O Path of Exile: A Queda de Oriath introduz seis atos novos, o que naturalmente significa que expandimos a nossa trilha sonora significativamente! Nosso compositor, Kamil, escreveu um post explicando sua abordagem para criar essas músicas e o que vocês devem esperar quando A Queda de Oriath lançar!
Em relação à enorme quantidade de trabalho e atenção a detalhes, A Queda de Oriath leva a música e composição do Path of Exile para um outro nível. O quinto ato também é o primeiro ato onde a trilha sonora foi composta como um “pacote” completo, com faixas notavelmente relacionadas entre si. O Ato Cinco é o primeiro ato a ser composto por um único compositor, com o objetivo de oferecer coerência e plenitude durante a jogabilidade do ato inteiro. Com o Path of Exile também temos sorte de podermos sempre melhorar a música. Em vez de ter um prazo para terminar o jogo e depois partirmos para o próximo jogo como a maioria das companhias fazem, podemos continuar expandindo e melhorando conteúdos antigos. A música do Path of Exile é algo que está constantemente evoluindo e expandindo, não apenas com cada expansão maior, mas às vezes em pequenas atualizações também. A pequena, mas popular, nota de patch, “Melhorias contínuas aos efeitos, animações, sons e áreas do mundo” às vezes contém grandes mudanças musicais.
Em relação ao cenário e atmosfera, Oriath oferece um fundo muito diferente comparado aos pesadelos no Ato Quatro. A arquitetura monumental assim como a influência militarista e teocrática da ordem Templária exigem novas ferramentas quando o assunto é música. No meu ponto de vista como compositor, existe duas palavras que descrevem o Ato Cinco muito bem; ordem e caos.
Começando com a ordem, os Templários, eu escolhi o som de uma grande orquestra sinfônica sem instrumentos de sopro. Entretanto, para deixar o clima apropriado, eu adicionei um coral muito grande de apenas homens com muitas vozes barítonas e baixas para estabelecer um som único, e para tornar o som Templário poderoso e sério.
Em alguns arranjos, eu usei vozes femininas seletivamente para evocar sentimentos de sofrimento em resposta às mortes das vítimas na rebelião. A voz feminina também fornece uma qualidade mística em áreas de Oriath que são consideradas sagradas. A revolta Karui trouxe muito massacre, destruição e caos. Para refletir isso musicalmente, os instrumentos são distorcidos, com sintetizadores e efeitos sonoros aprimorando os arranjos orquestrais ou, em certas situações, os substituindo. Isso tudo foi posto sobre uma base de percussão. Eu usei tambores militaristas, grandes surdos e baterias, e os acentuei com vários tipos de sons metálicos, como bigornas.
Quando eu cheguei na Nova Zelândia e comecei a trabalhar no Ato Cinco, me pediram para criar um novo tema para o menu. Se tornou óbvio para mim o quanto importante seria mostrar a marca do presente e do futuro no Path of Exile. Sou um grande fã de melodias cativantes e eu sabia que era preciso algo simples, porém memorável e identificável com o mundo do Path of Exile. A pergunta era se eu deveria criar algo novo ou me basear em algo existente. Para me ajudar com essa decisão, eu pesquisei nos fóruns.
No fim, a música do Ventre da Fera foi usado como base para a nova música principal. Eu fiquei surpreso pela quantidade de variações que poderiam ser feitas com apenas algumas notas dela. Uma das versões encaixa muito bem com o visual completamente novo da tela de login, mas ainda claramente fazia referência à música original do Ventre da Fera.
Seis atos novos significa muito conteúdo novo. Um dos objetivos de criar tantos atos novos é fazer com que tenham a aparência de novos e originais, e a música tem um grande papel nisso. Enquanto o Ato Cinco será lançado com músicas completamente novas, os atos 6-10 precisarão de mais tempo para que obras originais sejam criadas.
O plano a longo termo é desenhar algum tipo de mapa musical, com uma progressão musical natural, por estes atos. Muitas áreas no jogo teriam elementos musicais das áreas seguintes, ou elementos de músicas que o jogador encontrou anteriormente pelo jogo. Acampamentos e chefes geralmente são o ponto de partida para temas e para a “paleta de sons”, o que eventualmente se torna um ponto de referência para o resto da música do ato, mas isso deve ser balanceado para manter a conexão com o novo tema principal.
Um bom exemplo disso pode ser encontrado no Ato Seis, onde eu compus um novo tema para a Vigília de Lioneye (vamos chamá-lo de “Ainda Vivo”). “Ainda Vivo” compartilha algumas notas com a música da Vigília de Lioneye do Ato Um, mas ao mesmo tempo parece muito diferente, já que é um arranjo muito distinto, e está conectado com o tema principal. O fim desta faixa até possui partes do tema principal. O chefe final do Ato Seis também possui alguns elementos do “Ainda Vivo” para ligar o começo do ato com o fim. O resto das músicas do Ato Seis ainda estão em desenvolvimento, mas essas duas faixas irão liderar e influenciar o resto delas. Considerando essa evolução constante, eu precisei escolher um ponto de corte no fim do ato cinco para incluir nos pacotes de apoiador de A Queda de Oriath para que eu pudesse oferecer uma trilha sonora masterizada profissional e coerente que funcionasse bem por inteira. Espero que vocês gostem das novas músicas em A Queda de Oriath! Enquanto isso, aqui está uma prévia de uma das futuras faixas. Kamil Orman-Janowski Compositor |
|
|
Excelente trabalho!
Rip count:∞ = HC player way of life.
|
|

Em relação ao cenário e atmosfera, Oriath oferece um fundo muito diferente comparado aos pesadelos no Ato Quatro. A arquitetura monumental assim como a influência militarista e teocrática da ordem Templária exigem novas ferramentas quando o assunto é música. No meu ponto de vista como compositor, existe duas palavras que descrevem o Ato Cinco muito bem; ordem e caos.
Quando eu cheguei na Nova Zelândia e comecei a trabalhar no Ato Cinco, me pediram para criar um novo tema para o menu. Se tornou óbvio para mim o quanto importante seria mostrar a marca do presente e do futuro no Path of Exile. Sou um grande fã de melodias cativantes e eu sabia que era preciso algo simples, porém memorável e identificável com o mundo do Path of Exile. A pergunta era se eu deveria criar algo novo ou me basear em algo existente. Para me ajudar com essa decisão, eu pesquisei nos fóruns.
Seis atos novos significa muito conteúdo novo. Um dos objetivos de criar tantos atos novos é fazer com que tenham a aparência de novos e originais, e a música tem um grande papel nisso. Enquanto o Ato Cinco será lançado com músicas completamente novas, os atos 6-10 precisarão de mais tempo para que obras originais sejam criadas.