Um dos designers de narrativa, Matt, tirou um tempo para compartilhar seu ponto de vista sobre os desafios que tentamos transpor ao adicionar novas histórias à linha temporal já existente. Aqui estão seus pensamentos.
Eu já havia falado anteriormente sobre nossa Filosofia Temporal ao construir a narrativa do Path of Exile e Path of Exile 2, e gostaria de me aprofundar um pouco mais sobre isso já que está relacionado aos Conquistadores do Atlas e conteúdos futuros. Se você leu o artigo do Nick Kolan sobre a Integração de Histórias de Ligas ao Conteúdo Existente, pode ser que já tenha visto nossa regra do 'Dia Zero'. Em resumo, toda vez que você faz um novo personagem, você está sendo deixado na praia no mesmo momento na história de Wraeclast: o dia zero. A linha temporal histórica antes daquele dia sempre permanecerá a mesma, mas agora você está criando um caminho ramificado através do tempo. O novo exilado que acabou de criar está em uma linha temporal paralela de todos os outros personagens que você já criou ou que qualquer outra pessoa já tenha criado. Esta é a única razão do por quê ligas geralmente não mencionam umas às outras: A liga Breach e a liga Abyss, por exemplo, aconteceram durante as mesmas datas históricas em Wraeclast, mas em linhas temporais separadas. De forma similar, mais tarde no jogo, cada vez que você chegava até a Zana, seu exilado se alia com ela pela primeira vez para encontrar o Criador no Atlas. Isso funcionou bem pelo curso de várias atualizações enquanto estivéssemos atualizando a linha temporal do Criador, ao invés de alterá-la. Quando a expansão Conquistadores do Atlas aconteceu, a Guerra pelo Atlas finalmente terminou. Os eventos envolvendo o Criador, o Ancião e Zana foram narrativamente movidos para a linha temporal do personagem (do seu exilado) e a linha temporal do jogador (você) para a linha temporal histórica (imutável e parte da construção de Wraeclast antes do seu personagem aparecer). Observadores atentos notarão que existe, na verdade, um segundo 'dia zero' para o início do endgame do Atlas agora: não o momento que seu exilado aparece na praia, mas o momento que seu exilado entre no Laboratório Templário e vê o dispositivo de mapas explodir. Algumas discussões sobre esta nova linha histórica falaram sobre ela como uma 'correção'. Onde, anteriormente, o endgame envolvia o Criador e o Ancião, agora ele envolve os Conquistadores, então isso está meio certo. Em minha palestra sobre o Storytelling do Path of Exile na Exilecon eu falei algo como 'é o meu trabalho evitar correções sempre que possível.' De várias formas, eu atuo como um advogado para a experiência do jogador quanto a realidade dos negócios e de design. Como eu mesmo sou um jogador há muito tempo, cresci vinculado à história do Criador e do Ancião e não queria ver ela sumir só porque era hora de uma reformulação mecânica do endgame. Juntos, Nick Kolan e eu movemos o 'dia zero' do endgame para um novo ponto no tempo. Como uma mudança em nossa Filosofia Temporal, isso foi algo que nunca havíamos feito anteriormente, mas ela canonizou uma versão daquela linha histórica na história de Wraeclast para que ela não simplesmente se perdesse para sempre. Ao fazer isso, aprendemos bastante sobre o que importa para o núcleo emocional de um mundo de jogo em andamento. Zana ainda passou por seus problemas, assim como outros exilados, não seu personagem em específico. Os eventos que os jogadores se lembram ainda aconteceram aos personagens com os quais nos importamos. Desta forma, conseguimos preservar parte da história emocional do Path of Exile em si. Como contraste, imagine se não tivéssemos feito isso. Você jogaria pela linha histórica, derrotaria Kitava de vez e então apareceria em Oriath. Seria cumprimentado por Kirac, mas ele só está perseguindo exilados aleatórios que estavam invadindo as cidades de fora do Atlas. Você entraria e iria caçar estas novas ameaças, provavelmente se sentindo como se fossem amplamente aleatórios, já que eles não tiveram uma preparação antes do Epílogo. Zana, o Criador e o Ancião nunca haveriam existido. Você se lembraria de linhas históricas inteiras e linhas temporais que simplesmente nunca aconteceram. O endgame pelo qual você jogou repetidamente enquanto ele crescia pelos últimos sete anos não importaria mais. Isso provavelmente seria decepcionante. Na verdade, você começaria a se distanciar da história, porque leria os Manifestos de Criação e entenderia que essa história simplesmente desapareceria também, em alguns anos quando fosse reformulada novamente... Por sorte, não fizemos isso. Esta adição de um novo dia zero funcionou tão bem que pode simplesmente se tornar um dispositivo repetido em nossas ferramentas de storytelling. Por exemplo, o Path of Exile 2 começa de um novo dia zero, para que possamos finalmente falar de ligas passadas como coisas que realmente aconteceram. Será que os lordes das fendas se tornarão participantes na história principal? Os Emissários finalmente invadirão? O que os monstros Abissais têm em comum com a cultura Maraketh? Alva algum dia ficará rica? O que acontece quando preenchermos a barra do laboratório de Tane? Qual a fonte dos fungos Blight?! O que a estranha voz quer de nós!?! Com quem Aquilo que Fugiu está saindo no momento? Calma, vamos respirar um pouco… todas estas perguntas podem não ser respondidas, mas é divertido considerar a possibilidade delas serem, graças ao novo ponto de início do Path of Exile 2. Como outro grande exemplo de para onde poderemos mover o dia zero: quando um novo endgame é criado, eu tentarei mover seu dia zero novamente, para que os Conquistadores e Sirus se canonizem. Quando estes eventos forem movidos das linhas temporais do personagem e jogador para a histórica, eles novamente terão acontecido com algum exilado que não foi você, mas ao menos os eventos ainda terão acontecido. Atualmente, a última vez que vemos Zana, ela está de coração partido e sozinha após as mortes necessárias de seu pai e cada um dos seus antigos amigos. Não podemos deixar as coisas assim! Me digam nas respostas se vocês acham que este método de preservar a linha temporal funciona para você, qual linha histórica de liga você gostaria de ver continuada no Path of Exile 2 e o que você acha que pode acontecer em seguida... |
|