Entrevista com o Compositor Kamil Orman-Janowski



Obrigado por tirar um tempo e se sentar para uma entrevista! Você poderia se apresentar?

Meu Nome é Kamil Orman-Janowski e sou um compositor musical.

Há quanto tempo você tem criado músicas? Você sempre quis ser compositor?

Eu tenho ouvido trilhas sonoras desde sempre, mas nunca planejei fazer música. No ensino médio, comecei usando simples softwares de áudio e tentei fazer faixas de ME (música eletrônica).
Foi muito divertido, então dei mais um passo à frente e comecei a fazer trance e música progressiva e as enviei à uma gravadora de dance britânica.

Tudo começou com meu primeiro lançamento oficial. Minha jornada com a ME é outra história, mas isso abriu uma porta para música orquestrada assim como eletrônica e finalmente me trouxe às trilhas sonoras, e isso fez com que eu instantaneamente entendesse que esse era o caminho certo para mim. A ME foi apenas um aquecimento.

Como você entrou em contato com a equipe da Grinding Gear Games?

Isso foi há mais de dois anos. Erik entrou em contato com a empresa para a qual eu compunha músicas como freelancer, e desde então eu tenho composto as partituras para o Path of Exile.

Qual a parte mais difícil em compor músicas para o Path of Exile?

O problema ao fazer músicas para o PoE não é especificamente o PoE em si, mas sim o gênero RPG/Hack-n-slash. A música precisa se encaixar com a constante mudança de intensidade das lutas, assim como suas pausas (tipo na hora de ajeitar seu inventário no campo de batalha ou conversar com outros jogadores). Foi bem difícil para mim no começo porque eu queria trazer uma dinâmica muito mais variada, o que se encaixava melhor para imagens lineares como filmes e cutscenes, onde você sabe exatamente o que está para acontecer.

Junto a isso, Path of Exile se passa em um mundo muito mais violento e obscuro do que outros jogos de fantasia sombria que eu conheço, mas isso não é problema; é mais um desafio deixar a música sombria, profunda e mais adulta ou enigmática, e logicamente fazer com que ela seja empolgante ;)

Qual a parte mais fácil de fazer música para o Path of Exile?

Lutas com Chefes e acampamentos, uma vez que ação é fácil de prever. E também, o universo dos jogos faz com que meu trabalho se torne fácil porque eu adoro fazer música para montagens fantasiosas. Eu gosto das influências culturais dos antigos impérios Grego e Romano também. Tenho muitas oportunidades de usar meus instrumentos favoritos no PoE.

Recentemente você se juntou à equipe do Path of Exile em seu escritório na Nova Zelândia. Como isso afetará a música no Path of Exile?

Acho que seja uma oportunidade de gastar mais tempo trabalhando em direção à uma música melhor e mais completa sem nenhum dos compromissos que eu normalmente enfrentaria como compositor freelancer. Também é um ótimo jeito de melhorar a comunicação e trabalho em equipe.

Qual a diferença entre uma faixa utilizada no jogo e uma utilizada em um trailer?

Eu meio que comecei a responder isso em uma pergunta anterior! Música destinada a imagens estáticas geralmente tem sua construção diferenciada (mas nem sempre), o que muda de certa forma muda completamente o processo de composição, produção e até mesmo mixagem.

O arranjo é diferente, mas, logicamente, também existe fatores em comum como instrumentos, melodias e clímax.

Qual é a sua faixa favorita no Path of Exile e o que foi a inspiração para sua criação?

Essa é uma ótima pergunta. Eu não gosto de escutar minha própria música, então é difícil dizer qual delas me faz sorrir quando eu escuto. Eu me diverti compondo a mais nova faixa "Caixa Misteriosa Solaris". Eu também escolheria a música para o Labirinto Interior de Izaro, ou o Ventre da Fera.

Essa última é um ótimo exemplo para algumas palavras sobre inspiração. Eu queria trazer algo verdadeiramente profundo, orgânico, etéreo e depressivo, mas com um pouco de centelha de esperança. Inspiração vem geralmente do próprio jogo; não somente daquele nível especificamente, mas do jogo inteiro. É uma longa jornada até chegar no Malachai e nós queríamos fazer com que o jogador se sentisse perdido bem perto do "último" estágio.


O que podemos esperar das futuras músicas no Path of Exile?

Esperem o inesperado :D
Lead Developer. Follow us on: Twitter | YouTube | Facebook | Contact Support if you need help!
Último bump em 28 de mar de 2016 23:41:41

Reportar Post do Fórum

Reportar Conta:

Tipo de Reporte

Informação Adicional