Entrevistando o Desenvolvedor - Hrishikesh - Game Designer

Hoje estamos continuando com a nossa série de entrevistas com desenvolvedores que preenchem diversos cargos na companhia. Essa semana nós sentamos com Hrishikesh, o mais novo membro da equipe de design, e discutimos sua jornada que começou com a criação do Manto do Desafio como um membro da comunidade, até a criação de conteúdos como um membro da Grinding Gear Games.

Olá, Hrishikesh! Obrigado por participar desta entrevista! Você poderia se introduzir e contar para nós um pouco da sua história com jogos?


Olá. Meu nome é Hrishikesh Sidhartha, mas todos me chamam de Hrishi. Sou o membro mais novo da equipe de Design na Grinding Gear Games, trabalhando aqui já faz um pouco mais de três meses! Alguns de vocês talvez me conheçam por ser o apoiador que criou o Manto do Desafio e a passiva angular, Mente Sobre Matéria.

Meu interesse por jogos começou desde cedo. Algumas das minhas memórias mais antigas são de mim assistindo meu pai jogando jogos como Prince of Persia e Wolf 3D nos fins de semana. Eventualmente, eu consegui uma cópia de Age of Empires e fiquei viciado no jogo, especialmente no editor de mapas que vinha junto. Eu fiz várias campanhas e mapas personalizados e me diverti muito.

Depois de um tempo eu descobri Diablo 2, e fiquei vidrado. Joguei Diablo 2 por muitos anos e sempre retornei para fazer o máximo de reset de ladders possível. Eu também comecei com MMORPGs, principalmente Ragnarok Online que joguei por muitos anos, pois ele tinha uns elementos de jogabilidade parecidos com Diablo. Afinal, a maior parte do jogo era acabar com milhares de monstros de novo e de novo!

Eu descobri sobre o Path of Exile por puro acaso no closed beta através de um colega de guilda no Ragnarok Online que mencionou o jogo. Nunca pensei que eu manteria meu interesse do jeito que mantive, como se fizesse anos desde que um jogo me interessou desse tanto, mas Path of Exile fez isso e muito mais. Foi isso que me fez apoiador o jogo durante o open beta com um pacote de apoiador Eterno. Como alguns de vocês devem saber, o item único que nasceu desse pacote foi o Manto do Desafio, e consequentemente resultou na passiva angular, Mente Sobre Matéria. Joguei o jogo desde então.

Apesar de eu sempre ter sido interessado em jogos, nunca considerei fazer uma carreira disso, pois, honestamente, nunca pensei que isso era uma opção realística. Entretanto, eu acabei estudando programação na faculdade e peguei algumas aulas relacionadas a jogos, o que me convenceu do contrário, que eu realmente poderia buscar uma carreira na indústria de jogos.

Hoje em dia, eu jogo diferentes jogos, mas os que eu mais jogo são Path of Exile e Magic: The Gathering (mais no Vintage, mas eu jogo em outros formatos ocasionalmente).

Você poderia nos contar sobre o seu cargo atual na Grinding Gear Games e como é um dia normal para você?


Como mencionei antes, sou o membro mais novo na equipe de design da GGG. Tenho me envolvido, principalmente, em criar novos conteúdos, tanto para novas ligas como para futuras expansões, e até um certo ponto, balanceamento. Grande parte do trabalho é bem colaborativo, e é muito divertido escutar as opiniões de diferentes pessoas sobre diversos problemas.

Não creio que tive um dia normal ainda, já que todos os dias têm sido diferentes! A maioria dos dias envolve trabalhar em questões do dia passado, implementando um pouco de conteúdo novo no jogo e testando para ver como ele se sai. Também tento ficar atualizado com os fóruns e subreddit do PoE sempre que tenho tempo.

Como você acabou trabalhando na Grinding Gear Games?


Por volta da metade da minha faculdade, eu entrei em contato com o Chris e expressei meu interesse em trabalhar na GGG. Apesar de ter sido bem cedo e eu ainda ter alguns anos pela frente, eu acho que ajudou eu ter mostrado meu interesse logo cedo.

Eventualmente, quando me graduei, eu contatei o Chris e expressei meu interesse mais uma vez. Infelizmente, naquele momento, eles não estavam contratando. Eu comecei minha empresa de software enquanto ainda buscava meu sonho de trabalhar na indústria de jogos.

Depois de um tempo, as contratações abriram novamente e eu expressei meu interesse mais uma vez. Depois do teste de design e uma entrevista pelo Skype, comecei minhas preparações para me mudar para a Nova Zelândia!

Ter um profundo conhecimento sobre o Path of Exile e já ter trabalhado em diversos projetos relacionados a jogos enquanto estive na faculdade me ajudou muito nesse caso.

Como foi a transição de membro da comunidade para membro da equipe?


Foi uma experiência estranha inicialmente. Não sei nem como descrever, mas a analogia mais próxima que consigo pensar é quando a Alice entrou no buraco do coelho. Foi incrivelmente interessante ver os trabalhos internos do jogo que joguei durante grande parte dos últimos anos!

Também fiquei com medo de que ao trabalhar no jogo, eu acabaria perdendo interesse em jogá-lo. Mas, felizmente, isso não aconteceu. Apesar de você ter acesso ao servidor de testes no trabalho, é uma experiência diferente jogar o próprio jogo em casa. Adicionar conteúdos novos também me fez querer ir para casa para experienciá-los no servidor ao vivo!

Existe algo no design do Path of Exile que tem sido surpreendentemente diferente do que você esperava baseado no que já viu em outros lugares?



A principal surpresa para mim foi a maneira com que os membros da equipe colaboram em diferentes coisas. Sempre assumi que toda colaboração e discussão eram feitas em longas reuniões e que depois as pessoas as guardavam para si.

Na realidade, todo o ambiente do escritório é bem aberto e colaborações acontecem basicamente o tempo inteiro, em vez de em algumas horas marcadas do dia. Isso é provavelmente a principal coisa que me vem à cabeça quando penso em algo que tem sido surpreendentemente diferente do que eu esperava.

Qual sua coisa favorita que você trabalhou no jogo até o momento?


Isso é algo que ainda não foi lançado, mas estive trabalhando em um novo elmo único por um tempo já. Ele era para ter saído com a Prophecy, mas infelizmente foi adiado. Atualmente ele está marcado para o 2.4.0 e introduz uma nova mecânica que ainda não existe em lugar nenhum do jogo. Espero que isso resulte em novas builds!

O que a comunidade pode esperar em termos de coisas que você tem trabalhado atualmente?


Muito do trabalho que eu ando fazendo atualmente é relacionado a nova expansão. Apesar de que eu estava envolvido em bastante do trabalho da Prophecy, comecei a trabalhar na metade do processo de desenvolvimento. Também houve um período que eu estava aprendendo os sistemas e consequentemente não me envolvi tanto no desenvolvimento da Prophecy.

Em relação a próxima expansão, eu estou envolvido desde o início e estou muito animado para saber o quanto vocês gostarão dos novos conteúdos que estão por vir!

Você tem algum conselho para novos game designers?


Tendo passado recentemente pelo processo de entrada na indústria de jogos, com certeza, posso compartilhar minhas experiências, mas existem diferentes caminhos que você pode tomar, e eu não tenho experiência em todos eles.

Pelas minhas experiências, o que as companhias mais se importam é com as coisas que você já fez. É muito menos importante ter um diploma em mãos, mas nenhum projeto de jogo para mostrar. Eu sugiro usar seu tempo com sabedoria enquanto estiver na universidade e fazer o maior número de jogos que conseguir. Claro, se suas aulas permitirem fazê-los como parte delas, melhor ainda!

Já que design de jogos é algo relacionado a criar experiências para pessoas, eu descobri que artes liberais são bem importantes para te dar uma perspectiva. Isso deve diferenciar de pessoa para pessoa, mas eu repetidamente percebi que as lições que aprendi em artes liberais eram as mais importantes de todas.

Jogue muitos jogos. Apesar disso parecer óbvio, é muito importante experienciar uma grande variedade de jogos. Geralmente você vai querer criar baseado em suas experiências, então é muito melhor quando você tem muitas dessas experiências.

Por fim, seja persistente e não desista facilmente. Eu também sugiro estar aberto para se mudar, pois você pode não conseguir encontrar um trabalho onde você mora atualmente.

Quando você começou a jogar Path of Exile? Você tinha uma liga favorita ou builds que você estava jogando?


Comecei a jogar Path of Exile no final do closed beta. Eu era bem casual na época e só comecei mesmo no open beta. Joguei no hardcore desde então, com exceção da Tempest/Warbands, pois foi uma época onde estive muito ocupado na vida real!

Eu adoro conjuradores, especialmente conjuradores tanques não tradicionais. A primeira build que eu gostei foi o infame Totem de Centelho de vários anos atrás. Eu continuei a jogar com ela em várias ligas depois do seu auge, incluindo durante a Talisman.

Uma das minhas builds favoritas era o Estalo Gelado com Banquete de Romira que joguei durante a liga Beyond. Ela utilizava o combo Manto do Desafio/Bateria Anciã/Armadura Ártica, mas eu percebi que eu tinha uma tendência ali! A Beyond também foi uma das minhas ligas favoritas, mas pode ter sido pela build que eu usei.

Minha build mais recente na Prophecy HC foi uma build de Mjölner, com o máximo de bloqueio, Inoculação do Caos e Aegis Aurora, usando a joia Espectro Grandioso de Armadura para compensar a falta de armadura em equipamentos tradicionais de Inoculação do Caos.

Ainda não sei o que vou jogar na próxima liga, mas provavelmente envolverá conjuração em alguma parte!

Algum jogo inspirou sua mentalidade de design ou que você acha que estão indo além das barreiras de desenvolvimento de jogos em uma maneira interessante?


Hoje em dia eu tendo a olhar como diferentes jogos lidam com seus sistemas e eu pego pequenos aspectos que acho interessantes neles. Com o enorme número de jogos que existem hoje comparado com anos atrás, é muito mais fácil escolher aspectos interessantes ou que você gosta em vários jogos.

Dito isso, muitos jogos que inspiram minha mentalidade de design acabam sendo os jogos com quais eu cresci. Diablo 2, Ragnarok Online e Age of Empires já foram mencionados e provavelmente são os mais significantes, junto com os jogos do Pokémon. Outros jogos que merecem ser mencionados, de um ponto de vista pessoal, são DotA, Civilization, Quake, Neverwinter Nights e Dragon Age, apesar de que eu poderia nomear muitos mais!

Você poderia nos dar uma prévia de alguma coisa que você está trabalhando para a próxima expansão 2.4.0.?


Como mencionei algumas vezes, grande parte do meu trabalho atualmente é em conteúdos para a próxima expansão. Estou mais animado para alguns encontros de chefes que estive envolvido com o design. Quero muito vê-los no jogo ao vivo.

Postado por 
em
Grinding Gear Games
Interessante: jogador HC + criou cloack of defiance + gostou da beyond! Acho q daí pode surgir algo bom!!

PoE é exatamente isso, itens + encontros com boss!! nada de trap e lab!
Tudo o que mais desejo é um pouco mais de PoE de raiz e menos de labirinto/trap para o futuro... hype!
Rip count:∞ = HC player way of life.
Última edição por lipejmr em 27 de jul de 2016 22:18:50

Reportar Post do Fórum

Reportar Conta:

Tipo de Reporte

Informação Adicional