Entrevista com o Desenvolvedor - Jasper - Artista 3D

Oi, Jasper! Muito obrigado por participar desta entrevista. Você poderia se apresentar e nos dizer um pouco sobre sua história com a arte?
Olá, meu nome é Jasper Chan, às vezes Jazzo, tenho 22 anos, durante toda a minha vida fui um entusiasta de jogos e fantasia, me graduei recentemente como Bacharel em Arte para Jogos e agora consegui meu primeiro trabalho de período integral na GGG criando arte para jogos, o que ainda me faz sorrir como uma criança quando penso sobre o assunto.

Durante a escola eu sempre fui comparativamente bom em arte, digo comparativamente, pois não era necessariamente muito bom, mas praticamente ninguém era, então comparado a todo o resto, eu era muito bom. Eu costumava upar coisas bizonhas para o doogle, sangue, cenas de lutas, monstros e colhia as reações de amigos de classe, os caras achavam legal e as garotas ficavam enojadas, o que obviamente me alegrava.

Pensando em retrospectiva, eu acho que as reações e elogios foram o que me mantiveram praticando e continuando a melhorar mesmo que fosse só no doodle. Creio que seja uma história comum, sobre como a maioria dos artistas se desenvolvem no início de suas carreiras. Eu provavelmente tinha oito anos de idade quando eu entendi completamente que era pra eu ter esse negócio chamado trabalho, e até mesmo naquela época eu sabia que queria fazer arte.

Mais tarde ficou claro para mim que as pessoas ao meu redor pensavam que arte não era viável, não era um trabalho de verdade, o que me fez duvidar por um tempo. Mas no final eu continuei em meu caminho e persisti na carreira de artista.

A comunidade te conheceu primeiramente pelo seu trabalho escultural. Você poderia nos falar um pouco sobre isso e como isso te levou a trabalhar na GGG?

Eu conheci o PoE em 2012, meu último ano de ensino médio, e tudo nele me parecia incrível. Era uma empresa independente iniciada por alguns caras, um projeto passional, eles acreditaram em microtransações éticas, o jogo era grátis, eu joguei Diablo 2, o estilo de arte e temas eram de acordo com o que eu gostava, ele era feito na Nova Zelândia, onde eu vivo, então havia também algum orgulho patriótico e era novo, em pré ou closed beta, então havia aquele apelo hipster irracional de se juntar à uma comunidade pequena logo no início. E era (continua sendo) um ótimo jogo.

Basicamente eu era um grande fã. Eu também era um aspirante a artista, então eu queria criar fan artes. Sem nenhum conhecimento real sobre esculturas, eu simplesmente tentei construir um Rhoa (uma das primeiras criaturas que você encontra) porque achei que eram legais e eu queria ter um deles na minha mesa. Postei uma foto dele no fórum, e eventualmente Chris o viu e compartilhou com a comunidade. Ele também pediu para compra-lo, e eu fiquei mais do que feliz em aceitar. Eu continuei construindo essas figuras, incluindo alguns comisionados para membros da comunidade e para a GGG. Foi assim que, inadvertidamente, fui reconhecido pela GGG, o que foi um fator que contribuiu com o fato de eu ser contratado 3 anos depois, após finalizar minha faculdade.

Como você acabou trabalhando na Grinding Gear Games?
Bem, isso foi algo que eu persegui ativamente, no final do ensino médio (hora de procurar por uma carreira) eu decidi fazer o meu melhor para me envolver com arte para jogos, o que me levou a estudar na Media Design School aqui em Auckland. Apesar de ter algumas habilidades artísticas, estudar por três anos para aprender arte para jogos e reverênciar genuinamente o jogo, e a arte, eu sabia que isso não me garantia o trabalho que eu queria, então eu mantive minhas expectativas guardadas.

Logo após terminar minha faculdade, enviei um email para o diretor criativo da GGG, Erik, pedindo uma vaga que não necessáriamente estava aberta, com expectativas esperançosas, porém realistas, de que poderia não dar certo. Ele me deu uma chance de provar que eu conseguia, uma provação, por três meses, uma rara oportunidade. Depois do primeiro mês eles me contrataram, eu estava grato e orgulhoso de que os objetivos que eu escolhi mais cedo na vida finalmente foram atingidos. Parte por conta dos meus próprios méritos, mas também por fatores externos.

Qual a maior diferença entre criar arte 3D por meios físicos e digitais?
Arte tradicional (física), 3d ou qualquer outra deste tipo é mais intuitiva e acessível, qualquer um pode simplesmente pegar um lápis ou bloco de barro e produzir um resultado tangível bem rápido, o que pode ser bem gratificante, mas faltam aos meios tradicionais algumas das ferramentas e conveniências que vêm com a arte digital. Com arte digital nós podemos trivializar árduos trabalhos tradicionais como simetria, duplicar algo usando copiar e colar ou desfazer um erro com ctrl+z e utilizar arquivos salvos.

No entanto, arte digital não é intuitiva, você não consegue simplesmente pressionar seus dedos no barro, você precisa entender as ferramentas e softwares que produzem os resultados desejados, o que não é intuitivo e é algo que você precisa aprender através da escola ou pesquisa na internet. Na arte digital, a satisfação de ter um objeto tangível e tátil não existe, mas você pode construir, interagir e visualizar com mais eficiência. Junto a isso, arte para jogos e CGI para filmes por exemplo, utilizam o meio digital não tradicional, então os dois meios podem ter sua utilidade variada de acordo com a indústria que você decidir perseguir.

Mas independente do meio, digital ou tradicional, conhecimento artístico e um bom senso de construção são os fatores primários que fazem uma boa arte e são interligados entre ambos os meios.

Existe algum desafio inesperado que você tenha encontrado trabalhando na arte 3D para o Path of Exile?
Sendo relativamente jovem e novo na indústria, eu sei que devo esperar por desafios, mas apesar de isso ser intimidador, sempre existem coisas que podem ser ultrapassadas apenas trabalhando nelas e recebendo conselhos dos outros maravilhosos artistas que trabalham aqui.

Qual a sua coisa favorita que você tenha feito no jogo até o momento?
Eu não direi o que é, mas aquela coisa animal/bestial na imagem do banner foi muito bacana de se trabalhar. Esculpir anatomia e a fundir com características humanas estranhas mas ainda assim familiares, trabalhar na criação de criaturas aterrorizantes é uma uma das minhas coisas preferidas e o PoE faz isso muito bem.

O que a comunidade pode esperar em termos de coisas que você esteja trabalhando no momento??
Na maioria das vezes eu estou criando modelos 3D para únicos e microtransações, ambos são grandes coleções de conteúdo que estão crescendo constantemente, dando aos jogadores mais e mais opções únicas para customizar seus personagens, o que eu penso ser sempre bem vindo, pois não é divertido decorar todo o seu personagem e descobrir que alguém na cidade tem a mesma aparência. Variedade corrige isso.

Criar modelos para únicos existêntes também é satisfatório, pois isso sempre foi uma injustiça para mim, o fato de que alguns únicos com uma ótima aparência não possuiam seus próprios modelos 3D, então isso é algo que eu gosto de mexer.

Você tem algum conselho para aspirantes à artistas 3D e escultores?
Apesar de dificilmente me sentir qualificado para dar conselhos, sendo uma das pessoas com menos experiência na GGG, eu creio que eu tenha uma perspectiva bem útil para passar, como alguém que recentemente passou de aspirante para efetivo.

Meu entendimento relacionado a encontrar trabalho é que o seu portfólio é a chave, independente de diplomas ou paixões que você possua, se o trabalho que você está apresentando não é relevante, equivalente ou melhor do que o trabalho que eles estão fazendo no emprego que você quer, então será inútil esperar um emprego vindo deles, na minha opinião.

Como você melhora o seu trabalho? Trabalhe mais, treine mais, utilize referências, procure e absorva mais críticas construtivas. Esses são os pontos chave que profissionais criativos em todos os campos constantemente irão descrever.

Eu ficaria feliz em responder quaisquer perguntas de qualquer pessoa que esteja começando nesse campo então fique a vontade para me enviar mensagens na minha conta “Jazzo” ou responder à este tópico com perguntas.

Você jogava o PoE antes de trabalhar aqui certo? Que tipos de builds você fazia? Foi estranho ver o trabalho interno e como o jogo é feito?
Com certeza eu jogava antes de trabalhar aqui! Minhas builds favoritas eram sempre aquelas construídas ao redor de um item único que eu achei interessante. Os dois personagens com os quais eu mais joguei eram ambos builds com Quebra-Caras, um Marauder com Golpe Infernal e uma Caçadora com Frenesi. Flechas Explosivas com Chuva de Penas também é divertido. Faz algum tempo que não jogo, então estou aguardando ansiosamente para dar uma olhada nos novos itens únicos alguma hora para fazer uma nova build.

Eu já estava meio que familiarizado com o lado artístico do desenvolvimento do jogo, considerando que minha educação foi relacionada a arte para jogos e trabalhei com outras engines de jogos para projétos menores. Mas é legal ter acesso ao depósito onde TODAS as artes 3D estão guardadas e simplesmente dar uma olhada nos chefes e outras coisas bem de perto.

Em quais artistas da história ou da indústria de jogos você se inspira?
É difícil dizer, existem inúmeros trabalhos maravilhosos por aí. Visite o Artstation.com e lá você terá tanta inspiração relacionada a arte para jogos que nem saberia o que fazer com ela. O mesmo serve para arte clássica, é difícil escolher favoritos quando existem tantos ótimos trabalhos. Recentemente eu realmente gostei da atmosfera e construção de monstros no Darksouls 3 e The Witcher.

Você criou alguma arte 3D recentemente que gostaria de mostrar?
Aqui está uma amostra de uma microtransação para elmo.

Último bump em 22 de jun de 2016 17:56:11

Reportar Post do Fórum

Reportar Conta:

Tipo de Reporte

Informação Adicional