Nos alegramos em anunciar que a entrevista com o streamer da comunidade desta semana será com ninguém menos que o Mathil! Ele vem jogando Path of Exile por muitos anos, possui dois episódios da Build da Semana baseados em seus personagens e influenciou bastante o metagame do Path of Exile por muitas ligas, e cá entre nós, quem consegue ignorar aquele cabelo né?

Olá Mathil, obrigado por participar da entrevista! Por favor se apresente.

Hey Bex, obrigado por organizar essas entrevistas e nos convidar para compartilhar nossas experiências.

Eu sou Kostya (conhecido como Mathil - um nome gerado aleatoriamente para meu mago no World of Warcraft a mais de 10 anos atras), trabalho fazendo streams e sou apaixonado por jogos, corridas em pistas e escalada de pedras.

Eu nasci na Ucrânia, no entanto me mudei bem novo com meus pais e irmão mais velho para a Austrália onde vivi a maior parte da minha vida.

A quanto tempo você faz streams? Como começou?

Em Novembro deste ano serão 4 anos desde que comecei. EU comecei porque eu gostava de pensar que estava sempre jogando algo no maior nível possível, dedicando a maior parte do meu tempo livre para isso e sempre tentando ser competitivo com o que jogava. Fui parte de um clã no Counterstrike 1.5, fiquei no topo dos ranks no Diablo 2, fiz raids de forma competitiva no WoW e ganhei vários títulos de gladiador na arena enquanto jogava com todas as classes, eu sou um dos pioneiros quando se trata jogatinas 'no-life'.

Tudo isso me levou a acreditar que eu tinha algo que potencialmente poderia ser compartilhado com a comunidade gamer quando comecei a ver os outros streamers tendo sucesso ao transmitir seus jogos. Eu adorava assistir streams enquanto conseguia jogar alguns jogos junto aos streamers e já que não tinha uma direção clara na vida naquela época, eu descobri que devia a mim mesmo dar o meu melhor para transformar isso em uma carreira enquanto eu explorava outras opções.

O problema foi que para ser capaz de streamar a maioria dos jogos você precisa ter uma conexão de internet com ao menos 3mb/s de upload e a grande maioria dos provedores Australianos não passavam de 1mb/s, não importa a situação. Uma vez que uma internet melhor começou a surgir no país eu aproveitei a oportunidade e me mudei para um local que possuía essa internet para dar uma chance à esse estilo de vida. Eu já estava mais ou menos estabelecido no YouTube por conta de alguns poucos guias de builds do Path of Exile que fiz e se tornaram um pouco populares, então comecei na Twitch com uma vantagem e só continuei a trabalhar em ambas plataformas e o faço até hoje.

O que as pessoas podem esperar das suas streams? Que tipo de cronograma você segue?

Eu faço streams das 5:30h até meio dia todo dia, esse cronograma me permite transmitir na tarde dos EUA e também permite que alguns Europeus me assistam antes de irem dormir, ele também libera minhas noites para os vários treinos e encontros sociais.

O que você pode esperar ao entrar em minha stream é uma jogatina de Path of Exile bem relaxada com uma variedade de builds sendo jogadas e perguntas sendo respondidas, desde experiências iniciantes até mecânicas mais avançadas. Eu crio uma nova build mais ou menos a cada 5 ou 6 dias e a levo do 1-90 mais ou menos, ponto no qual eu também tento passar pelo endgame atual e testo a build. Cada uma das minhas builds terão um vídeo ou dois que que falam sobre o processo e conclusão dela no YouTube.

Uma quantidade elevada de sarcasmo também está envolvida nas minhas respostas e conversas, uma vez que sarcasmo é o meu primeiro idioma.

Como e quando você conheceu o Path of Exile?

Minha história é similar à de várias pessoas. Eu estava bem empolgado para o lançamento do Diablo 3 após ter sido um jogador de Diablo durante toda a vida e devo dizer que apesar de ter sido bem divertido e me manteve ocupado por uns dois anos, algo faltava para que a repetitividade no jogo existisse, especialmente após algumas atualizações. Eu mantive meus olhos abertos para o próximo vício e após ver o nl_Kripparian testar o Path of Exile por algumas semanas eu tive que testar por mim mesmo.

Qual foi o momento que te prendeu definitivamente ao jogo?

É difícil pensar em somente um momento específico que tenha me prendido. A profundidade e complexidade simplesmente o prende na medida em que você imerge um dia após o outro e vê suas decisões impactando o personagem que está fazendo, o levando à grandeza ou o transformando em uma experiência de aprendizagem.

Talvez a primeira vez na qual eu realmente fui prendido ao jogo ou me senti satisfeito foi quando comecei a juntar vários aspectos de personagens que falharam ou foram normais demais em uma build mais completa. Era bem satisfatório fazer um personagem, aprender o que funcionava e o que não funcionava e o que você poderia tirar dele para a próxima tentativa, o que resultou no meu primeiro verdadeiro sucesso e provavelmente build mais popular, o Buzzsaw Elemental.

Quais são os melhores destaques do seu tempo transmitindo Path of Exile?

Eu queria poder dizer que foi quando consegui matar a Atziri a primeira vez logo quando o chefe foi lançado na liga Ambush, mas eu ainda não podia streamar devido às limitações da internet. Esse provavelmente será o maior destaque do meu tempo jogando PoE.

Fora isso, provavelmente seria enfrentar os top chefes como o Criador e Uber Elder pela primeira vez. Quando você tem uma stream com algumas mil pessoas assistindo, prontas para criticar cada movimento e rir a cada erro, a pressão se torna real e ajuda a deixar o encontro mais empolgante.

Assim como os 30-60 minutos antes da liga começar é também uma hora empolgante, já que várias pessoas vêm ao canal para se juntar ao hype, spammar o chat e algumas músicas de meme e se preparar para a maratona da sessão de jogatina.

Você já foi mostrado na Build da Semana duas vezes! Pode nos contar como essa experiência te impactou?

Foi incrível ser reconhecido pelos desenvolvedores do jogo em si por ser capaz de construir uma build digna de ser compartilhada com a comunidade especialmente por duas vezes. Foi simplesmente apropriado que ambas as builds mostradas tenham sido de Arremesso Espectral já que ela provavelmente é a minha habilidade favorita e eu faço vídeos bem simples no youtube, então ver uma edição muito bem editada e apresentada das minhas builds foi bacana.

Links aqui e aqui caso queira ver o episódio.

Existe alguma ideia de build que você nunca tenha conseguido fazer funcionar? Se sim, o que precisaria para fazer com que ela funcionasse?

Na maioria das vezes uma vez que você obtém um certo nível de conhecimento e builds jogadas nesse jogo, você saberá o que funciona, o que não funciona e o que vale a pena tentar, então fazer com que uma build funcione geralmente é certeiro, o problema é o quão bem ela funcionará ou quão divertido será jogar com ela.

No entanto, eu gastei dois anos no começo brincando com a ideia de fazer uma build de salto impactante com espada de duas mãos usando uma Sacrifício de Oro e já à re-visitei no standard de meses em meses para ver se já houveram mudanças suficientes para fazê-la funcionar. A ideia é que eu gosto da forma como a Bruxa segura uma espada de duas mãos e queria pular de grupo em grupo de monstros, queimando tudo pela frente.

Ela nunca chegou a ter o tipo de dano explosivo que eu queria e corrigir as defesas com a antiga espada de Oro era um pesadelo. Talvez algo como aquilo pudesse funcionar hoje em dia mas faz alguns anos desde a última vez que eu dei uma olhada naquela ideia e a maioria das builds precisam ter algum tipo de viabilidade para o endgame para que eu jogue com elas.

Você é conhecido por ser alguém que influencia fortemente o metagame do Path of Exile com seus experimentos de builds. Essas ideias aparecem facilmente para você, ou requerem muito trabalho?

Eu diria que poucas vieram naturalmente ou de forma fácil, por várias vezes eu utilizo grande parte do meu tempo livre brincando com a árvore passiva, combos de itens e muito pensamento durante outras atividades direcionados aos planos do Path of Exile.

Eu não faço muito disso mais já que na maioria das vezes eu gosto de fazer com que habilidades menos usadas ou menos divertidas funcionem no endgame, algumas vezes com um item em particular na cabeça e levá-la até o endgame e então compartilhá-la com a comunidade.

A ideia de influenciar o metagame ou criar ideias verdadeiramente únicas era o que costumava me levar à diante e foi como as minhas builds mais icônicas apareceram, mas nos dias de hoje eu prefiro mais me divertir com minha stream.

O que é o 'Efeito Mathil'?

Algo que teve um início bem inocente mas cresceu pra ser algo como um câncer.

Inicialmente eu tive algumas builds bem populares e quando eu criava outra que parecia promissora as pessoas as testavam iam precisavam adquirir alguns únicos chave para aquela build. Você então poderia ver o crescimento nos preços de um certo item durante os próximos dias ou semanas e atribuir isso à minha build. Isso não era tão prejudicial à economia e eu até me sentia lisonjeado que pessoas o suficiente queriam jogar com aquela build para fazer o preço dos itens subirem.

Hoje, no entanto, é só o resultado de algumas poucas pessoas prontas para flipar qualquer item que eu utilizar em minha build não importando o sucesso. Enquanto eu especulo a respeito de uma nova ideia ou menciono um item, esses caras começam a comprar todos os itens daquele tipo até um certo custo, antes de eu sequer começar a jogar com a build. Eles então seguram tais itens até que eu tenha feito uma build com ele e os vendem por um preço muito maior, caso minha build tenha tido um sucesso decente. Isso me levou a simplesmente evitar jogar com certos itens por ligas inteiras ou até o fim da liga onde o meu impacto na economia seja insignificante. Especialmente alguns dos itens novos mais divertidos como a Caneta do Poeta, para que as pessoas possam ter acesso à ela por um tempo maior.

Fazer streams é o seu trabalho integral? Se sim, no que você trabalhava antes de fazer streams?

Eu venho fazendo streams em período integral desde que comecei 4 anos atrás. Foi algo em que entrei 100% de cabeça e ou seria minha carreira ou só mais alguma coisa que eu tentei.

Eu entrei em poucos trabalhos durante minha vida e todos eles por um curto período. Trabalhei em uma loja de departamento, preenchi para pessoas em um supermercado e como entregador para uma empresa de impressão. No entanto, bem antes de começar a streamar eu já não estava trabalhando por alguns anos, já que estava estudando Nutrição e Ciência da Comida na universidade. Estava indo muito bem mas eu não tinha um histórico muito científico para começo de conversa, então quando as coisas começaram a ficar bem difíceis eu fiquei bem desinteressado, especialmente devido ao fato de que eu me alistei para a parte de nutrição das coisas e peguei praticamente toda a ciência.

Você tem algum hobby ou interesse fora das streams?

Eu venho treinando e competindo nas corridas de pista por 15 anos e isso ainda toma uma grande parte do meu tempo. Eu treino três vezes por semana com um pequeno grupo e também faço umas duas sessões de treino sozinho enquanto participo de competições durante os meses de verão. Vencer como atleta seria minha primeira opção para o que eu gostaria de fazer com minha vida e mesmo com as corridas tendo me levado por toda Austrália para competições eu ainda não era bom o suficiente para perseguir uma carreira por completo.

A outra grande atividade na minha vida é escalagem de pedras. Eu comecei nisso fazem uns 5 anos e é de longe a forma mais divertida que encontrei de permanecer em forma, ficar mais forte e desafiar a mim mesmo. Eu fui à uma academia de escalagem cinco anos atrás com um amigo e ficamos imediatamente interessados, então começamos a ir três vezes por semana pelos próximos anos. É algo que eu recomendo à todos, já que pode ser uma paixão esperando para ser descoberta.

Se você pudesse dizer algo que todo jogador de Path of Exile deveria ouvir, o que seria?

Jogue para se divertir. Não se preocupe com o que outras pessoas estão fazendo, o que eles possuem, o quão rápido eles limpam o mapa, qual o valor em sua barra de status ou qual habilidades estão usando. Eu vejo pessoas demais perguntando qual a "melhor" habilidade, a "melhor" build de 'clearspeed', o "melhor" item para cada slot. O jogo está versátil e flexível o suficiente à essa altura para ficar se preocupando com a melhor coisa.

Tantas habilidades, combos de itens e builds que agora podem fazer tudo no jogo. É o motivo pelo qual algumas vezes você virá à minha stream e me verá jogando com uma habilidade menos otimizada no meu personagem ou um item que não é tão bom quanto outro, ou uma configuração de aura que dá 32.74 menos dps do que a melhor opção, porque aquelas escolham eram mais divertidas.

Quanta pressão está envolvida em ser um streamer? Como você lida com isso? Como a stream afetou sua vida?

É difícil conseguir muita simpatia das pessoas por ser um streamer porque, no fim das contas, você está sendo pago para jogar. No entanto, se você transformar qualquer coisa em um trabalho, isso vai virar um trabalho. Eu ainda amo o Path of Exile e gosto de jogar bastante, eu ainda jogaria algumas horas por dia caso não estivesse fazendo streams. Contudo, é muito mais um trabalho para mim já que eu mantenho horas restritas, interajo muito com minha comunidade, respondo questões básicas 50 vezes por dia e crio vídeos por rotina. Eu sinto que todas essas coisas são necessárias para que eu transforme streaming em uma carreira de sucesso e não é o único caminho de fazer sucesso nesse ramo, mas eu não necessáriamente sinto que tenho o que é necessário para fazer sucesso daquelas outras formas.

Então para responder sua pergunta, eu ponho uma grande quantidade de pressão em mim mesmo para entregar o que minha comunidade veio a esperar de mim no mesmo horário todos os dias como sua escolha de entretenimento. É uma responsabilidade que eu não levo de forma leve e é por isso que eu tento streamar todos os dias que posso, tirando talvez um dia de folga por mês. Eu sinto que dou conta porque o jogo que escolhi, Path of Exile, acontece de ser atualizado frequentemente, o que deixa as coisas frescas e divertidas e eu acho que minhas corridas e escaladas me ajudam a manter o equilíbrio da minha saúde e vida social.

Streaming me levou mais longe do que eu pensei que chegaria, nessa carreira ou em qualquer outra, de verdade. Eu devo muito à minha comunidade pelo suporte investido em mim desde o dia em que mudei minha vida para a melhor. Ela me deu propósito onde eu sentia que não tinha nenhum.

Existem vários novos streamers tentando entrar na comunidade do Path of Exile. Qual conselho você teria para eles?

Eu sinto que o Path of Exile é o jogo atual mais fácil para quem quer começar a ser notado, já que você pode conseguir uma exposição decente ao postar builds no fórum, fazer vídeos interessantes e divertidos, postar no reddit e conversar nas lives de outras pessoas.

Existe uma hospedagem de streams muito grande acontecendo na nossa seção da Twitch e só sendo um membro ativo no chat de outras streams muitas vezes te dará visibilidade. Um conselho geral que não é relacionado especificamente ao Path of Exile é interagir sempre. A maioria das pessoas vão querer entrar na sua stream para ver alguém que o possa entreter ou explicar seu gameplay de alto nível.

Você possui algum projeto no horizonte que queira compartilhar com a comunidade?

Nada que eu tenha em vista diretamente. Eu fiz alguns vídeos de exercícios no meu youtube antes de começar a streamar anos atrás com a intenção de fazer daquilo uma coisa regular, mas com a stream em tempo integral, corrida e escalada geralmente rouba toda a energia da minha semana então é algo que eu definitivamente ainda quero fazer, eu só não posso fazer nenhuma promessa do que ou quando.

Fora isso, eu possuo um Instagram que será mais ativo uma vez que tenha menos desse inverno miserável acontecendo lá fora, eu também estou fazendo meu melhor para começar a into tweetar, mas como não é algo que eu estou acostumado a fazer, algumas vezes existem espaços de dias entre as mensagens.

Obrigado por me convidar e tudo que vocês tem feito para tornar meu trabalho relevante.

Valeu,
Mathil

____________________________________________________________________________

Obrigado por participar da entrevista! Caso queira seguir o Mathil, veja seu canal na Twitch, YouTube e Twitter!
Postado por 
em
Grinding Gear Games

Reportar Post do Fórum

Reportar Conta:

Tipo de Reporte

Informação Adicional