Dando continuidade à nossa série de entrevistas com os streamers da nossa comunidade publicando uma entrevista com KittenCatNoodle que não é conhecida só por ser uma streamer mas também uma criadora de vídeos da história do Path of Exile.

Olá KittenCatNoodle, obrigado por participar da entrevista! Por favor se apresente.

Olá! Obrigado pela oportunidade! Sou a KittenCatNoodle, mas também atendo por Noodle. O nome é um trocadilho com “whole kit and kaboodle,” o KittenCatNoodle. Cresci jogando jogos da Nintendo, grande parte disso foi Zelda, particularmente a Máscara de Majora. Sou uma grande fã de grandes histórias em jogos, como o Wither, Divinity e, obviamente, Path of Exile. Cresci no Estado de Washington, e agora estou em Oregon, vivendo o sonho de ser uma louca dos gados nerd que joga videogames o dia todo.

Você já faz streams há quanto tempo? Como começou?

Já faço streams há 4 anos! O que é bem louco, na verdade. Comecei porque tinha uma amiga IRL que queria fazer streams. Eu nem sabia o que era, mas um dia fui visitá-la um dia e jogar games, e ela perguntou se eu me importaria dela transmitir. Foi bem divertido, adorei a interação e alguns meses depois decidi que queria tentar! Comecei com jogos retro e algumas criações. Eu gosto muito de dar discursos em público. Sempre quis dar uma palestra Ted. Sou estranha. A stream foi uma combinação empolgante de videogames, o que eu já estava fazendo no meu momento de lazer, e conseguir "me apresentar" e conhecer pessoas.

O que as pessoas podem esperar da sua stream? Que tipo de cronograma você segue?

Minha stream geralmente é sobre interação com a comunidade. Eu sempre me alegro em responder as perguntas sobre a história, builds, tudo na real. Gosto de criar builds estranhas e forçar os limites de habilidades meta e itens por todo o conteúdo, mas apesar de fazer isso, meu foco principal é me divertir conversando com as pessoas. Sinto que construímos uma comunidade bem divertida e solidária. Na verdade, dois dos meus melhores amigos que ficavam na minha stream, AphelionPoE e Arkaynan, agora também estão transmitindo PoE!

Começo minha stream às 17h PST, geralmente de 3 a 5 dias por semana, quase sempre de Segunda à Quarta. Eu trabalho meio expediente além de fazer streams, assim como faço os vídeos, então meu cronograma é meio maluco. Você não vai me ver às Quintas. Essa é a única certeza que posso dar sobre meu cronograma!

Você é bem conhecida na comunidade como sendo uma criadora de vídeos sobre a história do Path of Exile. Onde nasceu seu desejo por criar tal série de vídeos?

Nos primeiros 2 anos de stream eu joguei o jogo como a maioria das pessoas - passei pelo conteúdo. Eu, em alguns momentos, lia pedaços do diálogo e pegava as coisas que pareciam estranhas, então perguntava ao chat, "O que é isso?" e eles sempre gritavam comigo para ler a história e jogar o jogo de forma "completa". Eu fiz isso, e fiquei super interessada em aprender mais. Haviam tantos pedaços malucos de história e nós que eu não havia notado ou me dado conta antes de tirar o tempo para reduzir a velocidade e ler de verdade todo o diálogo e história ambiental.

Tentei assistir vídeos sobre a história e percebi que não haviam muitos, e eles não eram tão aprofundados quanto eu gostaria. Quando eu deixo meu lado nerd tomar conta, caio de cabeça nas coisas. Quero conhecer cada pedaço de informação que puder sobre boas histórias. Sinto que o mundo do PoE é tão vasto, que tentar condensar toda a 'história' em um único vídeo não seria ideal. Então decidi começar minha própria série, por conta do meu interesse, e para preencher este vazio que encontrei.

Quanto tempo você demora para criar um vídeo geralmente, desde o conceito até escrever o script e a edição final?

Isso depende muito do vídeo! No momento tenho muito material para ser utilizado, mas se tiver que gravar algo novo para um vídeo, pode ser que demore mais. Eu diria que geralmente demoro de 10 a 20 horas desde o conceito até escrever o script, e então a edição de vídeo pode demorar de 15 a 40 horas adicionais. Então imagino que mais ou menos de 30 a 80 horas. Se houver diálogo do jogo ou texto que eu esteja referenciando diretamente, é mais fácil de resolver. São as partes com conjecturas ou explicações que eu preciso forçar meu cérebro para encontrar imagens para serem usadas!

Qual foi a parte mais desafiadora na criação destes vídeos?

Bem, os primeiros vídeos foram bem auto-explicativos, passando por todos os atos da história. Depois disso, comecei com as ligas ou pessoas nas quais eu mais me interessava. Mas em algumas vezes quero cobrir alguns tópicos, como a liga Synthesis em particular, que não tenho recursos suficientes ou referências suficientes. Eu diria que a parte mais desafiadora é encontrar tópicos que possa pesquisar o suficiente sobre para sentir como se eu entendesse a informação de forma contundente, mas também para ter referências suficientes para criar um vídeo!

Junto a isso, existem muitos pedaços interconectados na história. Por exemplo, o Ato 3 tem sua própria história, mas também é um enorme repositório de história. Você aprende mais sobre a Rebelião da Pureza e todos os personagens principais, e como isso levou ao cataclismo mais recente. Então começa a pensar sobre a Queda dos Vaal e aquele cataclismo, e as conexões entre Malachai e Doryani. Então você pensa sobre a conexão entre as gemas de virtude, a Besta, e nossa própria jornada pelo jogo. E aí, quem é Grigor? E agora você quer falar sobre os Ezomitas. Criar sequências históricas lineares e decidir o que incluir em um vídeo, quando existem tantas tangentes interessantes pelas quais poderia escapar, pode ser difícil. Eu tenho que editar eu mesma muito disso pra que eu tenha um compilado coeso de história que seja construída logicamente em si mesma sem cair na tentação de explicar cada conexão à outra história. Meus vídeos acabam sendo bem longos!

Quando você conheceu o Path of Exile pela primeira vez?

Quando comecei a fazer streams um amigo meu me fez jogar Diablo 3. Foi divertido; Eu nunca tinha jogado ARPGs antes. Na verdade achei um post no reddit sobre jogos de computador grátis e alguns sugeriam o Path of Exile dizendo que era "igual Diablo 3." Eu pensei, tá, vamos testar! Então testei e fui raidada pelo CuteDog, então tive muita gente me assistindo ter dificuldades no jogo na primeira vez que joguei. Foi hilário. Eu sempre curto entrar em jogos que não conheço, mas o Path of Exile foi um desafio extra nesse sentido. Em minha primeira luta contra Dominus eu não fazia ideia que havia uma segunda fase. O chat era muito bom em não me dar spoilers. Eu estava lá pegando o loot, enquanto o parasita demônio Dominus se ergueu no fundo. Eu fiquei horrorizada! Foi difícil, mas eu gostei. E assim que entendi o quão aberta a criação de builds era, fiquei presa. Isso foi na verdade um mês depois de eu começar com as streams, então em Novembro de 2016.

O que exatamente chamou sua atenção no início e continua te prendendo ao jogo?

Definitivamente a criação de builds. Quase todo jogo, se você escolher uma classe de personagem, você já recebe de forma determinística como avançar. Vamos dizer que você é uma Bruxa. Ok, você pode ser de gelo, fogo ou necrótica. E uma vez que você tenha escolhido isso, aqui vão 5 habilidades que você pode usar. Entender que este era um jogo onde eu poderia fazer a combinação que quisesse foi libertador. Você quer ser uma Bruxa desarmada e sair socando as coisas por aí? Toma. Não há garantias que funcionará, mas você pode tentar fazer com que funcione e é isso que eu quero fazer. Adoro buscar por interações estranhas e anormais entre itens, habilidades e a árvore passiva, e fazer algumas que parecem novas. A atualização constante e balanceamento de habilidades, Ascensões e itens significa que builds com potencial quase infinito podem ser criadas!

Existe algum destaque do seu tempo jogando Path of Exile que você queira mencionar?

Ser mostrada na Build da Semana foi provavelmente um dos momentos mais empolgantes. Especialmente porque Bex acrescentou algumas referências hilárias à Corrida de Drags de RuPaul, e isso realmente me fez sentir como se eu tivesse sido vista e apreciada! Senhora...Vanjie! Eu sei que este é o beijo da morte para a funcionalidade das builds, mas foi um destaque para mim, eu havia criado uma boa build 'Nova' e o senpai me notou. Com certeza acho que várias pessoas viram as notas do patch para a liga Incursion e também fizeram a conexão de que o Arco Elétrico buffado e novos suportes para armadilhas seria insano. Eu também criei uma build que atirava armadilhas que criavam totens que usavam avanço ardente. Por algum motivo ela não apareceu na Build da Semana… mas eu cheguei aos mapas com ela. Definitivamente fui travada nos mapas amarelos.

Então recentemente fui notada no primeiro post “respondendo suas perguntas sobre a história”, isso foi empolgante, porque a história definitivamente tem sido meu foco recentemente! Eu sempre quis encontrar um nicho no PoE. Já que nem sempre crio builds "meta", ser um gamer "nível deus" não era algo que eu queria. Apesar de ter atingido alguns objetivos nestas linhas: consegui um Demi na Turmoil em Novembro de 2017, e consegui chegar ao nível 100, mas realmente queria encontrar algo único com o que eu pudesse contribuir, e que se encaixasse com meu estilo. Acho que os vídeos de lore fizeram isso, e ter o reconhecimento da GGG a respeito do meu trabalho finalmente solidificou o fato de eu ter encontrado meu nicho.

Streaming é seu trabalho integral? Se sim, no que você trabalhava antes disso?

Eu faço streams em tempo integral já há alguns anos, mas é um pouco instável demais pro meu gosto, então tenho um trabalho de meio expediente para tirar um pouco da pressão de mim e das pessoas assistindo de suportar a stream. Antes disso eu trabalhava na Microsoft e então Amazon, basicamente o típico estereótipo de trabalho "pessoa tech em Seattle". Consegui trabalhar com HoloLens na Microsoft, o que foi incrível. Apresentei a HoloLens à desenvolvedores em potencial antes do produto ser lançado, escrevendo assim todos os scripts para as apresentações. Minha apresentação principal foi nossa colaboração com a NASA, tirando fotos do Rover Curiosity e fazendo uma recreação de realidade mista da jornada até Marte no momento. Então trabalhei na corporação Amazon, infelizmente sem o envolvimento de hologramas. Comecei as streams enquanto trabalhava na Amazon. Atualmente faço alguns trabalhos contratada por fora, ajudando a criar websites, software, até mesmo editei um livro recentemente. Geralmente meu trabalho é focado em organização, escrita e apresentação, o que acho que se manifestou nas streams e criação de vídeos de histórias.

Você tem algum conselho para as pessoas que estejam querendo fazer suas próprias carreiras com streams?

A primeira coisa que eu diria é, se você só joga videogames por diversão e relaxamento, você não vai querer streaming como "carreira." Para ter sucesso, você terá que ser consistente, proativo, terá que encontrar algo único e terá que ser positivo. Para mim, essa última parte foi a mais difícil. Eu tenho ansiedade constante, e a pressão de parecer feliz quando eu não estava em um local mental bom era difícil. As pessoas assistindo se preocupavam, porque eu tenho um rosto expressivo, e isso só torna tudo muito difícil. Você está trazendo um produto, de várias formas. Se não estiver se divertindo, é difícil para as pessoas te assistir se divertir.

Outra coisa, a menos que você cresça muito, não será rentável. Em alguns meses eu fazia muito dinheiro, e me empolgava. Em outros eu nem conseguia o suficiente para pagar o aluguel. A variação financeira nas streams, especialmente se você é especializado em jogar videogames, é difícil. É difícil para mim não levar os meses de pouco sucesso pro lado pessoal, tipo, porque eu não estou fazendo dinheiro suficiente? O que mais posso fazer para fazer grana? E eu também odeio pedir dinheiro às pessoas. Senti como se tivesse chegado ao ponto onde estou dependendo das mesmas pessoas para me darem suporte e eu não queria que as pessoas se sentissem pressionadas ou como se "tivessem" que me dar dinheiro. Honestamente, na minha opinião, a twitch não faz o suficiente para suportar os streamers financeiramente. Os subs te dão emotes, isso é um incentivo para o suporte. Mas não existe incentivo suficiente para conseguir os bits, e suportar streamers diretamente com doações é obviamente o melhor para o streamer. Mas o dinheiro das propagandas da twitch, e os incentivos para os inscritos, não são suficientes.

Olha: Se quiser fazer streams, faça por diversão. Se quiser uma carreira, faça isso quando tiver tempo para se focar de forma absoluta em ser consistente, e se certifique de que tem um plano para como se destacará. Você também precisará de network, mas de forma genuína. Fique em outras streams. Entenda o porquê daquela stream fazer com que você queira ficar por lá, ou suportá-lo. Tente separar seu valor pessoal do seu sucesso como streamer se decidir fazer isso em tempo integral. Sempre fico grata pelo suporte que recebo e tenho uma comunidade incrível que está lá por mim, mas a pressão de ser positiva e estar online "o tempo todo" era demais. A maioria dos streamers não conseguem atingir nem o salário mínimo para o número de horas que colocam em seu trabalho. Há muito trabalho por trás das cortinas também. Teste, mas não existe caminho certo pro sucesso, e mesmo que você chegue "lá", vai ser bem turbulento.

Você é uma das participantes do podcast 'Baited Expectations' podcast. Pode nos falar um pouco sobre sua experiência lá?

Sim! Tem sido bem divertido. Foi ideia do piebypie, e queríamos trazer uma nova perspectiva aos podcasts de PoE. Acho que todos trazemos algo único. No início, não tinha certeza se eu deveria participar. Eu não tinha certeza se tinha coisas valiosas para dizer e acrescentar, mas acho que agora que mergulhei na história, posso definitivamente adicionar à discussão de formas que os outros podem não conhecer. Eu já era amiga de todos do podcast antes, eu e pie até mesmo saímos juntas na Twitchcon! Acho que nossa vibe relaxada, química, e especialidades diferentes no jogo fazem com que o podcast seja super interessante e diferente. Fico feliz que decidi participar. Alguns de nossos destaques são definitivamente as várias discussões que tivemos uns com os outros, é incrível. Mas eu ainda fico nervosa antes de cada podcast.

Existem streamers iniciantes para quem você gostaria de chamar a atenção?

Eu já mencionei o AphelionPoE e Arkaynan, mas outros streamers que assisto são Sefearion, Nizmat, Amycat, SuitSizeSmall, Octavian, PerrythePig, e Mairian. E claro, tenho que ressaltar o pessoal do Baited Expectations piebypie, Brittleknee, e Velyna. Eu não penso neles como "iniciantes", mas sim como "comunidades do PoE interessantes com quem passo tempo.”

Quais hobbies ou interesses você tem alguém das streams?

Eu costumava gostar bastante de desenho, então tenho feito algumas pinturas bobas para alguns de meus amigos, o que tem sido bem divertido. Eu também tenho uma campanha de D&D em andamento, provavelmente serão duas logo em breve, então isso é divertido. Eu costumava fazer 'perlers', pequenas miçangas de plástico que você coloca em taboas e passa juntas, e na verdade fiz alguns frascos do PoE deles. Tive que parar porque meu gato, Sunday, é um demônio do plástico e andava por cima deles ou tentava comer as miçangas.

Como sua vida mudou de antes de começar com as streams até o momento? Qual papel as streams tiveram nessa transição?

Eu sempre fui bem introvertida quando se trata de performances. Isso significa que eu adoro uma boa apresentação -- Gosto de apresentações, atuação, canto, esse tipo de coisa. Mas sou drenada em situações sociais, e minha velocidade normal é bem relaxada e de energia baixa. Sou o tipo de pessoa que não tem muito para falar sobre o que está acontecendo em minha vida, mas se você me perguntar sobre o que eu acho a respeito da oitava temporada de Game of Thrones, eu falo por horas sobre todas as formas que a história deveria ter terminado, todos os plots e arcos de personagens que deixaram de existir, o que eles fizeram ao meu querido Bran… Tudo pelo que me apaixono, gosto de falar sobre, e adoro compartilhar conhecimento com as pessoas. Acho que a melhor forma de viver é sempre ser curioso, e nunca parar de aprender.

Para mim, as streams foram o equilíbrio perfeito entre situações sociais controladas e conseguir interagir com pessoas que são tão apaixonadas sobre um assunto quanto eu. Em minha vida normal, gosto de encontrar pessoas que também são nerds e inquisitivas, e isso pode ser difícil de encontrar IRL. Mas as streams são a plataforma perfeita onde você pode dizer, "estou interessado neste assunto em específico, ou jogo" e então encontrar uma comunidade inteira com quem possa conversar sobre. Isso me ajudou a ser confiante em meus próprios interesses, coisas que algumas pessoas podem achar que são nichadas demais ou bobas, como a criação de builds ou história. Eu cresci sentindo como se apreciar videogames não fosse legal, especialmente como garota. Entendi quando comecei com as streams que eu não tinha nem contado pros meus amigos da faculdade que eu gostava de jogos, o que é absurdo, considerando que eu era basicamente viciada em WoW durante a faculdade.

As streams me ajudaram a me tornar mais confiante ao conhecer pessoas novas e falar sobre o que eu gosto. Se eles não gostarem, tudo bem! E isso também me ajudou com minha síndrome do impostor, onde é difícil sentir como se as coisas boas que você cria são sua própria criação. Agora eu posso definitivamente dizer "olha só esse vídeo que eu fiz. Legal né?" Quero dizer, gastei horas decodificando o lançamento da Harvest ou itens Harbinger, e eu adorei fazer isso. Absolutamente AMEI fazer isso. Me senti uma detetive. E agora através da stream existem várias pessoas que podem me ajudar a confirmar isso, hey, sabe aquele negócio de nerd que você gosta? Eu também gosto.

Que coisa você acha que todo jogador de Path of Exile deveria ouvir?

A coisa mais importante para se saber é que Arakaali e Sin tiveram todo tipo de relações interessantes em seu Templo por anos. Ok, talvez tenha outra coisa. Eu acho que a coisa mais importante que as pessoas deveriam entender é que é um jogo. Sim, é um jogo onde você pode ser super competitivo. É um jogo onde você pode estudar para realmente entender as mecânicas se quiser se forçar nos conteúdos mais difíceis ou criar as melhores builds. Mas como VOCÊ gosta de jogar o jogo é completamente válido, porque é sobre se divertir.

Quando comecei com as streams eu tive várias pessoas me dizendo que eu deveria jogar no HC, porque ninguém quer ver pessoas jogando no SC. Apesar de eu respeitar completamente quem joga no HC, isso me deixa chateada. Eu realmente não fico de boa quando um personagem que eu trabalhei muito para criar morre. Especialmente já que eu gosto de fazer minhas próprias builds, quero ser capaz de testá-la contra todo o conteúdo e ver se minha criação terá sucesso. Mais ou menos 75% do tempo, a build pode passar pelo conteúdo básico. 50% delas passam por todo o conteúdo, mas talvez se especializam em limpar os mapas ou nos chefes especificamente, e os outros 25% são absolutamente builds de sucesso. E isso é o que me deixa feliz no PoE: entender essa nova ou estranha build que é capaz de esmagar o conteúdo. Se você não gosta de criar builds, e quer jogar um personagem meta que te passará por tudo no HC, ótimo. Se quiser brigar com o conteúdo do jogo com uma build meme, ótimo. Se gostar do SSF, ótimo. É um jogo. Jogue como quiser.\

Você tem algum projeto futuro que queira falar sobre?

Estou trabalhando em alguns outros vídeos, vou me enfiar em alguns conteúdos antigos como a Breach ou o Conselho Pálido. Estou ajudando outras pessoas com projetos baseados na história também, então fique de olho no seguinte: Mairian está criando um calendário de Eventos do PoE, e DadBodGaming vai fazer um tipo de jogatina perigosa de PoE para a caridade em breve. Fora isso, meu grande projeto é criar uns botões para a Sunday apertar e soltar algumas palavras para que ela possa começar a se comunicar comigo. Você viu a Billi falar? Este é meu projeto mais importante no momento.


Muito obrigado pela entrevista! Se quiser seguir a KittenCatNoodle, você pode ir até seu canal na Twitch, YouTube e Twitter.
Postado por 
em
Grinding Gear Games

Reportar Post do Fórum

Reportar Conta:

Tipo de Reporte

Informação Adicional