Para o post de hoje nós trazemos uma conversa que tivemos com o criador de conteúdo da comunidade, CatmasterOP, que você pode conhecer do podcast Fated Connections! Veja a entrevista completa no post!

Olá CatmasterOP, obrigado por participar da entrevista! Por favor, se apresente.

Fala galera, sou o CatmasterOP, mas a maioria só me chama de "cat". Faço vários tipos de conteúdo sobre Path of Exile. A galera me conhece mais por comandar o podcast Fated Connections, onde junto com meu parceiro BalorMage, conversamos com vários criadores e jogadores do mundo de Path of Exile e discutimos as últimas adições ao jogo com muita paixão.

Quando foi sua primeira vez no Path of Exile?

Criei minha conta lá em 2013, quando vi o jogo pela primeira vez na stream do wingsofdeathx. Ter chegado cedo me permitiu garantir o nome de usuário "Catmaster". Mas só foi lá pro finalzinho de 2014 que baixei o jogo de verdade e comecei a me envolver com ele junto de dois amigos. Quando chegou o Torment/Bloodlines, já tava tão na vibe que comecei a assistir streamers de PoE (salve pro Ziggy, Pohx, Zeno) e só jogava nas ligas hardcore desafiantes.

O que capturou sua atenção no início e continua te trazendo de volta?

Lembro de curtir muito Diablo 2 naquela época. Mas só fui ter acesso à internet em casa depois dos 18 anos. Claro, isso não me impediu de jogar, mas nunca tive aquela experiência completa de jogo online e nunca desenvolvi um entendimento sólido do jogo, sempre fazendo personagens meio ineficientes.

Quando joguei Path of Exile pela primeira vez, fiquei impressionado com o quanto o jogo conseguiu replicar o que era bom e divertido para mim no Diablo 2. Um dos momentos mais memoráveis em D2 foi quando Charsi oferece transformar um item em um item raro para você. Quando descobri que em PoE você pode fazer isso usando um Orbe de Alquimia, já fiquei muito viciado.

O sistema de itens, as moedas utilizáveis em vez de ouro, a capacidade de personalizar habilidades e personagens de forma tão intensa, o modelo free-to-play, ligas desafiadoras, corridas... Todos esses aspectos me fascinaram muito e me atraíram.

O que realmente me faz voltar, no entanto, é que sinto muito da paixão das pessoas que fazem esse jogo. Há tantas pessoas incrivelmente talentosas e trabalhadoras envolvidas com o jogo (e a comunidade) e consigo sentir a genuína empolgação delas em fazer um jogo que elas mesmas gostam de jogar.

Existe algum momento da sua história no Path of Exile que se destaca em sua memória?

Muitos para mencionar todos aqui.

Principalmente RIPs no início das ligas de corrida no HC. Por exemplo, morrer na (acredito que tenha sido) Bestiary HC como o 2º Assassino no ranking algumas horas após o início da liga com uma build crit BV/EK. Foi a primeira vez que eu errei o mod de reflexo no mapa que eu tinha rolado.

Ou aquela vez em que zoei o Chefe do Ato 9 e então instantaneamente vacilei e morri para as lâminas roxas.

Ou quando a Sobrealma Vaal estava bugada no início da liga Metamorph e disparou uma saraivada de raios em meu personagem, mandando ele pro modo Normal.

Fora mortes dignas de meme, acho que a mais memorável foi encontrar e 'seislinkar' o Jaqueta de Carcaça que eu estava procurando durante um Evento de 1 Semana anulado e depois encontrar e 'seislinkar' outra e corrompê-la para +1 em todas as gemas encaixadas (isso foi antes de existirem altares de corrupção dupla, então foi o melhor resultado possível de certa forma). Eu ri tanto quando aconteceu que meu chat achou que eu tinha enlouquecido.

Você tem uma build favorita?

Difícil dizer. Gosto de jogar todos os tipos de estilos diferentes. A habilidade mais usada é definitivamente Vórtice de Lâminas porque causar dano ao acertar enquanto se move é super forte e, ao longo dos anos, houve tantas maneiras diferentes de escalá-la para se tornar uma build decente para o final do jogo.

Mas também tenho um lugar especial no coração para Cold Dot, Animar Arma e Chuva Tóxica.

Qual expansão foi a sua favorita até o momento?

Tem várias expansões que chegam perto, mas até agora nada superou a Betrayal. O hype do trailer, que veio na hora certa e coincidentemente usou a palavra "Imortal" de uma forma bem provocativa, aparentemente fazendo referência a outro anúncio de jogo. A reviravolta incrível na história de ter os NPCs que antes eram seus aliados virarem contra você e formarem uma estranha sindicância necromântica, junto com um sistema relativamente complexo e muito jogável que permitia que você trabalhasse para as recompensas desejadas. O constante medo de ser emboscado pelos assassinos da Intervenção toda vez que entra em uma nova zona. O retorno dos queridos Einhar, Alva e Niko.

Para contextualizar, tenho que adicionar que o escopo das expansões tem crescido constantemente desde então, e Conquerors, Echoes e Siege são simplesmente expansões massivamente excelentes. Racionalmente falando, deveria escolher uma delas, mas meu coração diz "Betrayal".

O que você acha que todo jogador de Path of Exile deveria ouvir?

A trilha sonora. (Muita gente joga com o som desligado e nunca tem a chance de apreciar as composições gloriosas)

Quando você começou com as streams? Como foi o início?

Eu ocasionalmente fazia lives jogando para o mundo antes, mas em 2017, logo após o lançamento da versão 3.0 e em antecipação ao lançamento da 3.1, que prometia ser uma grande expansão do endgame, decidi me dedicar a isso de verdade.

Um contrato de 1 ano com um empregador acabara de terminar e eu tinha algumas economias, então pensei "agora ou nunca". Sempre gostei de design gráfico e já havia feito web design no passado, então montar e administrar uma stream ao vivo foi bem divertido para mim. Na época, rapidamente consegui seguidores e minha stream parecia estar crescendo rapidamente, então continuei seguindo em frente.

O que as pessoas podem esperar da sua stream e cronograma?

Principalmente uma vibe divertida e uma verdadeira camaradagem. Temos uma comunidade pequena, mas bem unida e realmente legal, com personagens autênticos de todo o mundo e, sinceramente, de todas as faixas etárias. Nos ajudamos no início das ligas, compartilhamos conselhos sobre builds e recursos. Há muitos memes e piadas, mas também conversas sérias e pouca pretensão ou esforço excessivo. Gosto da minha comunidade e sou grato pela atenção que recebo, especialmente nos últimos tempos, quando minha agenda tem estado meio bagunçada. Costumava transmitir mais de 200 horas por mês, mas reduzi minha produção nos últimos anos para evitar o esgotamento. O mundo das transmissões e da criação de conteúdo mudou muito nos últimos anos, então constantemente tenho que me adaptar em busca de viabilidade econômica.

Meu foco principal nos dias de hoje é planejar um grande número de episódios de podcast a cada início de liga, porque são muito bem recebidos e sei que muitas pessoas ficariam tristes se eu descontinuasse. Manter o podcast em funcionamento é minha prioridade número um e todo o meu outro conteúdo vem em segundo lugar. Tenho planos de aumentar o tempo de transmissão assim que organizar um cronograma de conteúdo adequado para mim.

O que você fazia antes de começar as streams?

Eu tinha um diploma de bacharelado e, sem vontade de continuar na universidade, sinceramente, apenas fui de uma posição mal remunerada e subestimada para outra, porque era jovem demais e burro demais para reconhecer meu valor. É meio vergonhoso, mas espero que sendo honesto sobre isso, outras pessoas possam aprender com meus erros em vez de terem que cometer os delas próprias.

Quais hobbies ou interesses você tem além das lives?

Eu sou um produtor musical autodidata, faço todo tipo de batidas, hip hop, trap, coisas de EDM, e curto ouvir uma variedade de estilos.

Se você estiver curioso, eu apareci, por exemplo, como "Al Bern" ao lado de muitos produtores alemães conhecidos em uma fita de remix promocional de 2010 chamada "Rap im Naturdarm Vol. 1".

Também cozinho refeições bem decentes e adoro adicionar novas receitas ao meu repertório, ajustando-as ao meu equipamento, à disponibilidade local de ingredientes e às minhas preferências. Frango à Manteiga, Ragu Bolognese, Penne à Norma, só para citar algumas das minhas favoritas atuais. Já transmiti algumas vezes cozinhando e, na verdade, talvez faça algum conteúdo de culinária em meu setup de cozinha desajeitado no futuro.

A escalada em pedra é algo que costumava fazer com muita frequência. Deixei de praticar durante a pandemia, mas pretendo retomar no futuro. É só que os sapatos e as assinaturas estão tão caros agora, e ir à academia sempre leva mais horas do meu dia do que eu planejava, haha. Também adoro andar de bicicleta, especialmente em rotas de subida, e isso é um pouco mais fácil de encaixar em meus dias corridos. Acabei de comprar uma mountain bike rígida muito boa depois que a minha última foi roubada em duas semanas de posse :(

Como sua vida mudou se comparada com antes de você começar com as streams e depois? Qual parte as lives tiveram nessa transição?

Houve muitas mudanças que aconteceram entre 2018 e agora. Estou um pouco mais organizado e estruturado, o que antes era um dos meus pontos fracos, e ainda busco melhorar nesse aspecto. A transição mais importante, influenciada pela transmissão ao vivo, é como reconheço mais valor em gerenciar o tempo e dedicar uma parte decente para construir e manter relacionamentos, tanto na minha vida de "profissional" como streamer/podcaster quanto na minha vida pessoal. Estou bem mais reflexivo do que costumava ser, então isso ajuda, mas ainda não consigo manter contato com todos tanto quanto gostaria.

O Fated Connections é um Podcast amado pela comunidade que você já faz por anos! Como você começou com o podcast e onde as pessoas podem encontrar as últimas notícias dele?

Primeiro, vamos dar a césar o que é de césar e mandar um salve para todos os podcasts e criadores originais que me inspiraram e fizeram muitas coisas melhores do que eu. Eu era um grande fã do State of Exile (Zenocidegenius), Lioneye’s Watch (ProjectPT) e Baeclast (TarkeCat). Menção especial para o Coffee Talk do Nugi e do Mors. Provavelmente ouvi centenas de horas de podcasts de PoE antes mesmo de considerar começar o meu próprio.

Quando comecei a transmitir, me conectei com outro streamer em ascensão chamado WaifuGate, que sugeriu que fizéssemos um podcast juntos porque sentíamos que tínhamos muitas coisas para conversar. Foi também o WaifuGate quem sugeriu o nome depois de eu sugerir que usássemos um termo do jogo, como o nome de uma Carta de Adivinhação, Joia ou Profecia. Na época, eu jogava quase exclusivamente HCSSF, enquanto o WaifuGate era um minmaxer de MagicFind no Softcore Trade, então nossas abordagens não poderiam ter sido mais diferentes. Começamos a trazer convidados tanto para conversas interessantes quanto para networking.

Quando o WaifuGate decidiu sair da criação de conteúdo de ARPG na época, experimentei diferentes configurações, mas encontrei um substituto sólido e confiável no BalorMage. Agora, tanto o Balor quanto eu temos nossos fãs ultraapaixonados e odiadores, e nossa dinâmica se tornou um aspecto fundamental da identidade do podcast FATED.

Para ficar atualizado sobre o podcast, recomendo seguir meu Twitter e se inscrever no meu YouTube, mas você também pode entrar na minha transmissão ao vivo e usar o comando !fated. Eu posto atualizações sobre o planejamento e anuncio novos episódios ao vivo e quando eles se tornam disponíveis como VOD. Também tenho um linktree onde coloco uma contagem regressiva para o próximo episódio assim que o planejamento estiver concluído! No futuro, também planejo criar uma página web para o FATED para que todas as informações possam ser encontradas em um só lugar.

Você tem algum conselho para as pessoas que estejam buscando sua própria carreira no streaming?

Acho que a natureza das redes sociais e da internet em geral pode ser culpada por uma forte falta de alinhamento entre percepção e realidade quando se trata desse estranho trabalho de nicho. Então, acho que quero ser muito honesto sobre isso:

Primeiro, é realmente difícil transformar sua paixão em sua principal fonte de renda sem perder a paixão no processo. Você pode estar apaixonado por isso agora, mas uma vez que envolve análise de dados e tomar decisões ditadas por mecânicas de mercado, pode se tornar realmente cansativo e fazer você esquecer o que gostava nisso no início.

Em segundo lugar, embora transmitir, jogar e criar conteúdo sobre isso seja divertido, você não quer construir sua vida dependendo de poder desfrutar de ficar sentado em frente ao computador por mais de 10 horas todos os dias, possivelmente até em um único jogo/gênero. Pode parecer divertido agora, mas e daqui a 10, 20, 30 anos?

Terceiro, muitos dos streamers que você pode estar admirando estão transmitindo há uma década ou mais para chegar onde estão. Mas o mundo da transmissão e da criação de conteúdo em geral mudou tanto desde então. Qualquer PC pode transmitir agora, há muitas pessoas que podem pagar equipes inteiras de criadores para fazer seu conteúdo e fazer seu canal crescer por eles, e os padrões de qualidade para as expectativas dos espectadores são muito altos hoje em dia. A competição é muito acirrada e, em muitos países, ser um "Youtuber" está entre os 10 empregos dos sonhos para adolescentes hoje em dia.

Você precisa ser muito apaixonado por isso e ter algo realmente especial a oferecer, caso contrário, pode estar se preparando para a decepção. Se você só quer uma renda fácil, construa um conjunto de habilidades que seja realmente valorizado no mundo do emprego!

Mas não quero desencorajar ninguém se for isso que você realmente deseja, apenas faça da maneira inteligente: Encontre uma maneira de cobrir seus custos de vida com um emprego de meio período, possivelmente até mesmo uma posição remota de casa para maximizar a quantidade de tempo que você pode passar criando conteúdo, ao mesmo tempo em que elimina toda a pressão para crescimento e sucesso.

Defina metas para si mesmo e tente trabalhar consistentemente para alcançá-las. Toda e qualquer receita que você obtenha com a criação de conteúdo deve ser reinvestida na produção de mais e melhor conteúdo, ou seja, compre hardware, software, contrate pessoas para fazer o trabalho que você não é bom, para que você possa se concentrar no que faz bem, etc., até eventualmente você se tornar bem-sucedido o suficiente para tomar uma decisão informada de sair do seu emprego principal e se tornar um criador em tempo integral.

Mais importante ainda: nunca esqueça de se divertir! Uma vez que você perde a diversão, isso se torna apenas um emprego muito mal remunerado, com horários extremamente inconvenientes, benefícios ruins e pouca segurança no emprego.

Existe algum streamer para o qual você gostaria de mandar um 'salve'??

Sinto que não faz muito tempo que fui mencionado nesta parte da entrevista com streamers do GhazzyTV. Mas já se passaram 5 anos. O tempo voa.

Originalmente, planejei mencionar o TalkativeTri aqui meses atrás, quando comecei a olhar essas perguntas de entrevista, mas acho que meio que perdi a oportunidade 😀 já que todo mundo já o descobriu agora.

Honestamente, somos abençoados com tantos ótimos membros e criadores da nossa comunidade, e gratos por ter uma grande variedade de convidados no FATED que sempre fornecem perspectivas excelentes e úteis.

Você tem algum projeto futuro que gostaria de mencionar?

Estamos organizando um pequeno grupo de Liga Privada para Necrópole com a minha comunidade e outros, e acho que com todas as mudanças no final do jogo será ótimo retornar a um ambiente sem trocas e voltar às minhas raízes de HCSSF novamente.

Daqui para frente, estou priorizando o podcast e melhorando minhas habilidades de organização e de apresentação/moderação. Um site para o FATED, bem como alguns produtos, seria legal também, embora ainda não haja planos concretos. Por último, mas não menos importante: mais conteúdo e (talvez) morrer menos do que o Ziz!
Postado por 
em
Grinding Gear Games

Reportar Post do Fórum

Reportar Conta:

Tipo de Reporte

Informação Adicional