para streamar e ajudar as pessoas um pouco com interação ao vivo juntamente com guias em vídeo. Então logo após isso comecei minha carreira como streamer com o EngineeringEternity no início da Liga Legacy lá em Março de 2017. E agora após ~1.5 anos transmitindo minhas melhores jogatinas pra vocês, amados, finalmente consegui minha Parceria com a Twitch!

Parabéns pela parceria! Isso é incrível! O que as pessoas podem esperar das suas streams? Que tipo de cronograma você segue?

Cara...enfim, minha stream é bem diferente dos meus guias em vídeo já que não existe roteiro! Tudo se desenrola ao vivo! Você poderá ouvir minhas pronúncias erradas, idiomas, interações bobas com meus moderadores mais que qualificados e, claro, ver meu lindo rosto! Estou muito mais relaxado do que quando apareço em meus vídeos profissionais e tenho um senso de humor bem colorido (pense em Bill Burr). Gosto de ir devagar nas streams, apreciar o Path of Exile e ouvir quais coisas interessantes as pessoas estão fazendo na vida real ou no jogo! Caso goste do que está lendo aqui, você geralmente sempre pode me encontrar de Segunda a Quinta, por volta das 5 da tarde EST e finalizando por volta das 10 da noite EST.

Como e quando você ficou sabendo sobre o Path of Exile?

Acho que como a maioria dos veteranos do Path of Exile, conheci o jogo através do primeiro e único Kripparian. Eu o assistia e parava de assistir durante seus últimos dias de World of Warcraft e ao abrir seu canal em um dia qualquer, eu o vi jogando esse jogo de ação isométrico, obscuro e sangrento que segurou minha atenção por completo. Não muito após isso eu estava completamente imerso na complexidade do jogo e cativado por suas análises diferentes habilidades em planilhas, escolhas e mecânicas. Sendo quase um engenheiro, esse foi o jogo perfeito para mim.

Qual foi o momento que te prendeu ao jogo?

Fiquei preso no momento em que abri o jogo, escolhi um Marauder, peguei a gema de Impacto Sísmico e abrir aquela gigantesca árvore passiva lá no Open Beta. Os momentos mais memoráveis durante aquela época foram definitivamente farmar Altares Caídos no Ato 2 em um grupo de 6 pessoas com elas sempre gritando "NÃO SAIA DA ESTRADA!".

Quais são os maiores destaques do seu tempo transmitindo Path of Exile?

Os melhores destaques para mim foram definitivamente conseguir que um Caçador de Cabeças caísse lá na Liga Legacy e nem 24 horas depois conseguir as botas Avanço Celeste na chance! E a melhor parte disso tudo, aqueles eram exatamente os itens que eu precisava para a build que estava fazendo!

No Entanto, mais recentemente, eu terei que dizer que meu destaque favorito foi minha namorada Amy Cortando meu cabelo na stream. Nós atingimos um objetivo de Inscritos arbitrário na Twitch e então a Amy teve permissão para cortar meu cabelo da forma que bem entendesse, sem experiência anterior! Mesmo assim, o cabeleireiro que encontrei no dia seguinte disse que ela fez melhor do que a maioria das pessoas licenciadas que ele contratou!

Qual é a parte mais desafiadora da criação de um guia sólido de build?

Criar builds para guias de builds é a parte mais difícil dessa tarefa. Já que existem tantas pessoas jogando, tantas formas de ver contas públicas e ver os top jogadores, é difícil ser criativo e original enquanto ainda providencia uma build sólida para completar o conteúdo. Eu dou meu melhor para nunca olhar nessas fontes, e criar builds que eu realmente goste e que possam ser feitas por outras pessoas sem investimentos dignos de espelhos (porque nem eu jogo dessa forma). No entanto, como meus moderadores da Twitch adoram me lembrar, eu já tive várias builds falhas que sequer conseguiram chegar ao processo de guia de builds! Fora criar a build, fazer o guia é bem direto e eu me asseguro de cobrir os pontos fortes e fracos da build de forma clara dentro dele.

A stream é seu trabalho integral? Se sim, o que você fazia antes dela?

Ao contrário da crença popular, streaming e criação de vídeos não é meu trabalho integral! Eu tenho uma formação dupla em Engenharia Elétrica e Ciência da Computação e trabalho como Engenheiro de Software em tempo integral! Então como você pode imaginar, o tempo que tenho disponível fora isso é bem apertado. Streamar e produzir guias de builds é basicamente um segundo trabalho em tempo integral, então eu geralmente gasto o máximo de tempo livre possível que possa justificar trabalhar nesses dois.

Quais hobbies ou interesses você possui fora a stream

Fora meus 'dois' trabalhos, tendo gastar um pouco de tempo fazendo coisas completamente diferentes do que ficar encarando um monte de pixels. Eu sou bem do tipo engenheiro 'faz-tudo' de coração e estou sempre construindo e criando minhas próprias coisas, tais como minha mesa de computador de carvalho, PC resfriado com água ou armação customizada de uma gaveta para a cama. Junto às minhas criações, eu também trabalho de forma bem próxima com meu pai em vários projetos, tais como reconstruir nossa Casa no Lago, onde vivo atualmente. Todos os dias eu consigo admirar a majestosa paisagem… da tela do meu computador. Já que estou em um lago, obviamente sou um ávido Barqueiro e Pescador, apreciando a pescaria do começo da primavera ou algum rio selvagem pegando peixes voadores. No entanto, acho que Chris ficaria bem chateado em ouvir que eu ainda nem saí pra pescar Robalos durante todo o verão, mas não se preocupe! Eu estarei por aí nesse inverno Pescando no Gelo o máximo possível para compensar. Enfim, eu gosto e faço tantas coisas diferentes fora o que mencionei que seria uma lista longa demais pra citar aqui.

Quanta pressão está envolvida em ser um streamer e criador de conteúdo? Como você administra isso?

Esse é um tópico difícil de disseminar para qualquer um que não faça streams ou produza conteúdo público periodicamente. Você pensaria que jogar um vídeo game e fazer vídeos sobre ele seria bem fácil, mas na verdade, isso bota muita pressão em você já que você tem outras expectativas de performance. Você não apenas precisa se preocupar em ser consistente, mas também trazer qualidade e um conteúdo corretamente informacional à centenas ou milhares de pessoas, tentando satisfazer o máximo de pessoas possível!

Pra mim, isso requer basicamente o equivalente ao esforço de outro trabalho em tempo integral devido à quantidade de pesquisa, produção e edição necessários para as streams e guias que disponibilizo. Eu realmente gosto de criar os guias, ajudar outras pessoas e ver o sucesso dos outros a partir do meu conteúdo, por isso continuo a me esforçar para manter a fluidez do conteúdo. Geralmente tento gastar uma quantidade razoável do meu tempo livre (leia fins de semana) trabalhando nesses guias para manter algo próximo de um cronograma consistente, mas a vida real sempre vem primeiro e folgas sempre são necessárias!

Eu realmente acho difícil acessar quanto stress estou passando, já que sou bem tranquilo a respeito de quase tudo; mas, se você der uma passada em minha stream poderá ver um pequeno tufo do lado direito da minha barba que caiu de forma aleatória alguns meses atrás e isso poderia ser um bom indicativo de quanto stress estou passando.

O que você vê no futuro da criação de conteúdo / streaming e onde você acha que se encaixa nele?

Eu com certeza acho isso continuará a crescer rapidamente devido a quão acessível é para o público e quantas formas formas de lucro estiverem disponíveis dentro dele. Me vejo continuando meu trabalho streamando e criando guias como um trabalho secundário até que não seja mais possível dentro da minha agenda ou, ouso dizer, o fim do Path of Exile! Adoro as interações que consigo com a comunidade e a alegria que experiencio ao apertar aquele botão de upload a cada guia, sabendo que ajudarei ao menos uma pessoa e cutucarei alguém em suas cadeiras ao 'roubar suas ideias'.

O que você acha que seria aquela coisa que todo jogador de Path of Exile deveria ouvir?

Eu digo isso às pessoas o tempo todo e acho que é importante fazer o que você quer fazer no jogo. Não deixe que as pessoas o digam para jogar o jogo de forma diferente caso você encontre alguma interação que seja divertida. É isso que um jogo é! Não é só eficiência e quem tem mais dinheiro, é um jogo criado para que você se divirta! As vezes que mais me diverti no Path of Exile foram quanto me joguei cegamente em novas coisas e as aprendi enquanto jogava, trazendo aquele momento 'aha!' que é tão recompensador.

Existem vários novos streamers e criadores de conteúdo querendo entrar na comunidade do Path of Exile. Qual conselho você daria a eles?

Assim como vários dos grandes streamers e criadores de conteúdo disseram antes de mim, continue criando o conteúdo que você gosta e se assegure de ser consistente. O melhor conselho além disso que posso dar é que você deveria tentar criar algo novo ou entrar em um nicho que ainda não tenha sido coberto até a morte! A coisa mais importante de todas é se assegurar de fazer isso bem. Coloque 100% do seu esforço nisso, dê uma apresentação limpa e se assegure que a informação que está passando está correta. Só com isso, você poderá se destacar de muitos outros conteúdos por aí.

Existe algum streamer ou YouTuber que você gostaria de mandar um salve?

Honestamente existem tantas pessoas com as quais já interagi, vi e segui durante os anos que é difícil escolher! Eu vou ter que dizer, sem sombra de dúvidas que Mathil, CuteDog_, RaizQT, ZiggyD, Empyrian e basicamente todo streamer grande de Path of Exile já me deu uma grande quantidade de suporte na Twitch com hosts, raids e falando de mim sempre que um novo jogador está buscando um guia sólido.

Fora os grandões, vários outros já me deram muito apoio na criação de guias e informação. DonTheCrown, Karvarousku, PoeLab & Suitsizesmall são ótimas pessoas que me ajudaram imensamente nesse aspecto.

Sempre que quero uma build completamente inovadora, sempre dou uma olhada no que o Woolfio e eirikeiken estão fazendo.

E por fim, tenho que ficar de olho no meu doppelganger, Octavian, e me assegurar que ele está mantendo as aparências. Não dá pra deixar que ele saia do trilho agora.

Você possui algum projeto no horizonte que gostaría de compartilhar com a comunidade?

Atualmente estou no processo de criação de uma série de guias completos sobre O Atlas com o meu companheiro de criação de conteúdo Karvarousku. Esse guia no fim será o equivalente à minha série de Guias para Iniciantes, mas para o conteúdo do endgame do Path of Exile. Seu roteiro já está maior do que a Série de Guias para Iniciantes e certamente será mais grandioso do que ele! Estou bem empolgado para começar a editar o trabalho dessa série de guias e mal posso esperar para ver as reações à ela! Espero lançá-la antes da próxima liga em Dezembro. Caso queira ver como eu consigo as informações, gravo os vídeos ou edito esse guia, fique a vontade para dar um pulo em minha Twitch para relaxar e me aporrinhar sobre quando ela estará pronta!

Fora essa série grande, eu criarei guias pequenos quando puder. Inclusive um incluindo o THICC JUGG Tank que passou por uma remasterização TLC completa.

Novamente, sou muito grato pelo suporte que vocês me deram e espero continuar o trabalho que comecei pelo maior tempo possível. Ao começar nesse jogo, nunca pensei que iria amá-lo tanto assim e nunca pensei que um dia seria entrevistado pela GGG!

Obrigado pela entrevista Bex e todos na GGG por criar um jogo tão maravilhoso!

__________________
Muito obrigado por participar da entrevista! Caso queira seguir o Engineering Eternity, dê uma olhada em seus canais no YouTube Channel e Twitch.
Postado por 
em
Grinding Gear Games

Reportar Post do Fórum

Reportar Conta:

Tipo de Reporte

Informação Adicional