Se você prestou bastante atenção na cena competitiva do Path of Exile, pode ter ouvido falar do tytykiller, um competidor de destaque da nossa comunidade e um dos quatro finalistas do evento da Grande Final na Exilecon do ano passado. Continuando nossa série de entrevistas com os streamers da comunidade, tiramos um tempo para falar com ele e saber mais sobre sua vida e história.

Ola tytykiller, óbrigado por participar da entrevista! Por favor se apresente.

Olá, me chamo Tyler e tenho 21 anos e moro na TERRA DOS LIVRES. Piadas de lado, tenho a sorte de ter crescido em um lar modesto no centro-oeste dos Estados Unidos. Cresci jogando videogames com um pouco de vídeo, e agora os jogo para o mundo assistir.

Quando você começou no Path of Exile?

A primeira vez que loguei no Path of Exile foi em 28 de Outubro de 2013 (Alguns dias após o lançamento). Parei de jogar bem rapidamente, já que tive problemas para entender a economia e o jogo era bem confuso. Voltei depois de assistir o guia da build Reave Ranger Southpaw do ZiggyD mas o jogo começou a consumir muito do meu tempo e eu era muito lerdo para nivelar personagens, então deixei o jogo por um tempo.

Fiquei fora até o fim de semana antes da Breach, quando decidi dar outra chance ao PoE. Meu amigo Chris me deixou empolgado com o jogo, falando sobre o quão divertido a liga Essence havia sido para ele. Eu disse que aprenderia o jogo inteiro no fim de semana antes do lançamento da Breach. Ele riu de mim, e disse que eu era um idiota. Ele estava certo. Eu ainda estou aprendendo coisas interessantes sobre o jogo até hoje. Joguei com o BV Assassin do LiftingNerdBro até o end game, e me apaixonei.

O que chamou sua atenção no início que te mantém no jogo até hoje?

Como alguém que jogou Diablo III, eu gosto das atualizações de conteúdo do Path of Exile. A liga Breach começou durante a oitava temporada do Diablo, sem muitas mudanças na jogabilidade desde a primeira temporada. As grandes mudanças em cada liga continuam segurando a mim e milhares de outros jogadores.

Você ficou conhecido na comunidade do Path of Exile por ser um competidor de destaque e speedrunner. Quando você percebeu que isso seria o que você gostaria de fazer no jogo?

A Breach foi a primeira vez que joguei no início de uma liga, e eu estava bem confiante em minha habilidade para nivelar personagens. Isso foi até antes de eu abrir minha lista de amigos e ver que meu amigo Chris havia me passado completamente. Antes da campanha de 10 atos, todo jogador tinha que passar pelos 4 atos no Normal, Cruel e então Impiedoso. Meu amigo tinha me passado, completando o Ato II do Cruel enquanto eu estava no Ato II do Normal. Eu me comprometi a nivelar mais rápido, mas odiava, então não melhorei muito.

Uma vez que o beta do Fall of Oriath (3.0) saiu, eu não queria passar pela campanha. Ao invés disso, decidi aprender de forma vicariamente através de um vod do DeadandDoom. Comecei a anotar como nivelar jogando de Ruptura com um Matador. Foi tão legal que eu quis fazer uma vez sozinho. Eu estava obcecado, cada transmutação, cada alteração significava algo. Foi tão legal pegar um Machado Revestido já no nível 11 com uma criação pronta. Foi então que eu descobri que as corridas eram o que eu queria fazer no jogo.

No ano passado você participou da Grande Final na corrida da ExileCon. Pode nos contar sobre sua experiência?

Ainda me lembro de andar com os outros três competidores para o camarim com confiança, conversando com eles, enquanto eles estavam bem quietos. Me senti bem indo para a corrida, já que havia tido duas corridas bem boas naquela manhã em um dos cafés locais. Assim que me sentei, no entanto, comecei a me sentir lerdo. Tudo parecia tão aterrorizante naquele momento. Me perguntei "será que pratiquei o suficiente pra isso? Gastei muito mais de cem horas, mas... será suficiente?"

Depois de algumas dificuldades técnicas, nós começamos, e eu conseguia ouvir que Waggle havia morrido no Hillock. Pensei que ele estava fora completamente, mentalmente destruído, e com medo de jogar. Tendo assistido a corrida algumas vezes, posso dizer com confiança que não foi assim que Waggle jogou. Ele se recuperou extremamente bem e ficou claro.

Fui o primeiro a matar o Brutus, mas não tinha certeza do porque de eu me sentir tão lento. Foi por conta de uma única leitura da prisão superior, mas aquilo não foi suficiente para me jogar para a frente da competição. Eu não consegui forjar minha varinha, algo que havia conseguido fazer na maioria das minhas tentativas no nível 8. Isso foi antes do buff da campanha na Metamorph, então as forjas de varinhas eram desnecessárias mas ainda era muito bom usá-las. Eu estava mais lento do que todos dali pra frente, então só pensei em uma coisa: passar na frente. Isso acabaria me levando à minha derrota, já que pulei vários grupos de monstros que não deveria ter pulado, e alguns cofres que deveriam ter sido abertos. Isso inevitavelmente me levou a ficar abaixo do nível quando cheguei na Fiandeira, então me convenci de que só precisava recuperar XP e então estaria tudo bem. Até que uma Tabula caiu.

Primeiro fiquei em dúvida de como usá-la, com uma configuração de alvo único com 6 conexões, ou uma para limpar monstros, ou com 5 conexões ou ambos. Fiquei com a opção com 5 conexões das duas, mas isso fez com que meu custo de mana estava muito maior do que eu estava acostumado, e eu também não estava no nível 18, então foi difícil conseguir itens monetários para tudo. Eu tinha essa sensação de estar afundando, algo como "Vou perder uma corrida onde consegui uma Tabula Rasa? Vou ser lembrado por perder com uma Tabula Rasa." Por fim isso aconteceu, e eu fiquei extremamente desapontado comigo mesmo. Voltei para o quarto do hotel, dormi um pouco e assisti o VOD da corrida. Pra ser sincero achei que o Tabulast (Tabulúltimo) foi uma ótima forma de descrever o que aconteceu, então aceitei.

Todos foram bem legais sobre a corrida, no entanto, com a GGG e os membros da comunidade me apoiando. Esta com certeza é uma das melhores comunidades para se fazer parte, e é por causa desta corrida que eu não quero me decepcionar na performance da próxima ExileCon.

Você participa ativamente dos eventos de corrida da comunidade. O que você mais gostaria de ver nas Corridas da comunidade do Path of Exile no futuro?

Eu gostaria de ver eventos de corrida feitos pela GGG, mas fora isso eu gostaria de ver mais ferramentas para as corridas. Algo que eu mais gostaria de ver seria uma opção para reduzir o custo para corridas curtas. Atualmente as corridas tem que ser limitadas aos "Competidores Qualificados" porque elas custariam centenas de dólares se fosse para convidar todos para uma corrida que poderia durar apenas quatro horas. Isso limita a quantidade de pessoas que podem participar, e impede que a cena de corridas cresça.

Outra ferramenta que parece possível de ser implementada poderia ser um rank de mortes de chefes. Atualmente as corridas só podem ser feitas com o objetivo de XP (Atinja o nível __) ou por tempo (Atinja o máximo de XP possível dentro de ___ tempo). A única forma com a qual mortes de chefes podem ser feitas é com um streamer participando. Mesmo assim, é um problema a ser resolvido na maioria das vezes, e ver se alguém está atrasado alguns segundos em seu timer se os competidores estão a segundos uns dos outros. Apesar de existirem corridas para o Kitava do Ato V, só pode haver um vencedor, já que apenas uma pessoa pode entrar na Vigília de Lioneye primeiro. O anúncio para as mortes de chefes existe no jogo, já que foi usado antes em eventos criados pela GGG, mas atualmente não podemos utilizá-lo.

Existem vários outros recursos, tais como Modos Alternativos (Precipício sem Fim, Queda dos Campeões, Etc…) que eu poderia pedir, mas estes já seriam forçar um pouco. Eu só acho que são legais, e seria divertido vê-los novamente.

Quais são suas melhores dicas para os iniciantes em corridas no PoE?

Minha maior dica para um iniciante nas corridas no PoE é se focar nos grandes poupadores de tempo, e não naqueles extremamente pequenos. Por exemplo, você deve ter uma lista do que pegar na cidade, do custo das coisas, e quando você pode comprá-las. Isso fará com que você busque por coisas enquanto estiver no mundo para que sua próxima viagem à cidade possa ser melhor planejada, reduzindo assim seu tempo na cidade. Você não deveria, por exemplo, estudar layouts. Aprender como ler a prisão superior no Ato I é legal, mas pode demorar mais de uma hora para estudar um layout complicado como aquele. A leitura de layouts também, na maioria das vezes, desapareceu no PoE 2.0, sendo substituída pelo que eu creio que serão indicadores de layouts. Um dos maiores indicadores de layouts da campanha atual é que na Floresta Ocidental no Ato II, o Covil da Fiandeira sempre será no lado oposto do marcador na estrada, e o Acampamento de Alira sempre estará no mesmo lado da estrada do marcador.

Minha segunda dica é simplesmente assistir alguém competir no formato que você está tentando melhorar. O que quero dizer é que um recorde mundial do ato 5 não é realista para o início de uma liga, já que você não pularia a maioria dos pontos de habilidade no início da liga.

Fora ser um competidor do Path of Exile, você também é um streamer. Há quanto tempo você faz streams? Como começou?

Eu nunca pensei em fazer streams como carreira, fazia por diversão. No ensino médio eu jogava Diablo III Reaper of Souls no início da temporada por mais de 40 horas, e meus amigos queriam ver como eu progredia. Eu só comecei mesmo a fazer streams alguns anos depois, no meu primeiro ano na faculdade. Fui inspirado pelo CuteDoc, então transmiti PoE enquanto zoava e me divertia.

O que as pessoas podem esperar da sua stream? Qual cronograma você segue

As pessoas podem me encontrar nivelado pelos atos, com um foco maior nos comentários nos atos iniciais. Isso é porque eu acredito que a maior parte do trabalho duro no nivelamento vem ao configurar o personagem corretamente nos atos 1-3. Depois disso, eu tendo a fazer muitas outras piadas, e falo sobre as histórias da faculdade e vida de trabalhador. Eu não sigo um cronograma no momento, mas planejo em eventualmente planejar um plano para ter um cronograma em algum momento no futuro.

O que você fazia antes das streams?

Hoje sou uma pessoa muito diferente da pessoa que era há anos atrás, mas eu era um estudante naquela época, e continuo sendo. Estou finalizando meu quarto e último ano na Universidade Americana, e estou ansioso para começar a fazer streams em tempo integral após pegar meu diploma em Contabilidade. Atualmente trabalho como Contador Estudante em minha Universidade.

Existe algum destaque do seu tempo Jogando PoE que você gostaria de mencionar?

A coisa toda começou já faz um tempo, onde o competidor ImExile e eu começamos a competir na categoria Recorde Mundial do Kitava do Ato 5. Eu bateria seu tempo por alguns segundos, ele bateria o meu da mesma forma. Continuamos fazendo isso várias vezes, pensando "eu consigo passar esse tempo - mas uma tentativa de 1 hora e 11 minutos ainda é bem boa". "Dá pra fazer melhor desta vez com certeza - mas uma tentativa de 1 hora e 10 minutos é insanamente boa." Estes pensamentos são bem comuns em speedrunners, e como tal, eu quase nunca estou satisfeito com meus tempos.

Recentemente enviei uma tentativa de 1 hora, 5 minutos e 45 segundos do Kitava do ato 5 para o speedrun.com. Apesar de não ser perfeita, comecei a quicar na minha cadeira quando terminei.

Existe algum streamer que gostaria de mencionar aqui?

Existem tantos, vários streamers menores que eu gosto de conversar. Gosto de streamers que hospedam ligas privadas porque isso me dá algo para competir. This Is Badger faz uma liga privada a cada 3 meses onde você é escolhido para duas equipes - e você acumula pontos por fazer coisas como nivelar e escavar na delve.

Quais hobbies ou interesses você possui fora speedrunning e streaming?

Speedrunning e streaming são basicamente o todo dos meus hobbies e interesses. Eu gosto de jogar videogames, se isso contar.

Quando não estou jogando videogames, geralmente estou passando o tempo em alguns canais da Twitch, digitando igual um troll da internet.

O que você acha que todo jogador de Path of Exile deveria saber?

A GGG é de longe a melhor empresa de videogames por aí, mas a base de jogadores sempre tem uma fome sem fim por mais recursos, mais coisas. Nem todo mundo na GGG trabalha no ramo do qual as pessoas reclamam. Essa empresa é cheia de pessoas incríveis, então se certifiquem de tratá-las como pessoas.

Você tem algum projeto futuro que gostaria de mencionar?

Apesar de ser muito bom em corridas curtas, eu gostaria de ficar bom em formatos longos (tais como as corridas pro Precursor 8, ou Gauntlets). Eu vou praticar para estes formatos mais longos em breve, e pode ser que eu faça corridas pequenas mais adiante.


Muito obrigado pela entrevista! Se quiser seguir o tytykiller, você pode ir até seu canal na Twitch, YouTube e Twitter.
Postado por 
em
Grinding Gear Games

Reportar Post do Fórum

Reportar Conta:

Tipo de Reporte

Informação Adicional