Nessa semana vamos entrevistar o Neversink! Ele é bem conhecido por seus guias de builds e mais ainda pelo seu filtro de itens. Hoje, sentamos com ele para saber mais sobre suas aventuras na stream e sua vida como criador de filtros.

Olá NeverSink, obrigado por participar da entrevista! Por favor se apresente.

Olá e obrigado pelo convite. Eu sou Evgeny "NeverSink", tenho 28 anos, meio Alemão, meio Russo. Nasci em Riga, vivi por algum tempo na Ucrânia e então me mudei para a Alemanha com minha família. Tenho mestrado em engenharia e sou desenvolvedor em período integral durante o dia e algumas vezes também a noite. Atualmente vivo em Hamburgo, mas me mudei para Lübeck logo.

A maioria da comunidade te conhece pelos seus filtros de itens. O que fez com que você começasse?

Os filtros do Path of Exile foram introduzidos no beta da 2.0 e a primeira coisa que pensei foi: "Prefiro nem tocar nisso, eu vou gastar tempo demais otimizando". Eu não estava errado. Na época eu estava estudando e tinha bastante tempo livre. Eu também não entrei no beta 2.0, estava muito empolgado e não pude resistir o chamado para escrever um filtro, com o foco na classificação aprofundada no sistema de itens raros. Compartilhei o primeiro protótipo e conceito de dar tiers aos raros, enquanto adicionava um destaque extra para o tamanho. A viabilização da receita de caos/orbe real foi bem recebida pela comunidade e até o ZiggyD deu uma olhada nela em uma strea. Eu já era um pouco conhecido pelo meu guia de Tiro Tornado na época e muitos jogadores que o utilizavam resolveram dar uma olhada no filtro. O resultado foi uma grande quantidade de feedback e sugestões.

Qual é a parte disso que você mais gosta?

Eu gosto de desenvolvimento no geral. No entanto, existe algo bem especial sobre escrever uma ferramenta para uma comunidade ativa e engajada, ao invés de simplesmente fazer contratos comerciais de software. Fazer algo que as pessoas genuinamente gostam e que torna o dia delas melhor é algo que eu dou valor. Junto a isso: eu fiz novos conhecidos e amigos, aprendi algumas novas habilidades de desenvolvimento e me dei conhecimento sobre RP e streaming.

Existe alguma dificuldade em manter um filtro de itens muito popular no Path of Exile que as pessoas podem não esperar?

Balanceamento da restrição: O filtro possui 7 níveis de restrição. Existem muitos estilos de jogo por aí. Isso pode ser uma surpresa, mas muitos jogadores ainda utilizam a receita de cinzel. Jogadores ainda trocam itens com qualidade por amoladores do ferreiro. Eles gostam de uma jogatina mais lenta, não se importam com o meta, troca, ou ranks. Outros passam por 10 mil câmaras sepulcrais com as builds de quantidade meta. E do outro lado, outros jogadores preferem a experiência do Hardcore Autossuficiente ou se focam em farmar o uber ancião ou fazem a receita de caos por dias. Também temos a comunidade do Xbox One que é mais ou menos o mesmo, só que um pouco diferente. Eles possuem a mesma quantidade de filtros mas não podem editá-los. Então, parte do desafio é balancear as 7 restrições para dar a todos um ponto de partida.

Implicações na economia: O filtro possui uma influência inevitável na economia do jogo. Por exemplo: Moedas de Prata já tiveram um tier maior e sons no meu filtro, o que fazia com que todos as pegassem, resultando numa queda de preço por conta da alta disponibilidade. Uma vez que eu mudei a aparência para aparecer menos, a disponibilidade foi reduzida, mas a demanda continuou a mesma, fazendo com que elas ficassem caras demais para seu tier. Tecnicamente, eu teria que colocá-las de volta ao topo, mas então eles cairiam novamente, criando um loop de feedback ruim. Demorou bastante para encontrar um bom meio termo.

A moral da história é: Filtros não somente precisam capturar o preço de um item agora, eles também precisam saber o quão caro ele estará em uma semana, porque os jogadores geralmente não atualizam seus filtros todos os dias e os filtros em si também influenciarão sua situação no mercado, similar às grandes ferramentas como o poe.trade e poe.ninja. Então estou constantemente tentando encontrar um equilíbrio entre "apresentar a situação atual" e "estar um passo à frente".

Para lidar com problemas similares, agora eu consulto vários jogadores experientes e dependo de ferramentas automatizadas para entregar uma qualidade maior, e após por volta de 100 atualizações, acredito ter ficado bem competente no assunto.

Ainda assim, a Moeda de Prata é só um exemplo. Existem milhares de tipos de itens, influência de streamers, diferenças entre ligas, descobertas, mudanças de balanceamento, novas ligas e etc. É uma teia bem grande de complexidade.

Cores são complicadas: Monitores diferentes mostram cores de formas diferentes (gamas multidimensionais), existem percepções diferentes, daltonismo, itens que precisam parecer diferentes o suficiente, mas que compartilham algumas propriedades com as cores dos textos originais do Path of Exile. Algumas cores simplesmente ficam ruim no jogo ou em certos monitores. Eu aprendi a evitar algumas nuanças, simplesmente pelo fato de que elas não são agradáveis ao olho em certos monitores.

Algumas coisas também possuem um efeito subconsciente, mas adicionam muita polidez ao filtro. Por exemplo, a maioria das pessoas provavelmente não estão cientes disso, mas todos os itens no filtro possuem uma cor de borda. Seja ela uma explícita ou uma cor preta. Eles ficam tão bem com a borda que fazem com que o fundo pareça bem mais nítido.

Você precisa ser duro para tratar com certas pessoas: Isso varia de pessoas um pouco confusas (exemplo: "porque não existem bases para chance do Desfavor de Atziri?), até acusações ridículas sobre como o filtro está fazendo com que seu windows dê erro, reduzindo o número máximo de esqueletos (???) ou que ele deletou os mestres, refúgio, e está impedindo que abismos apareçam (liga finalizada). Eu lidei com guildas inteiras tentando me manipular para destacar certos itens para ganhar vantagens econômicas e vários jogadores excepcionalmente rudes. Existe até um outro criador de filtros que gastou os últimos 2 anos me criticando em vídeos no youtube e até mesmo costumava utilizar bots de votos e contas alternativas. Se ele houvesse investido todo aquele tempo em melhorar seu filtro, talvez estivesse decente agora.

Essas coisas me deturparam muito no começo. Tive que aprender que uma vez que algo ou alguém se torna um pouco popular, ele também atrairá pessoas com atitudes extremas. Surpreendentemente, começar a fazer filtros me ensinou a criar uma pele mais grossa.

Existe um outro lado. O Path of Exile possui uma comunidade maravilhosa e única e vários jogadores, streamers, criadores de ferramentas e até mesmo os empregados da GGG já me ajudaram a resolver dilemas técnicos e de balanceamento. Eu recebo muito feedback, algumas vezes dúzias de mensagens diferentes, emails/pms por dia, que por várias vezes incluem ótimas sugestões. Eu já fiz mais de 100 atualizações do filtro e geralmente ainda existem algumas mudanças que são inspiradas por sugestões da comunidade.

Limitações técnicas: Existem tantas coisas que não (por enquanto) se pode fazer com o filtro. Por exemplo, um filtro não pode distinguir entre diferentes itens únicos com a mesma base. Um filtro não consegue dizer se uma joia é cara (como a Queda de Lioneye) ou alguma outra joia veridiana aleatória. Isso faz com que a lida com tais itens sempre seja aventureira, já que você precisa balancear entre notificar o usuário e não desapontá-lo com sons de queda empolgantes. Você também precisa responder essa pergunta centenas de vezes por semana.

Recentemente você criou um website para ajudar os jogadores com seus filtros de itens, pode nos contar um pouco mais sobre isso?

Claro. O website é o http://www.filterblade.xyz/, ele é uma ótima forma de baixar, entender, simular e opcionalmente ajustar seu filtro. Eu não consigo implementar todas as ideias que os jogadores tem e fazer mais versões de filtros é uma política ruim. Ela faz com que as coisas fiquem caóticas e reduz a possibilidade de manutenção. É aí que entra o FilterBlade. O www.FilterBlade.xyz é responsivo à todas as sugestões, reações e estilos de jogo apresentados pela comunidade.

Eu construí esse website com o Tobnac e Haggis e nós tínhamos 4 objetivos principais em mente quando o criamos:
  • Torná-lo intuitivo e seguro: Jogadores não precisam saber sobre as ordens de operação, performance, de como ele lida com exceções, sintaxe etc. Isso é coisa de programador. O website é para os jogadores, não programadores.
  • Customização Aprofundada: Criar uma ferramenta que possibilite aos jogadores implementar suas várias ideias e sugestões.
  • Ensinar e Visualizar: Crie uma forma de ensinar os jogadores o porquê de certos itens serem destacados de uma certa forma.
  • Persistência e Compartilhamento: Jogadores podem guardar e compartilhar suas próprias criações de filtros de forma que versões pessoais de filtros ainda recebam atualizações.
  • Objetivo Bônus: Praticar um pouco de JavaScript e programação funcional. Eu sou um desenvolvedor C++/C#, então era uma boa forma de alargar meus horizontes.

O site foi ao ar por volta de um ano atrás e vem ganhando uma popularidade bacana com vários milhões de filtros baixados e por volta de 200,000 filtros personalizados publicados e compartilhados pela comunidade, alguns dos quais foram baixados milhares de vezes em si (geralmente criados por figuras populares da comunidade como o Ziggy, Zizaran, SlipperyJim e etc).

É um serviço completamente gratuito e não existem logins, então sinta-se livre para testá-lo.

Junto aos filtros de itens, você também faz streams! Por quanto tempo vem fazendo isso? Como começou?

Eu comecei a transmitir por volta de 4 anos atrás. Quando criei meu velho guia de Tiro Tornado vários jogadores ficaram interessados em vê-lo ao vivo, então criei minha conta na Twitch. A stream foi uma curva de aprendizado bem grande para mim. Me senti bem estranho inicialmente, mas com o tempo comecei a ver rostos familiares e fui me acostumando mais e mais. A stream é em Inglês, mas as comunidades alemãs e Russas são frequentemente mais "barulhentas", então por várias vezes eu troco de língua. Isso acontece de forma inconsciente várias vezes.

O que as pessoas podem esperar da sua stream? Qual cronograma você segue?

Eu tenho vários projetos e estou no meio de uma mudança para um local diferente e trocando de emprego, o que naturalmente deixa menos tempo para a stream.

Durante o primeiro mês da liga: Temos streams irregulares - quando tem algo à ser mostrado, durante o primeiro Mês de uma liga ou durante eventos. Pode ser uma atualização do filtro, uma discussão de meta, uma nova build, alguma nova estratégia de "farming" ou algum evento ridículo. Por exemplo, tenho jogado de Avanço Fantasma, tri-maldição, ocultista, crit HOWA nessa liga. É bem exótico e depende muito da corrupção de crítico, mas foi bem divertido mostrar e eu consegui dar cabo de praticamente todo o conteúdo.

As streams regulares são atualizações de filtro antes do início de uma nova liga. Eu estou trabalhando integralmente e atualizações de filtros geralmente me tomam várias noites, algumas vezes uma semana inteira. EU não quero arriscar cometer erros, então faço todas as mudanças principais offline. Então tiro a metade da sexta feira antes da liga começar de folga e faço uma grande stream, onde eu finalizo as mudanças mais suculentas do filtro, tais como mudanças de cor, lista de mudanças de tier, discussões de meta, novos estilos - coisas que a comunidade quer ver e geralmente recapitulo minhas teorias e previsões sobre a nova liga. Isso tem sido mais ou menos uma tradição e vários jogadores vem assistir esse processo de atualização.

Geralmente faço 1-3 builds por liga e todas são geralmente orientadas para farmar chefes do endgame. Eu não gosto de correr o mesmo mapa várias e várias vezes e gosto de otimizar a mesma build por um longo tempo. Geralmente só jogo no softcore no começo da liga (experienciar todo o conteúdo novo, trabalhar integralmente e hardcore - é um cenário para escolher 2 de 3), mas algumas vezes vou para o SSF HC ou jogo em grupo no HC.

Outras coisas que você pode esperar é um sotaque Alemão/Russo especial, um pouco de sarcasmo e humor negro, a tendência de dizer "eu acho" bastante, eu acho, e algumas vezes discussões bem estranhas.

Como e quando você descobriu o Path of Exile?

Minha história é bem comum. Eu fui um grande fã de Diablo 2 - foi um dos jogos da minha infância e eu estava aguardando o Diablo 3 quando meu primo ridículo (ele ainda joga sem um filtro e na verdade encontrou um espelho na liga passada) me persuadiu a dar uma olhada no Path of Exile. Eu fui convidado para o beta fechado e fui surpreendido pela complexidade do jogo, mas quase que instantaneamente preso por ele.

Qual foi o momento que te prendeu ao jogo?

Não foi um único momento, foi um processo gradual. Eu trocava entre o Path of Exile e Diablo 3. Com cada liga, o Path of Exile introduziu milhares de coisas novas, mudanças de balanceamento e recursos. Ele ficou dez passos na frente, enquanto cada novo patch no Diablo 3 se movia apenas alguns passos.

No entanto, eu consigo pensar em dois pontos chave que realmente ficaram comigo.

Uma das minhas primeiras builds foi um sombra de flecha explosiva com foco em 'magic find'. Foi um pouco inspirada em Diablo 2 - no estilo de jogo de 'farmar' o mephisto com MF. Ela conseguia limpar mapas T1 - T3 bem, até que eu encontrei um grupo de monstros com dano refletido e me explodi instantaneamente, mesmo com 3k de HP. Contudo, encontrei um Marohi Erqi e o vendi por 13ex na época. Fiquei bem feliz.

Acho que a expansão que me prendeu foi a Mestres Esquecidos. Tiro Tornado, várias trocas, criação, nivelamento de mestres (isso era uma coisa boa na época, exceto por Catarina, ela também não era legal naquela época), construir refúgios, e por fim derrotar a Uber Atziri. Acho que essa foi a liga que realmente me prendeu.

Quais são os maiores destaques do seu tempo jogando Path of Exile?

Eu Geralmente começo toda liga com um grupo de amigos próximos (total de 3-5 jogadores) e a primeira semana é bem intensa, nós compartilhamos o loot, trabalhamos para progredir juntos e temos trabalhos distribuídos. Após a primeira semana tudo fica mais relaxado e com o tempo nós voltamos aos nossos outros projetos, enquanto lentamente ficamos empolgados para a nova liga.

Essa primeira semana se tornou uma tradição ou uma pequena folga para esperar e vários dos meus momentos mais marcantes aconteceram nela. Por várias vezes temos objetivos um pouco diferentes, mas meu objetivo pessoal na liga é geralmente experienciar os novos encontros do endgame.

Derrotar o Criador por volta de uma semana após o lançamento do Atlas of Worlds foi definitivamente uma delas.

Esse não é bem um momento no jogo, mas o lançamento do FilterBlade após quase um ano de desenvolvimento e a fase de beta fechado foi uma experiência incrível.

Foram várias tentativas, mas a primeira vez que matei o Uber Ancião na liga passada foi muito satisfatória.

Quais hobbies ou interesses você possui fora o Path of Exile?

Como você já teve ter adivinhado, eu gosto de desenvolver e jogar e gastar muito tempo na frente do PC. Meu otro IT-hobbies são:
  • Jogar - geralmente ARPGs, RPGs e jogos Sandbox (Path of Exile, Overwatch, Factorio, Minecraft, Starcraft, Guild Wars 2) e jogos de realidade virtual (SkyrimVR, Gorn)
  • AI e desenvolvimento de Jogos (atualmente estamos trabalhando ativamente em um protótipo de jogo em Unity e esperamos ter um pequeno jogo Indie em um ou dois anos).
  • Gosto bastante de desenho digital, recentemente comecei a desenhar em 3D/VR com o Tiltbrush.
  • Automação do Lar

Fora da minha bolha de TI, gosto de gastar tempo com minha namorada e um grupo próximo de amigos, que geralmente acaba com jogos de mesa nas tardes ou visitas ao bar, vizinhos horrorizados com minhas tentativas de aprender guitarra ou só assistir uma série de TV ou ler um livro.

Se pudesse dizer uma coisa que todo jogador de Path of Exile deveria ouvir, o que seria?

Acho que como um jogador de Path of Exile, é importante colocar seus próprios objetivos pessoais e encontrar seu próprio caminho para chegar lá. Não fique com medo de fazer coisas bobas e loucas. O Path of Exile se resume ao Caminho. Não se compare sem razão à streams integrais e seus cronogramas e builds. No fim a ideia é gastar tempo de qualidade e se divertir. Seu caminho muitas vezes será muito mais interessante se for sem mapa e sem guia. Maravilhas acontecem fora da zona de conforto afinal de contas.

E também: Filtros não podem distinguir a diferença entre únicos com a mesma base...

Existe algum criador de guias ou conteúdo que a comunidade pode não conhecer para o qual você gostaria de chamar a atenção?

Sim. Primeiro de tudo, tenho que mandar um grande salve para o Tobnac e o Haggis50. Esses dois se tornaram amigos próximos e são os outros dois desenvolvedores do projeto http://www.filterblade.xyz/.

Aí temos os outros criadores de ferramentas, especialmente o Rasmus (o cara por trás do poe.ninja), mas também o poe.trade, trade macro, path of building e seus respectivos autores. Suas ferramentas, APIs e atualizações constantes já me economizaram várias e várias horas e você deveria dar uma olhada no trabalho deles, caso ainda não conheça. TheZensei também merece uma menção honrosa por seu apoio.

Gostaria de mandar um salve para todos os meus apoiadores no patreon e inscritos e regulares na twitch e todos os usuários que enviam seu feedback. Criar a minha própria pequena comunidade se tornou uma aventura e tanto para mim e muito do que eu tenho feito foi inspirado por vocês, seu apoio, seu feedback e energia.

Eu também não posso evitar mandar um salve à você, Bex. Acho que já te enviei umas 50 mensagens com perguntas relacionadas ao filtro e você e sua planilha de cheats para mudanças de filtro no começo da liga ajudou muito.

Por fim, gostaria de dizer que a comunidade possui outros grandes criadores de filtros. Aqui estão alguns deles, mas definitivamente não todos os que merecem ser notados. Eles investiram muito trabalho em suas criações e com certeza valem o seu tempo:
  • Filtro do StupidFatHobbit (especializado em criar incríveis filtros para corridas no HC)
  • Filtro do Muldini (especializado em filtragem leve no estilo vanilla, o filtro padrão do Path of Exile é baseado em seu trabalho)
  • Filtro do Greengroove (esquema de cores bem único, ele "codifica" o valor do item com apenas algumas cores).
  • Caso queira explorar esses ou outros filtros eu recomendo dar uma olhada no: filterblast (por dissolator) (sim, filterBLADE e filterBLAST são projetos inteiramente diferentes, desenvolvedores não são bons em dar nomes às coisas).

Você tem algum projeto no horizonte que queira compartilhar com a comunidade?

Temos alguns protótipos de aplicações e alguns novos recursos no filterblade, tais como estilos avançados. Eu postarei mais informações quando for a hora em meu Patreon e/ou Twitter.

Às vezes você também pode encontrar na Twitch se eu tiver algo interessante para mostrar.

Por fim, eu também crio vídeos no youtube em alguns casos sobre recursos de filtros e pequenos guias do Path of Exile e quero dar início à uma série de vídeos sobre o meta e mudanças na economia que estão acontecendo no Path of Exile, da perspectiva de um jogador veterano. Você poderá encontrá-los em meu YouTube.

________________________________________________________________
Muito obrigado por participar da entrevista! Caso você queira seguir o trabalho do NeverSink, você poderá encontrá-lo na Twitch, YouTube e Twitter.

Vamos acabar com as entrevistas com Streamers após o início da próxima liga! Nos informe sobre a pessoa com quem vocês gostariam de ver uma entrevista e por que!
Postado por 
em
Grinding Gear Games

Reportar Post do Fórum

Reportar Conta:

Tipo de Reporte

Informação Adicional