This post is written by Nick, our senior Narrative Designer.



Alguns dias antes de cada grande lançamento nós temos o Dia das Notas do Patch. Para os não iniciados, o Dia das Notas do Patch é aproximadamente tão empolgante quanto o Natal e seu aniversário combinados, caso você soubesse que tudo que receberia de presente seria uma lista de informações (mas só se gostasse bastante de informações). As notas do patch são a aglomeração dos últimos meses de trabalho dos vários colaboradores da GGG, destiladas em algumas centenas de frases, mostrando a quantidade de trabalho e amor que entra em cada atualização. Mas mesmo as notas do patch em si precisam ser feitas por alguém.

Esse alguém sou eu, e o trabalho que entra em cada grande patch notes é bem grande. Hoje vou te levar pelo processo desde o início até o fim, para lhe dar uma noção por trás das cortinas do processo envolvido nisso.

Passo 1: Acumulação

Diferente da crença popular, as notas do patch não são geradas automaticamente. Nem é possível ter pessoas que trabalhem em um programa que escreva suas próprias notas de patch. Ao invés disso, todo mundo trabalha normalmente, criando modelos de monstros ou mexendo no balanceamento de habilidades ou cortando a taxa de queda dos orbes exaltados pela metade, e na medida em que 'enviam' seu trabalho para nossos sistema de controle de versão (adicionando-o à grande coleção de arquivos do jogo) eles, idealmente, escrevem uma pequena nota explicando o que fizeram. Cada coisinha que alguém faz enquanto trabalha no Path of Exile é enviada para este repositório de arquivos juntamente com uma nota, e pode ser visto em nosso software de controle de versão. É assim que isso se parece:



Antes de eu começar a escrever as notas do patch, tenho que passar por todos esses envios e pegar os relevantes -- coisas que notavelmente mudarão o conteúdo existente ou adicionará novos recursos sobre os quais os jogadores gostarão de saber. Nós temos quatro repositórios principais, e em uma atualização quaternária típica do PoE existem aproximadamente vinte mil envios entre elas (ao menos). Eu pego as notas de envios relevantes e começo a listá-las em um documento em sua forma bruta. Pode demorar alguns dias só para passar por todos estes envios. Assim que termino, bebo algo forte e tranco os dentes para o próximo passo.

Passo 2: Transliteração

As pessoas que trabalham na GGG são bem espertas e habilidosas e eu gosto muito delas. Porém, elas são absolutamente horríveis em escrever notas de envio. Eu não as culpo -- tipicamente elas não precisam pensar sobre as notas de envio. Muito do trabalho destas pessoas nem chegam às notas do patch simplesmente devido à natureza de no que estão trabalhando (tais como novas microtransações ou incremento de performance, melhorias gráficas ou de áudio). Então 98% das vezes, não é importante que suas notas de envio não façam sentido. Mas é meu trabalho me certificar de que suas bagunças sejam ou não relevantes, ou se tornem só bagunça. É uma bagunça só.

Temos um sistema para rastrear todo o trabalho que precisa ser feito, e os envios geralmente são conectados à este sistema. Então eu olho os envios que puxei, encontro o 'chamado' (o rastreador principal para aquele trabalho) e passo por todos os envios e comentários naquela sequência para entender o que diabos uma nota de envio como "Retoquei o dano" realmente significa.

Frequentemente isso vai ser algo que os jogadores ainda não viram, então ela entra na categoria irrelevante. Algumas vezes é algo importante, como uma habilidade de jogador existente ou luta com chefe, e eu tenho que entender o que mudou e como, e escrever aquilo como nota do patch.

Note que nem todos são terríveis em escrever notas de envio, e os designers do jogo já melhoraram muito desde que comecei a ameaçá-los com um golpe de karatê em seus pescoços devido à falta de detalhamento. Por sorte, eles não percebem que sou extremamente fraco e minhas mãos são macias como marias-mole. Obrigado caras!

Algumas vezes, no entanto, o conteúdo do envio não é claro mesmo com as informações no chamado. Isso acontece particularmente com bugs perniciosos. Para isso, eu tenho que falar com a pessoa que trabalhou naquilo e pedir que ela explique o que estavam corrigindo ou mudando.

Todo esse passo demora bastante, e frequentemente acontece paralelamente aos outros passos abaixo. Eu também me entedio facilmente, então esse é o passo onde escrevo piadas ruins nas notas do patch para me manter entretido. Não funciona.

Passo 3: Detalhes

Mesmo as melhores notas de envio raramente contém os detalhes que os jogadores querem saber. Então em todo patch eu tenho que descobrir quais habilidades, itens, mods ou o que quer que tenha mudado e passo por eles um por um no jogo para entender o início e os novos valores. Este é o passo que eu gosto menos, particularmente porque é bem fácil de deixar algo escapar como a mudança no custo de mana no nível 1 da gema, e também porque as mudanças de balanceamento estão em andamento com frequência, então tudo que anoto pode mudar no dia seguinte.

O fato de que várias coisas são chamadas no jogo de forma diferente do que nos arquivos do jogo não ajuda, e algumas vezes existem coisas em nossos arquivos do jogo que tem o nome de outras coisas no jogo. Por exemplo, se eu tentar criar a gema de maldição Vulnerabilidade, eu recebo a gema de maldição Desespero. Então, com frequência, tenho que resolver um quebra-cabeças antes de destravar a "recompensa" da Informação de Balanceamento.

Passo 4: Tradução e Correções

Quando chegamos a publicar as notas do patch, elas geralmente estão entre 7000 e 14000 palavras, e quase que com certeza cheias de erros, typos e informações desatualizadas. Por sorte temos nossa equipe do QA que normalmente tem que verificar todas estas mudanças, e a equipe de tradutores que tem que ler todas estas notas do patch para a tradução de qualquer forma.

Geralmente algumas pessoas adoráveis do QA terminam de passar pelas notas, buscando por erros e omissões, e deixando notas para que eu corrija. Enquanto isso, nossos maravilhosos tradutores estão cuidadosamente passando por cada nota e transformando-as em algo que seu público possa ler. Você sabia que nossas notas são traduzidas para oito idiomas diferentes? Nossos tradutores também são excepcionalmente bons em verificar nomes, espaçamento, letras maiúsculas e várias outras coisas relacionadas aos nossos inúmeros termos do jogo, e deixam várias notas para que eu possa ver e corrigir.

Passo 5: DIA DAS NOTAS DO PATCH! Publicação e Aflição

Antes que possamos publicar nossas notas, elas precisam ser formatadas. No Dia das Notas do Patch, nossa Gerente de Comunidade Natalia passa algumas horas fazendo isso, porque ela é uma masoquista. O resultado final é bem legal, no entanto, então, obrigado Natalia! Junto a isso, o Desenvolvedor Web Rieko recentemente criou uma ferramenta para ajudar com a formatação, assim como para postar listas gigantescas de informações e mudanças em mods. Obrigado Rieko!

Enquanto isso, a Diretora de Comunidade Bex ("Diretora", tão chique!) passa o dia postando prévias, memes e geralmente tentando manter a comunidade entretida, como um macaco dançando por migalhas em um bazar, exceto que as migalhas são os votos (Bex ainda é um macaco).

Uma vez que a formatação tenha sido feita, tentamos publicar os outros idiomas de forma simultânea e aí sentamos e relaxamos.

Zuera!

Por conta da quantidade absurda de mudanças em cada patch (e definitivamente não por causa de nenhuma quantidade de inaptidão da minha parte), nós geralmente deixamos algumas coisas escaparem, e os jogadores (e outros desenvolvedores!) estão sempre mais do que felizes em nos informar. Então, frequentemente o Dia das Notas do Patch é gasto recebendo mensagens de pessoas que me falam de todas as coisas que não fi, e então é minha vez de falar para a Natalia todas as coisas que ela precisa atualizar.

Passo 6: Esquecer

Escrever as notas do patch, assim como quebrar um osso, ou comer muita comida mexicana, é traumatizante. Não muito tempo depois que uma grande quantidade de notas do patch é publicada, eu esqueço o quão horrível as últimas semanas passando por envios foi, e continuo trabalhando em outras coisas, completamente alheio ao próximo Dia das Notas do Patch que está por vir.

Do início até o fim, as grandes notas do patch para cada expansão demoram mais ou menos 80 horas para serem terminadas, escritas e publicadas, não incluindo as outras pessoas envolvidas. Eu tenho feito isso desde o patch 3.0.0, o que significa que passei metade do meu ano de trabalho só fazendo notas do patch.

Então aí está. Agora você sabe o tanto de trabalho que é colocado nas notas do patch. Agora, você também está amaldiçoado.

Eu sei que uma pergunta ainda permanece sem resposta: EASNOTASSAEMQUANDO?

Dia 12 de Janeiro PST. É quando asnotassaem.
Postado por 
em
Grinding Gear Games
lol ..."aí eu bebo algo forte" típico de João Ubaldo Ribeiro antes de começar a escrever um novo livro.

Reportar Post do Fórum

Reportar Conta:

Tipo de Reporte

Informação Adicional