Conhecendo a Historia de PoE - A Guerra Pelo Atlas - Parte 2

Saudações Exilados,

Sejam bem vindos a mais um post, se você está lendo ele e ainda não curtiu ou seguiu nossa página, faça isso agora para já dar aquela incentivada no nosso trabalho.

Agora estamos em diversas redes sociais, então corre lá pra seguir a gente e não perder nenhum dos nossos conteúdos
Facebook: www.facebook.com/PathBrasil
Twitter: www.twitter.com/BrasilPath
Instagram: www.instagram.com/path.brasil
TikTok: www.tiktok.com/@pathbrasil
_____________________________________

Estamos de volta com mais um post sobre a lore do jogo. Hoje vamos cobrir o final da Guerra pelo Atlas e dar a deixa para o que vem a seguir!

Se você perdeu a primeira parte é só clicar no link, ler rapidinho e voltar aqui ok?

A Guerra Pelo Atlas – Parte 1 – https://www.facebook.com/PathBrasil/posts/199280862298335

Já fazemos aquele pedido maroto para você reagir, compartilhar e comentar esse post. Sabe aquele seu amigo que nunca conseguiu fazer um Uber Elder? Manda esse post pra ele, assim ele vai entender porque a luta é tão difícil! Manda para aquela galera tryhard que ignora todos os diálogos e desativa o texto no chat, tem muita coisa interessante aqui e que mostra o quão profunda é a história de Path of Exile!

A e como sempre não posso deixar de exaltar a parceira desse trabalho incrível, na verdade o trabalho é todo dela e a gente esta apenas traduzindo. Esse post é um oferecimento de KittenCatNoodle Produções, sua fonte número um em lore de Path of Exile! Tudo que esta nesse post veio diretamente do vídeo que a Noodle produziu, roteirizou e gravou. Todas as informações presentes aqui estão presentes lá, tivemos apenas o trabalho de traduzir e adaptar os comentários para tornar a historia mais coesa e compreensiva para todos. Então corre lá no canal da Noodle, deixa o link, comenta, curte, se inscreve e fique por dentro de todo o conteúdo que ela produz.

Link do Video: https://youtu.be/SBUQp4i7y7Q

Sem mais delongas, recados dados, vamos ao que interessa!

– Uma Última Vez –


Após sua experiencia na Dreamlands, Valdo decidiu que deveria usar seus novos conhecimentos, sobre a história do Elder e sua taumaturgia para encontrar uma maneira de acabar com essa entidade profana.

Assim, Valdo começa a trabalhar em seu próprio map device, que seria mais do que o dispositivo usado para viajar entre o mundo de Wraeclast e Oriath e a Dreamlands. Este novo dispositivo abriria passagens para diferentes novos mundos.

Valdo desejava exilar o Elder de modo que ele viajasse sem rumo entre os diferentes mundos tornando impossível para que a criatura aterrorizasse e consumisse apenas uma terra. Com sua determinação renovada contra o Elder, essa sombra constante na mente de Valdo, ele começou a trabalhar no seu novo dispositivo. Esse novo map device que Valdo imaginou é semelhante ao que eventualmente é usado muitos anos depois. Mas Valdo nunca foi capaz de completar sua obra.

Infelizmente Valdo levou tempo demais e o Alto Templar Venarius ficou cansado de esperar por resultados. Valdo até então tinha mantido suas aventuras na Dreamlands em segredo, fingindo ignorância em relação ao dispositivo que os Watchers criaram e escondendo o trabalho que ele vinha realizando em seu próprio dispositivo.

Venarius e alguns de seus guardas surpreenderam Valdo em seu laboratório, jogando a máquina que o Archon trabalhava no chão e destruindo grande parte de sua pesquisa. Valdo então é levado para a prisão de Theopolis por não completar a tarefa dada por Venarius. Um guarda da prisão permite que Valdo continue a trabalhar em seu diário e nele Valdo diz:

“Eu preciso encontrar uma forma de me livrar dessas corretes a qualquer custo. Somente eu posso nos livrar da blasfêmia que caiu sobre Oriath”

Alto Templar Venarius pune Valdo, levando o pelas ruas para que fosse publicamente humilhado, batendo e o despindo de suas roupas. Quando Valdo Caesarius está próximo a morte Venarius traz ele para perto de si e exige saber sobre o que Valdo tanto trabalhava e o motivo por ele ter falhado em sua tarefa inicial de reconstruir o dispositivo trazido de Wraeclast. Valdo, em desespero, tenta explicar para Venarius o que aconteceu, a viagem para Dreamlands, o seu encontro com o Elder, sua descoberta de o que era e o que aconteceria se a entidade fosse libertada, tudo isso em uma tentativa de apelar para a parte boa de Venarius e persuadir o Alto Templar ajudar a salvar Oriath dessa ruína iminente.

Ao invés de ajudar, Venarius, com sua sede de poder, ordena que seus guardas capturem Zana e pressionem uma faca no pescoço da criança, tudo isso para exigir que Valdo o levasse para conhecer o Elder. Sabendo que Venarius não hesitaria em matar sua filha Valdo é forçado a levar Venarius para a Dreamland. Em seu diário, Valdo escreve:

“Eu... Eu fiz conforme solicitado. Usando o Map Device, passamos por um portal e eu me encontrava novamente pisando nesse Altas de Mundos...”

Enquanto Venarius e seu time admiravam a beleza da Dreamlands Zana chorava de medo e Valdo sentia a dor em seus ossos. Eles encontram a mente não corpórea do Elder, a Sombra ainda sente ódio por Valdo e entra em sua mente para questionar seu retorno, mas Alto Templar Venarius toma a frente e diz:

“Este homem me disse que você é o Rei deste lugar. Meu pobre, pobre estudioso, diz que você está aprisionado e que você precisa de uma chave”

Conforme Venarius falava, a Sombra se manteve parada, quieta, ardendo presunçosamente. Então, o Alto Templar anunciou:

“Eu posso ser essa chave para você”

Venarius queria tanto ter poder para desbloquear segredos da taumaturgia do passado, que mesmo após ouvir a história de Valdo ele desejava se aliar ao Elder na esperança de que ele próprio tivesse influencia.

Por um momento a sombra não respondeu, uma perversa e pensativa pausa gestou pesadamente entre todos ali, então finalmente uma imagem surgiu na mente de todos, todos sentiram a Sombra questionar Venarius:

“O que tu queres?”

O Alto Templar sorriu e respondeu:

“Poder, é claro”

O Elder guiou todos ali até sua estátua, e pediu que Venarius puxasse a espada que o aprisionava. Em toda sua vaidade Venarius não hesitou por nem um segundo. O chão tremeu e a Sombra se reúne com sua forma física. Venarius deixou a espada cair, a luz branca emitida da lâmina se encolheu até sumir na escuridão tentacular do vazio. Com o Elder livre para consumir tudo e todos, Valdo pega Zana e escapa, conforme a vida fugia dos enrugados corpos do Alto Templar e de seus homens.

É assim que o Alto Templar Venarius perde suas memorias e se torna Cavas, o Elder não consome o corpo físico, mas sim suas mentes, imaginação e memorias. Por isso que o Elder leva suas vítimas para a Dreamlands, pois assim ele consegue se alimentar da maneira apropriada. Cavas, também conhecido como Venarius, nem seus homens foram vistos nem pela Dreamlands nem por nenhum outro lugar.

– Zana, A Cartógrafa –

Valdo e Zana escaparam para Oriath, o Archon então pegou uma ferramenta próxima e emperrou no dispositivo infernal para destruí-lo. Enquanto ele e Zana escapavam, Valdo percebeu que apenas ele tinha conhecimento suficiente para impedir que o Elder trouxesse destruição para Oriath como fez em Wraeclast a muitos anos atrás.

Ele esconde Zana em um closet e, com o portal tremeluzindo e encolhendo, ele vira as costas e volta a pisar na Dreamlands uma última vez...

E é assim que Valdo Caesarius, pai de Zana desaparece. Ele desaparece para salvar o mundo da destruição do Elder, da ruína que ele traz. Valdo diz que a ruína é o verdadeiro mestre do Elder e complementa:

“A monstruosidade de fungos vai se manifestar e espalhar seus tentáculos poderosamente. O bolor de antes mesmo do tempo e espaço existir vai procurar a destruição de tudo e todos.”

Valdo se exilou nas Dreamlands numa tentativa de derrotar o Elder, mas seu dispositivo, seu novo Map Device foi destuido, então o que Valdo poderia fazer de dentro da Dreamlands para impedir a onda de ira do Elder?

Depois do desaparecimento de seu pai, Zana ficou órfã, sua mãe havia morrido quando ela nasceu, os bens de sua família foram apreendidos e ela foi entregue a uma serie de não tão bons lares adotivos como uma serva.

Zana era inteligente e curiosa, com memorias vagas sobre a pesquisa de seu pai ela começou a buscar informações sobre ele e o que aconteceu com seu trabalho. Três semanas após o desaparecimento de Vanarius, Dominus se tornou o novo Alto Templar, mas por causa do sigilo do trabalho de Valdo e Venarius as circunstancias desse desaparecimento se mantiveram desconhecidas, ao menos publicamente.

Zana acaba por encontrar algumas partes das anotações de seu pai no sótão da casa de sua família, mas não o diário com as anotações.

Suas anotações cobriam muitos assuntos, mas Zana estava particularmente interessada em sua pesquisa sobre mapas. Zana sabia que seu pai havia desaparecido em algum mundo uma vez que o dispositivo criado pelos Watchers que ele estava trabalhando foi destruído no Laboratório Templar que ele a levava algumas vezes enquanto ele trabalhava.

Valdo estava fazendo anotações sobre seu novo dispositivo e é nisso que Zana foca sua atenção, ela diz:

“Eu passei minha vida toda tentando localizar as partes e reparar sua máquina. A alguns anos eu consegui fazer exatamente isso.”

Por causa do interesse de Zana no trabalho de seu pai, ela atraiu a atenção dos Templares. Mesmo com Dominus tendo interesse em taumaturgia, como Venarius ele queria manter seu interesse em segredo, mas para sorte de Zana, Dominus era muito menos sutil que o ultimo Alto Templar. Assim ela conseguiu fugir de Oriath antes de ser inevitavelmente exilada.

Zana foge para Wraeclast sob seus próprios termos, e percebe que pode usar da ajuda de alguns fortes exilados para encontrar seu pai usando o Map Device construído com os planos de seu pai.

Guiando os exilados que se dispuseram a lhe ajudar, Zana vai até o antigo laboratório de seu pai, onde reconstruiu o Map Device que foi destruído pelo Alto Templar Venarius. Zana tem entrado em diferentes mapas de diferentes mundos procurando por seu pai. Como esses Exilados se provaram capazes ela deseja que eles adentrem esses mapas e a ajude na procura, por ter perigos escondidos nesses diferentes mundos.

– O Shaper –

Conforme Zana e o Exilados exploram diferentes mapas que aumentam em dificuldade eles progridem em direção ao centro do atlas, Zana teoriza que esses mapas não são portais para um mundo real, mas que estes foram criados com um proposito. A progressão eventualmente leva ao esconderijo de 4 monstruosidades que guardam um reino central.

As quatro criaturas que guardam o centro do Altas são chamadas de Hydra, Pheonix, Chimera e Minotaur, todos nomeados em homenagem a seres mitológicos, cada um deles carregava consigo uma parte de uma chave que dá acesso a esse reino final.

Quando todos os quatro guardiões são derrotados e as quatro partes são colocadas juntas no Map Device elas abrem portais para esse lugar escondido, chamado de Shaper’s Realm (Reino do Shaper, em tradução livre).

O local é uma plataforma flutuante cercada pelo próprio espaço, muito distinta da aparência solida dos mapas que eram até então explorados. O Shaper é o responsável por criar essas áreas e, segundo a teoria de Zana, é o responsável por criar os mundos que formam o Atlas. Em um de seus diálogos Shaper diz:

“Incontáveis mundos de promessas e potenciais, amarrados juntos por fios invisíveis. Uma teia de aranha que segura o refratário da própria vida, a minha disposição para dobrar, quebrar e reforjar.”

Uma vez que o caminho é liberado é possível entrar na câmara privativa do Shaper, uma plataforma que parece estar sendo devorada pelo espaço que a cerca.

A criatura diante do Exilado e de Zana é apenas um vislumbre do homem que um dia foi, Valdo Caesarius, o pai de Zana.

Ele estava nesse Atlas, criando esses mapas e agora havia se tornado essa criatura maliciosa e poderosa. Embora Zana reconheça seu pai, Shaper não reconhece sua filha, e assim a luta começa.

– Verdadeiras Intenções –

Durante a jornada pelo Atlas 16 fragmentos das memorias do Shaper são recolhidos, um fragmento para cada tier de mapa. Esses fragmentos se juntam para formar o Book of Memories (Livro de Memorias, em tradução livre). Esse processo é a recuperação das memórias de Valdo que estava em poder do Elder, com elas as verdadeiras intenções por trás do desaparecimento de Valdo são explicadas.

Ele não queria simplesmente criar mundos, mas sim salvar Oriath e sua Filha dos tentáculos do Elder. Valdo aprendeu a criar coisas com sua imaginação, e usou isso para criar mapas de dentro dos Atlas, ele estava tentando recriar seu plano de exilar o Elder numa busca constante entre mundos, ao invés do Elder conseguir acessar Oriath ou Wraeclast de uma vez.

Mas aparentemente Valdo não obteve total sucesso em seu plano. Zana fala que o Elder ficou livre por quase duas décadas, e a fome da criatura pode explicar o desaparecimento de crianças nas cortes de Oriath. Embora o Shaper tenha criado e influenciado mundos para bloquear a passagem do Elder, O Elder tem tido sucesso em espalhar sua própria influencia, sua Ruína, pelo Atlas.

Valdo sabia o quão poderosa e perigosa essa Ruína era. O Elder vem de antes da criação do espaço e tempo e, segundo a pesquisa de Zana, ele serve a um mestre maior ou a um proposito maior. Zana diz que ambos, seu pai e os Watchers se referem ao Elder como vindo do nada, mas também sendo um emissário do nada. E há ainda uma menção a um desejo profano de apodrecer tudo e causar a ruína. Talvez isso esteja relacionado ao crescimento dos fungos que são vistos pelos mapas.

O Elder age apenas como um agente dessa ruína, se alimentando de memorias e imaginação para se espalhar. A Guerra pelo Atlas é a batalha travada entre Shaper e Elder pelo controle do Atlas e os mapas dentro dele. Sem contexto essa batalha parece ser apenas por controle, mas é mais que isso. Shaper é de certa forma influenciado pelo Elder, mas sabemos que Valdo, cujas memorias estão parcialmente na mente do Shaper, quer controlar o Atlas para manter o Elder longe de Oriath e impedir que ele saia para o mundo real.

Zana se pergunta se as crianças capturadas pelo Elder, tanto em Oriath quanto em um passado distante em Wraeclast ainda poderiam estar nesse lugar como criaturas tortuosas atormentadas e apagadas a qualquer fragmento de memória feliz que lhes restou. Zana então diz que matar essas crianças seriam um ato de misericórdia, então talvez eles sejam as criaturas que povoam esses mundos.

Sabemos que o Shaper criou os mapas na esperança de atrasar o Elder, mas seu plano está falhando, lentamente. E é por isso que o Shaper está ativamente influenciando o Atlas de seu reino, e em relação ao Shaper’s Realm Zana diz:

“Esse lugar... Esse é o Nexus do mundo do Elder, o lugar em que todos os seus terrenos de caça são formados... Estamos próximo do vazio em que ele nasceu, ainda assim, meu pai escolheu esse lugar como sua casa.”

Então o Nexus do atlas não é apenas o Shaper’s Realm, mas também a Dreamlands o lugar de nascimento do Elder e que este usa para acessar outros mundos.

Durante a luta contra o Shaper, ao iniciar a segunda fase, é possível perceber o seguinte diálogo:

“Pai, sou eu! Me deixe ajuda-lo”

Shaper responde

“O horror precisa ser parado, obstáculos precisam ser destruídos.”

Shaper não reconhece a Zana até o final da luta, mas ao fim, ele percebe e diz:

“Essas memorias são minhas, eu não posso perde-las”

Zana interveem

“Eles mentiram para você. Eu sou sua verdadeira memória”

Shaper então responde:

“Para salvar o futuro, o passado precisa ser sacrificado”

Não é claro se Valdo se refere a perder a memória da Zana ou dos mundos criados, mas ele perdeu suas memorias uma vez e não quer perder novamente. Sua última fala é uma referência a sua lembrança de abandonar Zana para tentar salvar Oriath sabendo seu provável destino.

Em seu último momento de clareza, Shaper entrega uma chave para Zana, que dá acesso a um quarto de estudo privativo, onde uma vez foi seu laboratório. Lugar esse que ela iria encontrar a arma que pode derrotar o Elder. Nesse momento o Elder aparece saindo de um portal negro e começa a se alimentar das memorias de Valdo uma última vez.

– A Guerra Pelo Atlas –

Com essa chave Zana consegue acessar o quarto privativo que até então estava selado no Laboratório Templar, o local está infestado com o fungo da ruína do Elder. A teoria de Zana sobre crianças estarem sendo capturadas pelo Elder aparentemente era verdade. Elder havia descoberto uma forma de chegar a Oriath, desviando das tentativas do Shaper de pará-lo.

Nesse armazém Zana encontra a arma que Valdo mencionou, a Cosmic Arcana, que pode ser usada para trancar o Elder dentro de uma abstração da realidade, um lugar fora do tempo e espaço em que ele foi originado.

Ao que tudo indica o Shaper criou essa arma de dentro do Atlas e a enviou para Oriath usando seus poderes taumatúrgicos. Para usar a Cosmic Arcana é preciso atrair o Elder para dentro do reino do Shaper, para dentro do Nexus do Atlas, onde o refratário da vida reside. Em que o véu entre os mundos é o mais fino e o poder da criação é o maior.

Para enfrentar o Elder é necessário que este tenha alcançado influencia suficiente sobre o Atlas, tornando o poderoso a ponto de precisar de seus quatro guardiões. Cada um desses guardiões segura uma parte da chave que concede acesso ao Elder. Ao contra o Elder pelas primeiras vezes ele está sozinho, porém é possível perceber o Shaper aparecendo e auxiliando na luta de alguma forma. O Elder tem uma aparência semelhante ao Shaper, ele usa um manto com capuz, mas tem tentáculos saindo da parte de baixo de suas vestes e de suas costas, além de ter quatro braço e um rosto composto por uma enorme boca cheia de dentes.

A teoria de Zana é que as ações dos Exilados no Atlas possibilitaram a entrada do Elder em Oriath, permitir que ele espalhasse a sua influência fez com que ele chegasse até ali. O reino do Elder é chamado de Ausência de Valor e Significado.

Ao entrar na última fase da luta, o Shaper aparece e usa seu poder para conter o Elder. Durante esse processo criaturas do Elder aparecem e tentam matar o Shaper, é preciso protege-lo. Caso o Shaper consiga concluir o aprisionamento, ao matar o Elder é possivel garantir um drop poderoso, a Watcher’s Eye, uma joia que reflete o destino trágico dos Observadores da Ruína que se levantaram contra o Elder a tantos anos.

Ao atrair o Elder para o centro do Atlas, seus quatro guardiões tomam o lugar de onde antes estavam os guardiões do Shaper. Ao pegar as 4 partes da chave, é possível acessar o Shapers Realm, que está diferente.

É possível encontrar indicações de que os quatro guardiões do Shaper estavam impedindo-o de sair. Eles são tratados como seus captores. É provável que o Elder cercou o Shaper com essas criaturas ou as colocou contra o Shaper. Mas quem são e quais suas origens não é claro.

Dentro do Nexus é possível ver o Elder segurando Shaper pelos braços e o puxando para dentro de um portal. Ao entrar no portal o reino do Shaper e deixado para trás e, agora, Zana e seus companheiros estão no Reino do Elder. Agora a luta é contra o Elder e um Shaper completamente controlado pela entidade.

A mente que antes tinha fragmentos de Valdo agora é controlada completamente pelo Elder, e a luta acontece com ambos os serem em sincronia. As primeiras palavras do Shaper, ao início da luta são ecos do Elder

“Putrefazer, estragar, apodrecer e supurar!”

Anos sendo consumido pelo Elder, tendo suas memorias drenadas, ao fim, Valdo foi completamente consumido. Ao fim da luta Zana consegue utilizar a Cosmic Arcana para selar o Elder...

Em seu último dialogo, Zana diz que consegue sentir seu pai e que este está em paz...

Na última entrada do Livro de Memorias, Valdo escreve:

“Minha guerra com a criatura está longe de acabar. Eu sei, como um animal acuado, eu irei atacar até não conseguir mais. Eu tentei dormir e acordar em Oriath muitas vezes, na esperança de que uma noite eu poderia segurar minha filha em meus braços mais uma vez. Mas ao invés disso, eu sonhava com nada...”

Com a ajuda dos Exilados Zana foi capaz de encontrar seu pai, entender tudo que levou ao seu desaparecimento e como a guerra contra o Elder começou. Foi por meio dessas descobertas que ela teve um último vislumbre de seu pai que foi fundamental para trazer um fim a tanta destruição. O Elder não é mais uma ameaça e Valdo descansa em algum lugar, em paz.

Ao concluir essa jornada, Zana e seus Exilados colocaram um fim na Guerra pelo Atlas...

Exilados tão poderosos foram capazes de trazer o fim a entidades seculares, poderosas que causaram muita destruição e eram verdadeiras ameaças a humanidade. Oriath está segura, tem-se verdadeiros heróis protegendo essas terras.

O poder é algo incrível, mas, infelizmente, ele pode corromper até mesmo os mais nobres heróis...

– Notas do Autor –


A história de Path of Exile é bem extensa e está sempre crescendo, foi necessário realizar um corte no vídeo da Noodle para que a narrativa ficasse logica. A história envolvendo o Elder só foi introduzida no jogo no ano de 2017 na expansão War for the Atlas. Mas o Shaper existe desde Expansão de 2016 Atlas of Worlds.

Antes da Expansão da War for the Atlas, tudo que sabíamos sobre o desaparecimento de Valdo é que ele entrou em um portal e nunca mais foi visto. A comitiva de Venarius e a tarefa que este deu a Valdo não eram mencionadas até então. Resumidamente sabíamos que Valdo era um estudiosos que focou em entender mais sobre taumaturgia e criou o dispositivo de mapas entrou em um portal e este se destruiu. Zana então recria esse dispositivo e busca por esses mapas pelo seu pai até então desaparecido. O caminhos até o Shaper é o mesmo – sem os fragmentos de memória.

O diálogo que acontece durante a segunda fase da luta contra o Shaper também era diferente. Ao adentrar a segunda fase da luta Zana falava:

“Pai! Eu... Porque você está fazendo isso?”

Que recebe como resposta:

“Imperfeição precisa ser reforjada. Você precisa ser reforjada!”

Durante a terceira fase da luta, é possível derrotar o Shaper e a conclusão dessa luta sofre alterações quando o Elder é introduzido. Antes da introdução de seu antagonista as palavras finais do Shaper são “Zana, você foi... minha maior... criação...” e Zana responde “Me desculpe pai. Me desculpe que chegamos a isso”.

Não havia Elder e tudo se resumia a isso. Outro fato interessante é que antes da introdução do Elder, os Guardians eram tidos como criações do Shaper para se proteger, mas com a introdução do Elder eles passam a ser captores do Shaper.

Outro informação pertinente e que pode ajudar a compreender melhor a forma como coloquei a história, para o próximo passo da jornada a introdução de Exilados ajudando nesse processo de luta contra o Elder e Shaper se fazia necessária, então tomei a liberdade de adicioná-los nessa parte da história de forma sutil e reforçando sua participação no final.

Essa foi a lore que deu mais trabalho de transformar em uma história coesa com algo que se assemelha a um início meio e fim, por ter tantos detalhes que não faziam parte da história original e que foram adicionados com o tempo.

Mais uma coisa, a história antes da introdução da expansão de 2019 – Conquerors of the Atlas – começava com a Zana já no epilogo nos pedindo ajuda. Como finalizamos a história dos Atos num período Pós Conquerors of the Atlas foi necessário ocultar parte da linha do tempo ao narrar a história, dando a entender que ela passa durante o processo em que Dominus é o Alto Templar e não depois como ela foi originalmente pensada.

Foi um grande processo de costura para tentar tornar tudo mais coerente possível e espero que vocês tenham gostado. Em breve daremos sequência apresentando as consequências dessa jornada realizada por Zana e esse Exilados, que não somos nós.

_____________________________________

Espero que vocês tenham gostado do post, não esqueçam de reagir, comentar e compartilhar essa postagem. Assim você ajuda a aumentar o nosso engajamento.

Nos vemos em nosso próximo post!

Kissus, Meus Queridos!
Última edição por LuanBzra em 29 de set de 2021 18:27:40
Último bump em 29 de set de 2021 18:27:25

Reportar Post do Fórum

Reportar Conta:

Tipo de Reporte

Informação Adicional