Como parte da nossa série de Entrevistas com Streamers, falamos com o Uberelite sobre suas experiências com o Path of Exile. Ele vem jogando desde 2012 e é um membro veterano da comunidade de corridas.

Olá Uber, obrigado por participar da entrevista! Por favor se apresente.

Obrigado por me convidar! Sou o theuberelite, também conhecido como Uber. Tenho 27 anos e jogo no PC por mais de metade da minha vida. A maioria das pessoas me conhecem por ser alguém que joga muito com builds de lacaios, apesar de eu jogar com outras coisas de vez em quando se ficar interessado!

Quando começou a jogar Path of Exile?

Lá no Beta Fechado… por volta da 0.9.12 ou algo do tipo. Então por volta da época que o Kripp jogou Path of Exile pela primeira vez. Eu ouvi falar sobre o jogo antes disso de um outro amigo mas não cheguei a testá-lo porque foi lançado logo após Diablo 3 e eu estava preso à esperança de que Diablo 3 seria bom.

O que te chamou a atenção no início e continua te prendendo ao jogo?

A customização disponível com as árvores, gemas e builds… as corridas também foram algo interessante na época. Eu me lembro precisamente de ver planilhas para corridas de uma pessoa por nome de NotThat, também conhecido como PandaMajere, e foi algo que, depois de jogar com algumas builds, decidi perseguir.

Quais são as maiores diferenças que você notou entre agora e quando começou a jogar em termos do jogo e da comunidade?

Bem, com certeza o jogo está muito mais rápido. A diferença na comunidade que notei é que tem muito mais gente falando da perspectiva do modo normal, o que é bom -- para bater no elitismo do modo extremo que empragueja os fóruns por muito tempo. Apesar de eu me incomodar quando vejo as pessoas dizendo "Panteões são inúteis!" quando na verdade não são.

Outra coisa, o jogo agora possui ferramentas fora do jogo que o tornaram muito mais fácil a otimização de builds e criar coisas novas -- em particular o Path of Building. Não necessariamente uma coisa ruim também, já que o Path of Building ainda não é uma coisa muito fácil de usar, e voc6e encontra pessoas que tem coisas marcadas que nem estão disponíveis. O Path of Building também tornou o jogo muito mais acessível e sem ele, duvido que descobríssemos builds com tanta velocidade quanto estamos descobrindo.

Qual seu ponto de vista em relação às corridas do Path of Exile daquela época e de agora?

Naquela época as corridas aconteciam em muitos momentos diferentes, e você tinha muita gente aleatória que trabalhava para atingir diferentes objetivos, limpar áreas paralelas completamente por recompensas e etc. Era interessante ver que isso quase dava aos competidores diferentes "categorias" da mesma forma que o 'speedrunning' dá. É meio que triste que isso não está mais por aí.

Se tem uma coisa daqueles dias que eu adoraria que voltasse são as corridas quando você não tinha tempo para praticar, nem podia jogar normalmente de forma nenhuma -- o que tornava a experiência completamente nova de alguma forma. Coisas como Penhasco Infinito, e mais ainda, Descida. Eu realmente sinto falta daquelas corridas, mas dado o quanto o jogo mudou desde a última vez que foram ativas, tenho certeza que seria muito trabalho trazer de volta algo como Descida para sequer funcionar propriamente. Estou tendo flashbacks da época em que Penhasco Infinito não tinha mods e apenas chefes nas zonas...

Com isso sido dito, eu definitivamente gosto das corridas que estão sendo feitas agora, e a recente corrida feita pelo Kammell foi interessante de se conversar com outros competidores. É unânime que os resultados não mostraram nenhuma "melhor builds", o que é um ótimo sinal -- e teve uma variedade muito grande de habilidades nesta corrida, o que a tornou divertida de se participar e assistir.

Quando você começou com as streams? Como entrou nessa?

Eu fazia streams de vez em quando para algumas comunidades de jogos diferentes mas nunca demais. Mesmo antes da twitch ser alguma coisa, nos dias da own3d tv. Até mesmo o Path of Exile, eu transmitia de vez em quando (especialmente durante corridas quando minha internet não estava ruim), mas nunca realmente levei a sério até durante o beta do Path of Exile 2.0. Várias coisas da vida real me fizeram parar de tentar por um tempo -- até a liga Essence há 3 anos atrás, e venho transmitindo desde então. Agora, como entrei nessa, na verdade nem sequer me lembro a não ser de ter feito algumas coisas no YouTube que me levaram a isso.

O que as pessoas podem esperar da sua stream e cronograma?

Recentemente tenho transmitido MUITO gameplay de convocadora, apesar de eu também jogar com outras coisas diferentes quando encontro ou crio uma build que me interesse o suficiente. Recentemente venho testado várias builds experimentais de lacaios, tais como dueto dançarino de campeão, apesar de ser um grande fã de Zumbis no patch atual. Tento iniciar a stream por volta do meio dia EST todo dia, apesar de variar baseado na hora que acordo.

O que você fazia antes de começar a transmitir?

Estava terminando meu diploma em CS, e por um curto período estive trabalhando para ficar pro no gênero FPS (até mesmo antes do Path of Exile). Trabalhei em algumas coisas online aqui e ali também, apesar de nada que realmente tenha durado mais do que um ano.

Existem destaques do seu tempo jogando Path of Exile em sua mente?

Em particular eu realmente gostei das vezes que joguei de Convocar Espíritos Furiosos na primeira corrida Turmoil/Mayhem, mesmo que eu tenha terminado em segundo lugar nas duas. Naquela época o IC era considerado meta, e lá estava eu tendo 9k de vida com Placas Astrais raras. Vale ressaltar que eu sequer havia planejado com o Barão na corrida Mayhem, nem tinha um plano para caso ele caísse. Fiz aquela build na medida em que ganhava níveis, então ficar em segundo numa corria até o 100 realmente foi ótimo. Mesmo que eu tenha começado minha sequência de 6 segundos lugares gerais seguidos.

Outra foi a velha build de Ligação Cauterizadora, TankyTotems, e joguei na liga de 1 semana Domination/Nêmesis. Acho que muita gente não sabe que aquele na verdade também era eu. Me lembro de que na época eu sai do jogo para dormir um pouco, mesmo que eu tivesse jogado solo pela maior parte do tempo (com a exceção de ter carregado o Helmannn um pouco pelo ato 2 e 3 no impiedoso depois de ter-lo passado), eu estava com literalmente o dobro de XP do segundo lugar. Apesar de sequer ter finalizado no top 20 no fim das contas por muitas razões, os resultados foram mostrados na liga Invasion com a maioria das pessoas nivelando de Ligação Cauterizadora.

De certa forma você é conhecido por fazer builds únicas de personagens. Você tem um método que segue ao experimentar uma nova build?

Na maioria das vezes começa com uma ideia, ou uma combinação de ideias para utilizar uma nova mecânica. Eu tenho uma coisa com memorizar mecânicas estranhas que geralmente não são úteis na hora, mas acabam sendo úteis. Geralmente pego uma base para a build, e demoro um pouco antes de conseguir algo realmente bom. E nem todas as minhas builds tem sucesso no fim de tudo, mas é legal testá-las -- experiência é importante porque o que é ruim em uma liga pode ser decente na próxima devido à mudanças, novos itens, e até mesmo na forma que a liga funciona.

Também vale a pena notar que algumas mudanças que afetam uma build de forma negativa podem afetar outras de forma positiva. Meu processo para criar a build com Chamado da Tempestade Vaal foi "cara, é muito ruim que a duração aumente o tempo de recarga na minha Ímpeto Vaal agora… mas peraí… será que o contrário funciona? Será que o encantamento do Chamado da Tempestade funcionaria?" e então me lembrei da existência do Apanhador de Almas por conta das chaves de relicário, Fósseis Manchados de Sangue introduzidos na Delve e imediatamente comecei a trabalhar.

Algumas vezes eu pego ideias dos outros e tento melhorá-las ou criar uma build de forma diferente ao seu redor. Insobyr é uma pessoa que posso dizer que também cria builds ótimas e interessantes, e me inspirou em algumas das mais estranhas, tal como a Convocadora com Flechas Espelhada e Ilusória. Ele também me inspirou a tentar Arma Animada de Caos na liga Essence.

Você tem uma build preferida que tenha criado?

Com certeza Arma Animada. Tenho muitas diferentes, então é difícil escolher uma. A elemental que joguei na Invasion/Beyond foi onde as coisas começaram e eu dobrei tanto como suporte quanto carregador -- já que chefes geralmente demoravam bastante, era estranho ver uma build que os matasse em questão de segundos, e Arma Animada era uma dessas builds. A da liga Beyond também virou Build da Semana, apesar de de eu ter morrido faltando 30% para o nível 100 no Extremo -- o mesmo destino que a que fiz durante a liga Darkshrine levou. (Build da Semana S03E12: https://www.youtube.com/watch?v=ldyLNEQYgqU )

Aquela build, eu poderia falar dela pra sempre -- era bem difícil jogar com ela de forma efetiva, mas estava no top tier para as pessoas que jogavam bem com ela. Isso é meio que refletido pela sua popularidade na liga Breach, onde Unidos em Sonho era forte o suficiente ao ponto de que você pudesse usar totem mágico ou conjurar enquanto canaliza para lidar com a estranheza de conjurar manualmente a habilidade que a retardava.

O que acha da Expansão Legion?

A Legion tem sido bem divertida, mesmo que eu tenha morrido bastante nesta liga. Temos muito mais opções defensivas disponíveis para nós. Mesmo que esta liga tenha matado muito, é bem possível conseguir a defesa que precisa para sobreviver algumas das coisas mais doidas que são jogadas em você nesta liga.

A parte da limpeza das coisas para os monólitos são um bom exemplo de porque a IA agressiva dos lacaios nem sempre são uma boa coisa, já que lacaios agressivos geralmente não permanecem em um monstro raro que você quer liberar. Bem, a menos que você tenha um dano incrível no lacaio citado.

As lutas com vários exércitos são divertidas, mesmo que seja meio triste que o Caçador de Cabeças as domine demais. Mas eu as faço de qualquer forma porque é uma ótima forma de testar seu personagem -- ainda estou trabalhando em um personagem para testar algumas batalhas com 5 exércitos. Gosto de olhar para ela de forma similar à Delve, mas de uma forma muito mais ofensiva. Na Delve, você tende a querer mais defesas para sobreviver ao escalonamento maluco de dano, onde nas lutas com vários exércitos da Legion você tende a querer mais dano para matar os chefes mais rapidamente.

E as joias… elas na verdade são bem interessantes. Eu realmente gostei delas -- elas possuem muitas consequências interessantes e são bem difíceis de criar uma build com elas, e encontrar algumas boas é muito legal. Mesmo reformular sua árvore para encaixar algumas delas e pegar grupos que você normalmente não pegaria é realmente interessante para mim. Gastei algumas horas faz um tempo simplesmente otimizando minha árvore para uma joia que eu tinha porque ela fazia com que eu pegasse um nódulo em um local que eu normalmente não pegava.

O que gostaria de ver em ligas futuras?

Suporte para arma animada em encontros do endgame? :^)

Mas a resposta séria, em termos de mecânicas de ligas, acho que algo que seja menos focado em matar chefes e menos orientado para a velocidade de limpeza seria bom. O desenvolvimento dos chefes nas últimas ligas foi incrível. Kurgal, em particular, é um dos quais ainda permanece na minha mente até hoje como uma das minhas experiências com lutas de chefes preferidas.

Tem algo que você gostaria de ver mais na comunidade de streams?

Uma coisa que eu gostaria de ver um pouco mais é colaborações entre streamers, digamos, min-max uma build. É uma ideia que eu na verdade tive um tempo atrás, já que geralmente acaba sendo o trabalho de mais de uma pessoa. Também é interessante ver o quão diferente as pessoas se aproximam de builds e o que mudariam, e isso é até mais o caso antes do início das ligas, especialmente nesta onde a árvore mudou tão drasticamente que todo mundo teve opiniões diferentes em como fazer os caminhos.

Você tem algum conselho para as pessoas que gostariam de fazer carreira no streaming?

As coisas de media social são boas. Conteúdo no Youtube é legal. Só se certifique de tomar conta de si mesmo e se hidrate. Mas continue fazendo o que gosta!

Quais hobbies ou interesses você tem fora a stream?

Assisto animes de vez em quando, apesar de ter me dado menos tempo para fazer isso recentemente porque geralmente acabo postando memes enquanto estou fora da stream, seja no reddit ou em outro chat de streamers.

Como sua vida mudou desde antes das streams para agora? Qual papel isso tomou na sua vida?

A maior coisa que notei é que tenho muito mais motivação para fazer as coisas, e tenho sido capaz de me dar um cronograma muito melhor -- mesmo que não seja todos os dias, fiquei bem próximo disso. No fim das coisas, gostar do que você faz é uma ótima coisa!

O que é aquilo que você acha que todo jogador de Path of Exile deveria ouvir?

POR FAVOR reporte seus bugs no fórum de relatório de bugs! Se os devs não souberem que um bug existe, como poderão consertar? Dar a eles qualquer detalhe, nome de personagem, quais habilidades está usando, o que acontece por volta do momento da queda, qualquer informação pode ajudar. E também usar o /bug para gerar o layout pode ser muito útil.

E também não use conjurar ao sofrer dano com escudo flamejante se estiver usando escudo flamejante vaal. Não é legal ter um escudo de absorção com 8,000 de dano que dura 10 segundos apenas para ser sobreposto por um de 2,000 de absorção, fazendo você morrer… Não que eu tenha experiência com isso....

Você tem projetos que gostaria de falar sobre?

Atualmente estou trabalhando em reviver meu canal no Youtube com um monte de informações sobre convocadores, parte da razão pela qual estou jogando com tantos convocadores diferentes nesta liga. Sinto que parte do problema com convocadores no momento não é tanto que sinto que eles tenham pouco poder, mas que as pessoas não entendem como funcionam, e não estão cientes dos vários truques que você pode utilizar para quase que abusar da IA de certa forma.
______

Muito obrigado por participar da entrevista! Se quiser saber mais do Uber, dê uma olhada em seu Twitter, YouTube ou Twitch.
Postado por 
em
Grinding Gear Games

Reportar Post do Fórum

Reportar Conta:

Tipo de Reporte

Informação Adicional