A entrevista com o streamer dessa semana será com o RaizQT! Ele vem transmitindo Path of Exile desde 2013 e tem sido um membro com bastante influência na comunidade desde então. Na notícia de hoje, Bex e Raiz conversam sobre seu tempo no Path of Exile e discutem um pouco sobre seu passado.

Olá Raiz, obrigado por participar da entrevista! Por favor se apresente.

Oi pessoal,

Meu nome é Łukasz, tenho 27 anos e sou um streamer da Polônia. Meu apelido, "RaizQT", envolveu muito tempo pensando pelo fato de eu ter começado a jogar video games no PC desde os 8 anos de idade. Eu passei por vários apelidos diferentes desde a minha infância e eventualmente comecei a usar XxSoulRazorxX quando tinha 13 anos (sem sacanagem) porque SoulRazor era o nome de uma espada em um jogo customizado de Dragon Ball Z no Warcraft 3 que joguei. Eventualmente, decidi encurtar meu nome para algo "menos drástico" (haha) e acabei chegando em RaZoR porque minha "carreira" no Warcraft 3 estava ficando um pouco mais séria e o E-Sports estava explodindo.

Após largar o Warcraft 3 e passar para o World of Warcraft meu nome já havia sido pêgo. Eu tive que criar algo novo e já que eu gostava de 'tricking' (uma combinação de diferentes artes marciais para se tornar um Power Ranger) e um dos primeiros movimentos que aprendi foi o "Touchdown Raiz", decidi então que Raiz seria meu novo apelido. Após algum tempo eu queria criar um personagem diferente para PvP e já que meu nome já havia sido tomado, na época, eu adicionei QT no final, o que era bem popular entre os personagens de PvP na época. Eventualmente eu virei o RaziQT mais do que só Raiz e aqui estamos nós.

Falando de apelidos, por que as pessoas da comunidade te chamam de 'Rato Polonês'?

Há muito tempo atrás, quando o Path of Exile ainda era um jogo novo, um streamer foi pego trapaceando com um script automático que fechava seu jogo toda vez que seu HP chegasse em um certo valor para impedir a morte do seu personagem. Quando eu descobri sobre isso, fiz um comentário sobre seu comportamento, dizendo que era extremamente anti-ético para o qual ele respondeu me chamando de "Rato Polonês", entre outras coisas, com um sotaque russo bem forte. Toda a situação foi engraçada demais e o apelido funciona até hoje.

Você faz streams a quanto tempo? Como começou?

Eu venho fazendo streams por mais de 5 anos. Inicialmente comecei com World of Warcraft láááá atrás, na época da xFire. (Se você não sabe o que esse nome significa, isso provavelmente é uma coisa boa.) No entanto, eu não gostei muito e parei de fazer streams até testar Diablo 3. Após transmitir Diablo por um curto período de tempo, eu também larguei devido à perda de interesse. No entanto, quando ouvi que o Path of Exile estava começando seu Beta Aberto, troquei imediatamente de jogo e comecei a transmitir novamente um pouco depois.

O que as pessoas podem esperar das suas Streams? Que tipo de cronograma você segue?

Eu faço basicamente tudo na minha stream, disputo pelo nível 100 na HCSSFBTW, guias de início de liga/corrida, nivelamento rápido, mapas do endgame, mortes de chefes no hardcore e avaliações de preços. No entanto, acho que a melhor descrição para mim foi uma dada pelo Chris Wilson em pessoa em episódios da Build da Semana como um criador de builds produtivo. (Sério, eu crio algo novo praticamente a cada três dias).

Meu cronograma é bem aleatório. As vezes faço streams bem longas no início das ligas. A maior que já fiz durou 72 horas. Com o início das ligas eu geralmente faço streams por várias horas com só 3-4 horas de sono entre elas ou as streams normais de 8-12 horas por dia. Isso muda bastante e é extremamente dependente do quão aprofundado na liga estamos às vezes.

Parece bem intenso! Que tipos de estratégias você segue para manter essas longas horas?

Eu fui "abençoado" com problemas para dormir desde muito novo, então sempre preciso encontrar formas de lidar com a falta de sono, isso me ajuda bastante. Minhas estratégias mudaram bastante com a passagem dos anos, indo desde grandes quantidades de bebidas energéticas quando era mais novo, até segurar meu fôlego por curtos períodos de tempo, mas agora eu foco em comer bem e beber bastante água. Eu também misturo algumas pausas para me alongar, sessões curtas de exercícios e acima de tudo, dar à mim mesmo um momento para realmente respirar e alinhar meus pensamentos vem provando ser extremamente produtivo!

Como e quando você ficou sabendo sobre o Path of Exile?

Como mencionei antes, comecei a jogar desde o Beta Aberto. Eu ouvi sobre o Path of Exile uns dois anos antes disso mas não me interessei muito devido à quão no início do seu desenvolvimento o jogo se encontrava e simplesmente me agarrei ao Diablo 2. No entanto, quando vi o Kripparian jogando, percebi o quanto o jogo havia crescido desde os estados iniciais que eu havia visto. Eu sabia que tinha que testar. Eu provavelmente assistia muito o Kripparian naquela época já que havia decidido que minha primeira build seria uma Bruxa usando Bola de fogo e correndo para o IC, enquanto jogava na Hardcore e desviava de TODOS os nódulos de vida. Como você pode imaginar, deu tão certo quanto daria hoje em dia… eu demorei bastante para chegar ao nível 20, ponto no qual finalmente decidi que talvez eu devesse tentar algo diferente para minha build.

Qual foi o momento que te prendeu ao jogo?

Várias coisas foram dadas como spoiler para mim por assistir a stream do Kripp (como a árvore de habilidades e algumas das builds mais legais da época) então é difícil apontar o momento exato, no entanto, uma coisa que realmente me manteve preso com o passar do tempo foi o sistema monetário, corridas e variedade de builds que eu não experienciei em nenhum outro jogo anterior.

Quais são os destaques durante o seu tempo transmitindo Path of Exile?

Sinceramente, qualquer um das minhas finalizações de corridas no topo. A recente finalização no nível 100 e rank #2 na SSF Hardcore Incursion significou bastante para mim. Minha única finalização no rank #1 e nível 100 em uma liga durante a Harbinger foi um momento extremamente emocional para mim por ser algo que eu venho tentando fazer por quase quatro anos antes de realmente conseguir. Contudo, se estamos falando de D E S T A Q U E S, eu não consigo evitar em mencionar o Krame e eu morrendo para o então recentemente introduzido exilado de clamor abissal lá no começo da liga prophecy.

Já fazem alguns anos - você pode finalmente nos dizer se foi o Mors que conseguiu primeiro?

Mors #1 sempre e eternamente.

Streaming é o seu trabalho integral?

Streaming tem sido meu trabalho integral praticamente desde que comecei. De alguma forma tudo se encaixou e eu consegui a parceria com a Twitch bem no início da minha carreira em streams, o que era incrivelmente difícil naquela época quando você precisava de 500+ pessoas assistindo com mais ou menos só 100 streamers no mundo inteiro conseguindo esse número de forma consistente comparado com os requisitos atuais de 75 pessoas assistindo e milhares de streamers tendo mais de 500+ pessoas assistindo ultimamente.

Após ter sido rejeitado para a parceria com a Twitch duas vezes, eu finalmente fui aceito em uma aplicação "desperdiçada" que enviei bem antes de partir para um curto período de férias, pensando que de jeito nenhum eles aceitariam aquilo. Eu abri meu email pela última vez bem antes de desligar meu PC enquanto corria para não perder meu trem. Foi um dos momentos mais surreais da minha vida. Eu nunca havia sido tão feliz e não tinha absolutamente tempo nenhum para celebrar, do contrário eu me atrasaria para pegar meu trem.

A razão pela qual eu digo que foi meu trabalho integral desde o início é porque eu planejei fazer streams em tempo integral e guardei dinheiro para que eu pudesse dedicar um ano para fazer streams o máximo possível e ver como funcionaria. Por sorte, as coisas deram certo.

No que você trabalhava antes de fazer streams?

Minhas experiências de trabalho antes de streamar não são nada particularmente empolgante mas me ajudaram muito a conseguir a confiança necessária para começar a streamar. Eu trabalhei em uns dois postos de gasolina, lojas, e fiz um monte de renovações de casas. Durante todos eles, eu também era Coach no Warcraft 3 em meio período, Heroes of Newerth e Dota 1 e estava sempre procurando por oportunidades para fazer dinheiro online e ser meu próprio patrão.

Eventualmente tentei trabalhar online em período integral mas infelizmente não conseguia me sustentar. Isso foi bem complicado porque por volta dos 20 anos, eu sentia que meus sonhos haviam se partido. Parei de trabalhar integralmente por quase um ano e realmente me foquei em me desenvolver. Durante esse ano eu também viajei pela Polônia com minha namorada da época com um show de Gatos como serventes, o que era uma paixão para ambos na época. Todo fim de semana nós visitávamos uma cidade ou país diferente e tentávamos fazer dar certo com apenas 200 złoty (por volta de 40 euro) que o organizador do show nos pagava por 2-3 dias de trabalho. Viajar e encontrar um lugar para ficar com o pouco dinheiro que possuíamos era desafiador mas ensinou bastante à nós dois. Eventualmente, decidi que era hora de crescer então como forma de motivação eu me alistei para o pior emprego que eu pudesse imaginar na época - atendente de um posto de gasolina 24 horas. 24 horas de trabalho, 24 horas de descanso. Eu tinha que acordar às 3 da manhã para pegar um trem cheio às 4 da manhã que viajaria por quase uma hora para fora da cidade, e então eu tinha que andar por uma hora para chegar no meu turno às 6 da manhã. Após meu turno eu tinha que voltar, funcionar como um ser humano normal pelo resto do dia e então ir dormir e acordar às 3 da manhã para outro turno. Não preciso dizer que após 5 meses vivendo desse jeito eu não precisava de mais motivação para trabalhar em direção aos meus objetivos e aqui estamos.

Quais hobbies e interesses você possui fora streaming?

Meus hobbies são muito dependentes do lugar do mundo no qual me encontro no momento. Quando estou na Polônia, é parques de trampolim e patinação. Quando estou na Áustria, é nadar e hiking no verão e snowboard o máximo possível no inverno. Fora isso, o resto é video games para mim.

Se você pudesse dizer uma coisa que todo jogador de Path of Exile deveria ouvir, o que seria?

Não deixe outras pessoas influenciarem como você se diverte no Path of Exile. O jogo oferece milhões de formas de ser jogado e sempre me deixa bem triste quando vejo pessoas dizendo para os outros que eles não estão jogando o jogo como deveria ser. Se você está se divertindo, então você ESTÁ jogando o jogo da forma certa.

Não importa qual liga, build, conteúdo que você esteja fazendo ou quão rápido você está indo ou quantos itens monetários você tem. Se você estiver se divertindo, você está certo. Lá atrás na Liga Onslaught, tudo que eu fiz por seis meses foi farmar o Santuário Caído e trocar. Eu realmente me dei aquela sensação de famar o 'cow level' da minha infância e eu simplesmente não conseguia me satisfazer. Todos os meus amigos me disseram todas essas outras coisas que eles estavam fazendo e que o que eu estava fazendo era chato. Eventualmente eles se cansaram de fazer as coisas do meta e pararam de jogar mas eu ainda estava jogando e me divertindo, e o faço até hoje.

Que tipo de pressão está envolvida na vida de um streamer integral? Como você lida com isso?

Estar cercado de tantas pessoas diferentes pode definitivamente te custar. Isso provavelmente é o único aspecto com o qual eu venho tendo problemas durante esses anos, sendo uma pessoa que realmente gosta de ficar sozinho. Aprender a tirar um tempo de folga e ir correr/snowboarding/patinar sozinho foi bem útil para mim.

Mesmo após tantos anos eu ainda estou aprendeu a equilibrar minha vida com a quantidade de horas que você deve dedicar à fazer sua comunidade crescer, mas fora isso tem sido realmente o trabalho dos sonhos.

Como a saga do sunderboi te afetou?

Para ser sincero, pode ser bem difícil às vezes. As pessoas constantemente se aproximam de mim nas ruas pedindo autógrafos e infelizmente na maioria das vezes eu tenho que recusar porque ser o único salvador da humanidade é um trabalho bem complicado. Contudo, estou planejando abrir escolas para sunderbois aspirantes em todo o mundo logo logo.

Você tem algum projeto futuro que gostaria de compartilhar com a comunidade?

Todo evento de corrida e liga que você puder me assistir competir pelo nível 100, rank #1 ao vivo no meu canal na Twitch.

Skryah e eu sempre tempos novos e interessantes projetos no nosso nosso YouTube. Fazemos guias de builds, guias de nivelamento, speedruns, destaques do Path of Exile, guias para jogadores avançados e iniciantes e um monte de conteúdo aleatório que você pode encontrar para todas as necessidades do Path of Exile.

De vez em quanto eu posto no Twitter também, eu acho.

RaizQT

________________________________________________________________
Muito obrigado por participar da entrevista! Foi bem divertido. Obrigado por todas as suas contribuições para a comunidade.
Postado por 
em
Grinding Gear Games

Reportar Post do Fórum

Reportar Conta:

Tipo de Reporte

Informação Adicional