Dando continuidade à nossa série de Entrevistas com Streamers, falamos com o Chistor, um streamer popular da comunidade Russa, para falar sobre sua carreira de streamer e histórico jogando Path of Exile.

Olá, obrigado por participar da entrevista! Por favor se apresente.

Olá, meu nome é Stanislav, conhecido como Chistor. Faço streams na twitch.tv. Prazer em te conhecer.

Há quanto tempo você faz streams? Como começou?

Comecei com as streams em 2015. Em 2012, seguindo o lançamento de Diablo 3, um dos meus colegas de time me deu um link para o canal de um cara chamado Kripparrian, ele estava indo em direção à primeira morte do Diablo no modo Extremo. Antes disso eu sequer sabia que era possível transmitir jogos e interagir com viewers ao vivo, aquilo me impressionou.

Eu não tive a chance de tentar fazer streams naquela época já que a internet na minha cidade era bem ruim, então continuei estudando na universidade, fazendo algumas atividades relacionadas aos esportes, jogando alguns jogos aleatórios e poker online quando tinha tempo livre.

Então, dois anos depois minha internet melhorou e fazer streams se tornou possível com uma qualidade até legal, então decidi tentar. Naquela época, queria sair do poker online, mesmo que estivesse indo muito bem, mas aquilo era algo que eu não queria fazer da vida, então tirei todo meu dinheiro da minha conta de poker e construí meu setup pra fazer streams. Eu não tinha planos ou expectativas com isso, a ideia era - se eu jogo videogames, porque não transmitir também?

O que as pessoas podem esperar da sua Stream? Que tipo de cronograma você segue?

Trato meus viewers como um grupo de amigos. Jogamos jogos juntos e nos divertimos, qualquer um é bem vindo a participar.

Você pode me ver online em twitch.tv/chistor_ do meio dia até a noite (CET) todos os dias com alguns poucos dias de folga. No início de cada liga eu tento fazer streams sem parar. Faço streams em Russo mas também falo Inglês, então sintam-se livres para perguntar, sempre tento ajudar os jogadores a entender o jogo.

Em termos de conteúdo, você pode esperar praticamente tudo - explorar o conteúdo da liga nova, fazer builds funcionais e divertidas, endgame, testar novas estratégias, dar uma olhada em lançamentos interessantes de jogos e por aí vai. Qualquer coisa é divertida e gostosa de fazer. Não existe limite em relação ao conteúdo.

Como e quando você descobriu sobre o Path of Exile?

Como pode imaginar - Kripparrian jogou ao vivo. Aquela foi a primeira vez que soube sobre o Path of Exile, eu não tinha muito tempo naquela época, estava assistindo o Kripp mais do que jogando em si.

Qual foi o momento que te prendeu ao jogo?

Voltei ao Diablo 3 para para testar seu novo sistema de temporadas em Fevereiro de 2015, durante a Segunda Temporada e comecei a transmitir. Alguns meses depois alguém me falou sobre esse tal de Path of Exile, que ganharia uma localização oficial em CIS pela Garena. Nessa época eu já havia parado de assistir o Kripparrian há muito tempo, já que ele havia se tornado um streamer de Hearthstone e também não tinha jogado Path of Exile fazia muito tempo, então era basicamente um novo início para mim.

Estava trocando entre as ligas do PoE e as temporadas do Diablo 3. Na medida em que o tempo passava, D3 estava recebendo cada vez menos atualizações, enquanto o Path of Exile começou a melhorar rapidamente. Eventualmente eu soube que o Path of Exile daria certo, então saí do Diablo 3 e tornei o Path of Exile meu principal jogo para transmitir. Agora, quando olho para trás, aquela foi provavelmente a melhor decisão relacionada a jogos que tomei.

O que me prendeu sobre o jogo é que ele não é linear em termos de customização de personagens, conteúdo e filosofia de atualizações.

Os desenvolvedores do Path of Exile pareciam ter uma mente bem aberta, sem medo de testar novas coisas e tomar atitudes arriscadas, o que é bem raro na indústria de jogos hoje em dia. Então pensei, criadores de jogos com essa paixão não ficarão parados vendo seu jogo cair. Apostei neles e não me desapontei.

Junto a isso, vale a pena mencionar que o sistema de mapas e Atlas do Path of Exile é um dos melhores sistemas de endgame que eu já vi em um ARPG até o momento.

Quais os principais destaques do seu tempo jogando Path of Exile?

Gostei mais da Delve. Explorar as mecânicas daquela liga e me aventurar nas profundezas sem fim pela primeira vez criou os melhores momentos para mim. Realmente esperei que essa ideia evoluísse no futuro. Conteúdo aleatório gerado sem fim com dificuldade aumentada é um dos vários aspectos que tornam os ARPG divertidos na minha opinião. Parece um pequeno jogo dentro do jogo, quando é bem feito.

A stream é seu trabalho integral? Se sim, o que fazia antes dela?

Sim, já faço streams em tempo integral por quase 3 anos.

Como mencionei antes, estava estudando e fazendo algumas outras atividades antes disso.

Quais hobbies ou interesses você possui fora a stream?

Gosto de ouvir música, assistir filmes e séries, ler livros, nadar e acampar ao ar livre.

Gosto de aprender sobre ciência, logística e fatos sociológicos. Meu tópico favorito é colonização espacial.

Também gosto de arquitetura e história - Especialmente sobre a República Romana.

Tenho alguns outros pequenos hobbies que costumava gostar mas não tenho muito tempo para eles e pode ser que volte para o basketball, tennis e pintura.

Se pudesse dizer uma coisa que todo jogador de Path of Exile deveria ouvir, o que seria?

Este é um tópico muito importante, em minha opinião. Apontarei várias coisas.

Como um novo jogador, não se deixe abater ao mergulhar em todos os aspectos do jogo de uma vez. Vá de vagar. O mundo do Path of Exile é muito mais selvagem do que você pode imaginar como novato.

Junto a isso, quando assistir um streamer ou youtuber, e seu personagem for melhor e mais rápido do que o seu, se ele 'farma' mais itens monetários do que você ou qualquer outra coisa que possa te chatear, não se preocupe com isso. Jogue seu jogo, trabalhe no seu personagem, se divirta com suas conquistas e se lembre, quando começar a explorar algo novo, essa é a hora mais divertida, não se apresse, aprecie o momento. Eventualmente você conseguirá o conhecimento desejado e nível de habilidade.

E mais uma coisa - não se acostume com o meta, uma certa build ou estratégia por muito tempo - as coisas mudam com frequência no Path of Exile, nada permanece OP para sempre, nem mesmo a Ocultista.

Quanta pressão está envolvida em ser um streamer? Como você gerencia isso? Como as streams afetaram sua vida?

Eu não chamaria de pressão, é mais uma responsabilidade. Quando as pessoas abrem a Twitch, eles querem se divertir e como streamer você deveria estar lá para facilitar isso.

O primeiro ano depois de eu conseguir a parceria estava praticamente transmitindo sem descanso. Queria me esforçar ao máximo e ver o que acontecia. Funcionou bem e melhorou com cada liga, o que na verdade ainda é surpreendente para mim. Hoje em dia tento encontrar um equilíbrio entre a vida e os jogos, o que é difícil quando você é um nerd gamer. Eu me esforço muito no início de cada liga ou lançamento de algum jogo interessante e então crio um cronograma estável para continuar transmitindo os conteúdos que gosto.

Existem vários streamers tentando entrar para a comunidade do Path of Exile. Qual seu conselho para eles?

Como um novo streamer, se quiser levar a sério, você terá que fazer mais do que todos os outros para chegar em algum lugar.

Pense sobre o que pode tornar sua stream especial e trabalhe para tornar este aspecto marcante, domine-o e então comece a pensar no que você pode adicionar para expandir seu espectro de conteúdo.

Junto a isso, sempre seja sincero e honesto com seus viewers.

Todos os dias pense no que pode fazer melhor, mesmo que seja algo pequeno. Não se aprisione no sentimento "tudo é bom o suficiente" se quiser crescer.

Interaja com os viewers, continue se melhorando, tente coisas diferentes e não esqueça de se divertir na stream, do contrário não valerá a pena!

Tem alguém que gostaria de mandar um 'salve'?

Gostaria de agradecer especialmente ao Kripparrian por me introduzir ao Path of Exile e streaming, Stronkdota aka Alexander_GGG com quem venho cooperado desde os dias do Garena, Arthas e Silvername por trazerem vários jogadores para a comunidade CIS PoE, Zizaran e Quin69 por serem ótimas pessoas e streamers, a equipe da Grinding Gear Games por criarem e darem suporte à este jogo incrível para nós. Também gostaria de mencionar alguns criadores de conteúdo russos - Cursedone, Golaya, NoobNation, Pathofexilebota e, obrivamente, Rebyatke - sério, os melhores viewers da Twitch.tv! Um salve para toda a comunidade do Path of Exile, vocês são incríveis!

Você tem projetos que gostaria de compartilhar com a comunidade?

Muita coisa está por vir. Tenho várias ideias e planos para o futuro. Os implementarei quando o momento chegar.

Também estou me mudando para uma nova casa logo, então poderei finalmente ter a melhor qualidade de stream e então começarei a trabalhar em coisas interessantes. Estou bem empolgado com o futuro e futuras atualizações do Path of Exile. Obrigado pelo convite e muito boa sorte a todos que leram isso!
______

Muito obrigado por participar da entrevista! Se quiser saber mais sobre o Chistor, dê uma olhada em seu canal na Twitch e YouTube.
Postado por 
em
Grinding Gear Games

Reportar Post do Fórum

Reportar Conta:

Tipo de Reporte

Informação Adicional