Você tem medo de ficar ficar para trás em Path of Exile?
Saudações Exilados,
Geralmente eu trago apenas posts de guia e lore, e não levanto discussões por aqui, mas recentemente fiz um post lá na página do facebook e recebi muitas mensagens de feedback e opiniões a respeito do assunto. Então vou compartilhar o post aqui para expandir a conversa um pouco facebook post: https://www.facebook.com/PathBrasil/posts/111974651009768 The Fear of Missing Out Você já teve a sensação de que não está aproveitando o jogo da melhor forma possível? Você assiste a uma live, vê um vídeo e pensa “Poxa, olha só como x pessoa se diverte fazendo y mecânica”, “Se eu não buildar y skill eu não vou conseguir aproveitar o jogo direito”, “Ta todo mundo fazendo x build, eu preciso fazer também”, “nossa todo mundo tá com esse set de mtx, parece tão massa, vou ter que comprar”. Fear of Missing Out (FOMO) ou, em tradução livre, o medo de ficar para trás ou medo de não fazer parte, é o assunto de hoje. Todos esses questionamentos passam pela cabeça de muita gente, e isso se deve a um receio que todo mundo tem de estar ficando para trás, de não estar seguindo a tendência do momento. É estranho falarmos sobre isso em um jogo, mas é um recurso que muitas empresas utilizam, seja para engajar seu conteúdo ou para garantir lucros. Em Path of Exile, temos isso em diferentes áreas. Um exemplo bem básico disso é quando vamos começar o jogo e temos que decidir se vamos jogar na liga ou na standard. Entendo que jogar na standard tem outras implicações, mas no cerne de tudo há o sentimento de estar ficando para trás, ou de não estar acompanhando um certo movimento. Quando estamos tentando decidir uma build, procuramos no fórum e no youtube algo que nos agrade, mas as vezes acabamos fazendo nossa escolha baseado no que está mais popular, “mais pessoas estão usando isso, então deve ser bom, então eu quero usar também”. Outro aspecto, que pode não ser muito relevante pois envolve MTX, é quando sai uma nova Mystery Box, percebemos muitas pessoas abrindo caixinha e ganhando cosias relevantes, como um pet, ou uma asa, ou um efeito de skill. E não queremos ficar de fora desse movimento, então gastamos aqueles últimos 150 pontos e ganhamos apenas decoração de hideout. É importante ressaltar que 1 mês após o final da liga em que a Mystery Box foi lançada, seu conteúdo chega na loja para ser comprado sem a necessidade de tentar a sorte. Então o FOMO nesse caso é apenas temporário, pois é possível adquirir os itens posteriormente. Bem, temos todas essas situações onde podemos ter o FOMO, mas como isso se traduz no nosso aproveitamento do jogo? De fato, temos uma imensa pluralidade de gostos e forma de jogar. Mas é comum percebermos um movimento de foco em determinada mecânica, build, forma de jogar por ser o que está todo mundo fazendo. Não tiro da balança o fato de que determinadas coisas no jogo são mais rentáveis para aqueles que jogam no trade, que muita gente engaja em certo conteúdo por conseguir fazer 50ex/hora. A questão aqui é, você engaja com essas mecânicas, você faz essas builds, você joga dessa forma por ser o que você prefere, ou por ser o que está todo mundo fazendo e você não quer ficar para trás? FOMO é uma patologia, e está associada ao crescente desenvolvimento da tecnologia e a dificuldade que pessoas encontram de se manterem atualizadas. Mas ainda assim é coerente trazermos alguns aspectos dessa situação para uma reflexão. “Mas Luttrix, como podemos contornar isso caso eu perceba que essas inquietações me afetam?” Algumas coisas podem ser feitas sim para que você não caia nessa cilada no Path of Exile. A primeira delas é buscar o que te faz feliz no jogo, afinal PoE é um jogo e você precisa se divertir aqui. Não olhar para a “grama do vizinho”. Você conhece aquela famosa expressão “A grama do vizinho é sempre mais verde”? Pois é, é comum estarmos tendo um ótimo momento no jogo, seja com uma mecânica ou com uma build, e ao olharmos para o coleguinha pensarmos que o que ele está fazendo é melhor. Tentar otimizar seu tempo dentro do jogo, ficar procurando a próxima build do momento, o próximo método de farm que todo mundo vai querer fazer, faz com que você passe mais tempo no hideout do que realmente jogando o jogo. Tente aproveitar o jogo, sem se espelhar no coleguinha ao lado. Se ele faz 50ex/hora e você faz 5, está tudo bem, desde que você esteja aproveitando o joguinho também. Não estou aqui para ditar regras ou querer que você mude seu jeito de jogar, quero apenas levantar discussões saudáveis em relação ao jogo. Então comenta aí, você já se sentiu ficando para trás em path of exile? Ah, e se de alguma forma você percebe que esse movimento se estende para além do jogo, e que outras áreas da sua vida são afetadas por esse FOMO, por favor, procure ajuda. É importante termos zelo por nossa saúde mental. Kissus Luttrix Último bump em 10 de mai de 2021 22:01:30
|
|