O Teaser da 3.15

Saudações Exilados,

Como sempre, esse post está lá na nossa página do Facebook também. Então se você não deu seu like, vai lá dar essa moral pra gente e ficar por dentro de tudo que é postado lá

www.facebook.com/PathBrasil

Siga a gente também em nosso twitter, estamos sempre dando RT, like e comentado conteúdos de PoE

www.twitter.com/BrasilPath

Hoje quero falar sobre algo que achei deveras estranho. O hate em cima do teaser da 3.15.

Já adianto que esse post é patrocinado por "PPP - Panos Pica-Pau" sua empresa numero 1 em passagem de pano.

Pra quem ainda não viu, corre no YouTube e da uma olhada são 18 segundos de vídeo separados da seguinte forma:

4 segundos iniciais: Apresentam o que parece ser a nova mecânica da liga.

7 segundos seguintes: Apresentam 4 skills em ação enfrentando alguns packs de mobs;

7 segundo finais: Um closeup em 4 npcs e as informações de Live de anuncio e inicio da liga.

Pois bem, e por qual motivo estamos fazendo esse post? Bem há uma quantidade bem vocal de pessoas reclamando do teaser, falando que foi apenas um skill reveal, e isso está refletido na quantidade de likes e dislikes do video no youtube. No tempo da produção desse artigo o anuncio contava com 1,8k de likes de 1,6k de dislikes.

Primeiro de tudo quero trazer uma definição para gente ficar na mesma página. "Teaser diz-se de recurso de propaganda utilizado para novos produtos, onde se omite a identificação do produto com o objetivo de provocar a curiosidade do público em torno de seu lançamento iminente."

Então quando falamos de teaser estamos nós referindo a uma propaganda que omite a identificação para provocar curiosidade.

Então vamos lá, o teaser omitiu a identificação da liga, o teaser provoca curiosidade a respeito dos npcs e da mecânica e teremos seu lançamento iminente no dia 15. Então o vídeo marca todos as caixinhas para ser um teaser, certo?

Bem, eu acho que sim. Acho que o teaser cumpriu o seu papel de ser um teaser, mas o que a galera não gostou?

Pelo que andei lendo, foi mostrado muita skill e pouca coisa sobre a liga. Bem, foram 11 segundos para coisas sobre a da liga e 7 para skills novas. Outro ponto levantado é que não revelaram o nome da liga, num primeiro momento isso me incomodou, pois no anuncio da Ultimatum tivemos um nome para a liga no teaser trailer. Mas, quando parei uns instantes para me atentar a proposta do teaser vi que fazia sim sentido eles omitirem a identificação da liga, pois trata-se de um teaser.

Essa é a terceira vez, se eu não estiver errado, que tivemos um teaser trailer para conteúdo de liga, tivemos um teaser da expansão 3.13 que envolvia Maven, Atlas e Ritual. Tivemos então um teaser para a liga Ultimatum, e agora um Teaser para a 3.15.

Todos eles bem distintos em suas propostas e todos muito bem recebidos, exceto pelo teaser da 3.15.

A algum tempo eu falei aqui sobre o "A Evolução dos Teaser de PoE" caso você não tenha lido, recomendo a leitura para que você entenda os passos que a GGG esta dando em relação a sua abordagem de promoção.

https://www.facebook.com/PathBrasil/posts/122686166605283

Percebo aqui então uma tentativa da GGG de acertar o ponto e tornar seu marketing mais formal, para quem leu o post sobre os teasers que eu indiquei vai perceber que todo esse trabalho de "teasing" era da Bex em seu twitter pessoal e agora ele é realizado de forma formal pelas mídias sociais da GGG.

É interessante ver como as coisas evoluem e buscam um meio termo, tivemos um teaser que revelou pouco mas sobre muita coisa (3.13 - Ritual), tivemos um teaser que revelou muito sobre pouca coisa (3.14 - Ultimatum) e tivemos um teaser que não revelou muito sobre pouca coisa (3.15). E aqui me refiro a muito e pouco no aspecto de conteúdo de jogo. Pois na 3.13 havia muito conteúdo novo, quando nas seguintes eram apenas ligas novas.

Cobra-se tanto para a GGG sair da caixinha indie que eles se enquadram e que eles cresçam como empresa que é facil ver eles tentando fazer isso. Saindo da "informalidade" e tentando ter uma postura mais """adulta""", mas eles ainda estão buscando o tom certo para isso.

Tivemos tantos teasers diferentes ao longo da vida de PoE, ligas em que não tínhamos nenhuma imagem oficial antes do trailer, e ainda assim a galera curtia... Agora tivemos um teaser trailer com imagens da liga, imagens de npcs relacionados ao conteúdo e não foi o suficiente para algumas pessoas.

Vi um streamer comentar que "virou meta ser hater de PoE" e ao que parece sim. A moda é criticar o jogo, falar que está tudo ruim e que eles não fizeram o suficiente. E temo que as coisas continuem assim, que nada vai ser suficiente até o PoE 2, que toda liga seja lida apenas como um "tapa buraco" quando na verdade temos conteúdos bem legais sendo lançados e propostas bem animadoras.

Como sempre, deixo claro que sou um entusiasta dos conteúdos de Path of Exile, e estou sempre animado para coisas novas.

Ao meu ver o teaser cumpriu sua proposta de ser um teaser. Mas não cumpriu as expectativas que muita gente tinha em cima do "vislumbre" que a empresa prometeu. Acho que o maior trabalho para a empresa vai ser atender as expectativas dos 1.6k de players que não ficaram animados com o teaser.

3.15 já começa na desvantagem, espero que ela consiga se recuperar na corrida para ser uma "boa liga" aos olhos da comunidade.

Kissus, meus queridos!

LuanBzra
Último bump em 2 de jul de 2021 08:26:37

Reportar Post do Fórum

Reportar Conta:

Tipo de Reporte

Informação Adicional