O Teaser da 3.15
|
Saudações Exilados,
Como sempre, esse post está lá na nossa página do Facebook também. Então se você não deu seu like, vai lá dar essa moral pra gente e ficar por dentro de tudo que é postado lá www.facebook.com/PathBrasil Siga a gente também em nosso twitter, estamos sempre dando RT, like e comentado conteúdos de PoE www.twitter.com/BrasilPath Hoje quero falar sobre algo que achei deveras estranho. O hate em cima do teaser da 3.15. Já adianto que esse post é patrocinado por "PPP - Panos Pica-Pau" sua empresa numero 1 em passagem de pano. Pra quem ainda não viu, corre no YouTube e da uma olhada são 18 segundos de vídeo separados da seguinte forma: 4 segundos iniciais: Apresentam o que parece ser a nova mecânica da liga. 7 segundos seguintes: Apresentam 4 skills em ação enfrentando alguns packs de mobs; 7 segundo finais: Um closeup em 4 npcs e as informações de Live de anuncio e inicio da liga. Pois bem, e por qual motivo estamos fazendo esse post? Bem há uma quantidade bem vocal de pessoas reclamando do teaser, falando que foi apenas um skill reveal, e isso está refletido na quantidade de likes e dislikes do video no youtube. No tempo da produção desse artigo o anuncio contava com 1,8k de likes de 1,6k de dislikes. Primeiro de tudo quero trazer uma definição para gente ficar na mesma página. "Teaser diz-se de recurso de propaganda utilizado para novos produtos, onde se omite a identificação do produto com o objetivo de provocar a curiosidade do público em torno de seu lançamento iminente." Então quando falamos de teaser estamos nós referindo a uma propaganda que omite a identificação para provocar curiosidade. Então vamos lá, o teaser omitiu a identificação da liga, o teaser provoca curiosidade a respeito dos npcs e da mecânica e teremos seu lançamento iminente no dia 15. Então o vídeo marca todos as caixinhas para ser um teaser, certo? Bem, eu acho que sim. Acho que o teaser cumpriu o seu papel de ser um teaser, mas o que a galera não gostou? Pelo que andei lendo, foi mostrado muita skill e pouca coisa sobre a liga. Bem, foram 11 segundos para coisas sobre a da liga e 7 para skills novas. Outro ponto levantado é que não revelaram o nome da liga, num primeiro momento isso me incomodou, pois no anuncio da Ultimatum tivemos um nome para a liga no teaser trailer. Mas, quando parei uns instantes para me atentar a proposta do teaser vi que fazia sim sentido eles omitirem a identificação da liga, pois trata-se de um teaser. Essa é a terceira vez, se eu não estiver errado, que tivemos um teaser trailer para conteúdo de liga, tivemos um teaser da expansão 3.13 que envolvia Maven, Atlas e Ritual. Tivemos então um teaser para a liga Ultimatum, e agora um Teaser para a 3.15. Todos eles bem distintos em suas propostas e todos muito bem recebidos, exceto pelo teaser da 3.15. A algum tempo eu falei aqui sobre o "A Evolução dos Teaser de PoE" caso você não tenha lido, recomendo a leitura para que você entenda os passos que a GGG esta dando em relação a sua abordagem de promoção. https://www.facebook.com/PathBrasil/posts/122686166605283 Percebo aqui então uma tentativa da GGG de acertar o ponto e tornar seu marketing mais formal, para quem leu o post sobre os teasers que eu indiquei vai perceber que todo esse trabalho de "teasing" era da Bex em seu twitter pessoal e agora ele é realizado de forma formal pelas mídias sociais da GGG. É interessante ver como as coisas evoluem e buscam um meio termo, tivemos um teaser que revelou pouco mas sobre muita coisa (3.13 - Ritual), tivemos um teaser que revelou muito sobre pouca coisa (3.14 - Ultimatum) e tivemos um teaser que não revelou muito sobre pouca coisa (3.15). E aqui me refiro a muito e pouco no aspecto de conteúdo de jogo. Pois na 3.13 havia muito conteúdo novo, quando nas seguintes eram apenas ligas novas. Cobra-se tanto para a GGG sair da caixinha indie que eles se enquadram e que eles cresçam como empresa que é facil ver eles tentando fazer isso. Saindo da "informalidade" e tentando ter uma postura mais """adulta""", mas eles ainda estão buscando o tom certo para isso. Tivemos tantos teasers diferentes ao longo da vida de PoE, ligas em que não tínhamos nenhuma imagem oficial antes do trailer, e ainda assim a galera curtia... Agora tivemos um teaser trailer com imagens da liga, imagens de npcs relacionados ao conteúdo e não foi o suficiente para algumas pessoas. Vi um streamer comentar que "virou meta ser hater de PoE" e ao que parece sim. A moda é criticar o jogo, falar que está tudo ruim e que eles não fizeram o suficiente. E temo que as coisas continuem assim, que nada vai ser suficiente até o PoE 2, que toda liga seja lida apenas como um "tapa buraco" quando na verdade temos conteúdos bem legais sendo lançados e propostas bem animadoras. Como sempre, deixo claro que sou um entusiasta dos conteúdos de Path of Exile, e estou sempre animado para coisas novas. Ao meu ver o teaser cumpriu sua proposta de ser um teaser. Mas não cumpriu as expectativas que muita gente tinha em cima do "vislumbre" que a empresa prometeu. Acho que o maior trabalho para a empresa vai ser atender as expectativas dos 1.6k de players que não ficaram animados com o teaser. 3.15 já começa na desvantagem, espero que ela consiga se recuperar na corrida para ser uma "boa liga" aos olhos da comunidade. Kissus, meus queridos! LuanBzra Último bump em 2 de jul. de 2021 08:26:37
|
|