Dando continuidade a nossa série de entrevista com streamers, tiramos um tempo para conversar e saber um pouco mais sobre o Subtractem! Suas streams são interessantes e cheias de entretenimento e ele também cria um ótimo conteúdo sobre o Path of Exile em seu canal no YouTube. Veja sua entrevista no post de hoje!

Olá Subtractem, Obrigado por participar da entrevista! Por favor se apresente.

Olá, me chamo Adam e atualmente faço streams de Path of Exile em http://twitch.tv/subtractem. Já trabalhei com vários jogos de vários gêneros. Tive uma oferta para me tornar profissional no Warcraft 3 há vários anos mas preferi um trabalho de verdade, e me arrependo muito.

Crio conteúdos com foco educacional e completo tarefas ranqueadas em alguns jogos de vez em quando ao ativar o modo competitivo… até me lembrar o porque de ter parado de completar tarefas ranqueadas.

Quando você entrou pela primeira vez no Path of Exile?

Comecei na Liga Perandus, não fui um jogador fundador de nenhuma forma, mas comecei cedo o suficiente para me lembrar de farmar o Lago Seco e ter mais de 20 mortes todas as vezes que lutei contra o Malachai do Impiedoso.

O que prendeu sua atenção no início e que te faz voltar até hoje?

Acho que a primeira memória de todo mundo no PoE é abrir a árvore passiva. Adoro árvores passivas em todos os jogos e quanto mais complexa ela é, mais feliz eu fico.

O que me faz voltar até hoje, no entanto, é o sistema de gemas de suporte. Os jogadores sempre têm várias escolhas para customizar como desejarem sem um objetivo que diz que "quanto maior o número, melhor", o que permite uma expressão única de builds, mesmo dentro do mesmo template de builds. Este nível de customização é bem especial para mim em RPGs e sinto que ele tem se perdido na era moderna do Nível de Itens e Poder.

Há algum momento que se destaca em seu tempo jogando Path of Exile que consiga se lembrar?

Existem tantos nos últimos dois anos fazendo streams especialmente, mas duas memórias realmente ficaram comigo:

Rolando os mapas mais difíceis que eu podia na liga Breach e assistir meu amigo ativar o Ciclone Vaal com uma Chama de Ngamahu no meio de uma Fenda. Foi um girar de moedas se ele sobreviveria ou não, e foi a primeira vez que vi uma densidade grande de mobs sendo ativada.

Acertar um mod T1 de Dano Elemental com Ataques em meu arco de Acerto Elemental como mod final para um item perfeito. Esta foi minha primeira 'grande' forja na stream e tudo se alinhou perfeitamente. Foi minha criação pessoal 'sem igual'.

Você possui uma build favorita?

Ocultista de Banimento…zuera, zuera.

Apesar de haverem algumas builds muito especiais que são memórias marcantes (Bola de Fogo Vaal, BV com Arautos Triplos, Espectros Escravisadores com Vida Baixa), o primeiro lugar vai para a Saqueadora de Acerto Elemental na liga Ultimatum.

A fluidez de movimento ativada pelo Avanço + Flecha Teleportadora na Saqueadora era um resquício da antiga Mina de Fumaça + Avanço Ardente e um EleHit de 75 milhões de DPS ricocheteando por toda a tela foi a build mais satisfatória que já joguei.

Qual expansão foi sua favorita até o momento?

A Ultimatum com certeza. Os nerfs nas criações de itens permitiu uma diversidade maior de itens enquanto mantendo a fantasia de alto poder e a mecânica da liga em si era incrível. O tema, o maldito Mestre das Provações, a luta com o chefe, e a incrível mecânica de risco/recompensa no nível médio/alto dos Ultimatuns Inscritos realmente marcaram todas as opções para mim.

Ela provavelmente é a única mecânica de liga que eu estava fazendo até o último dia da liga, sinto muita falta dela.

O que você acha que todo jogador de Path of Exile deveria ouvir?

O Path of Exile é um jogo difícil, ninguém (exceto o Mark_GGG) sabe tudo e tá tudo bem. Aprender sobre ele é uma maratona, não uma corrida curta, aproveite e não se foque no destino.

A única constante é a mudança, a beleza do PoE é que as ligas não são iguais e você será mais feliz olhando para o futuro do que para o passado. Mesmo comigo sentindo tanta falta de algumas das minhas builds antigas, meu cérebro nostálgico quer capturar aqueles dias de glória, mas não é assim que esse jogo, nem a vida, funcionam! Olhe adiante para as novas coisas que estão por vir, torne hoje o melhor dia que puder, e aproveite as memórias do passado.

Quando você começou com as streams? Como entrou nessa?

Comecei a levar as transmissões a sério por volta de 2020. Tinha feito uma build de conjurar no crítico com golens na liga Ritual e meus amigos me disseram para fazer um vídeo no youtube para compartilhá-la com mais pessoas. Eu postei o guia no r/pathofexilebuilds e fiquei chocado com o apoio da comunidade por lá. Tinha gente me pedindo para fazer streams e pedindo ajuda com a build e isso deu início em tudo.

O que as pessoas podem esperar do seu cronograma de lives?

Tenho uma ideia bem genérica quando se trata de conteúdos do Path of Exile porque gosto muito do que ele tem a oferecer. Pode ser que você me encontra fazendo corridas no HCSSF, criando itens para lucrar, abrindo decks com zoom baixo durante uma luta com um chefe Uber, ou até mesmo mostrando um dos refúgios da competição de refúgios.

Sou um pouco mais velho do que a maioria da galera no mundo das lives então o mais importante para mim é expressar que, com o tempo limitado que temos neste planeta, os jogos devem ser jogados por diversão. Pode parecer clichê, mas é muito importante se lembrar o porque de termos começado a jogar esses jogos.

Geralmente eu faço lives de domingo a sexta de tarde, no fuso EST, em twitch.tv/subtractem, porém meu horário é bem flexível. Considero o Youtube meu canal principal de conteúdos, e as lives como forma mais direta de me conectar com a comunidade.

O que você fazia antes de começar com as lives?

Tenho estado dentro da indústria de softwares e games por mais de duas décadas. A princípio como programador, mas também como co-fundador e designer. Trabalhei em alguns jogos indo de Farmville até Spellbreak.

Quais hobbies ou interesses você tem além das streams?

Antes das streams e do COVID eu escalava bastante e viajava com frequência, com sorte voltarei com isso! Li vários livros de Sci-Fi/Fantasia e ocasionalmente toco violão.

Como sua vida mudou de antes das lives para agora? Que tipo de papel as lives tiveram nesta transição?

Todo esse papo de criação de conteúdo aconteceu juntamente com o COVID então eu senti que estava mudando com todo o mundo. É uma disciplina bem intensa que envolve tudo, no nível de desenvolvimento de jogos sem fim. É MUITO recompensador se conectar com pessoas e criar uma comunidade e ajudá-las a ter um dia melhor, mas exige muito de você. Eu poderia facilmente escrever um estudo para responder essa pergunta.

Existe algo que você gostaria de ver mais na comunidade de streamers??

Mais colaboração! Digo isso tanto para mim mesmo quanto para todo o resto. Eventos e conteúdos que pessoas como o Zizaran e Badger fizeram no passado foram tão bons para destacar outros criadores e unir a comunidade e precisamos mais disso.

O PoE é uma experiência por muitas vezes solitária e todos nós temos o instinto de entrar no modo goblin degenerativo e mapear para dropar algo grande. É importante tirarmos a cabeça do buraco e falar com outras pessoas. Acredito que temos uma das melhores comunidades em todo o mundo dos jogos, tanto como jogadores como criadores de conteúdo e quanto mais trabalharmos juntos e elevarmos os outros, melhor.

Você tem algum conselho para as pessoas que estejam querendo seguir carreira no mundo de streaming?

Faça como um hobby primeiro, mas leve a sério. O Day9 tem uma resposta pronta para qualquer um que peça ajuda a ele sobre isso. "Faça isso todos os dias por ao menos 4-6 horas por 30 dias seguidos e então conversaremos". Na época que o vi contando esta história somente uma pessoa havia tido sucesso nesta tarefa.

Outro conselho muito funcional é: somente as lives não funcionam mais em 2022. O nível se elevou onde a criação genérica de conteúdo em todas as plataformas é a única forma de sequer ser notado. Você não pode simplesmente "streamar" e crescer desta forma. Busque por presença em uma plataforma mista primeiro e se foque em comunidade.

Existe algum streamer novato que você gostaria de mencionar?

Existem tantas pessoas interessantes no espaço do PoE que seria impossível não esquecer de alguém. Eu não consigo pensar em outra comunidade de jogos que seja tão acolhedora e que apoie tanto, você pode clicar em qualquer streamer e aprender algo novo.

Se eu tivesse que escolher somente um streamer novato, seria o Palsteron. Suas builds não deixam nada a desejar em criatividade e dureza e entre ele e o crouching_tuna, todo o gosto musical do PoE está baseado neles.

Tá bom, não dá pra falar só de um: Velyna (esperta e risonha), Denipon (cosplay e vibes relaxantes), Pillebrille (jogador de HCSSF alemão), Kroximatuz (vibes espanhóis ótimas), Jungroan (cabelo sexy), Snoobae85 (Rei do MF)

Um grupo absolutamente incrível de pessoas e temos vários outros que eu esqueci, tenho certeza. Tenho muito orgulho de ser parte desta comunidade!

Você tem algum projeto futuro que deseja falar sobre?

O maior projeto que tenho no momento é vagarosamente criar uma biblioteca de materiais educacionais em meu canal no youtube, Youtube.com/subtractem, na playlist "Path of Learning. Mais ou menos uma vez por semana nós fazemos uma live sobre um tópico específico (Escudo de Energia, Armadura, Conversão de Dano, etc) e falamos sobre estes assuntos como uma apresentação, utilizando a wiki e todos os posts do Mark_GGG que podemos encontrar.

Aprender sobre o PoE pode ser uma tarefa desafiadora, mas alcançar o entendimento profundo de um assunto difícil é uma das coisas mais satisfatórias intelectualmente. Atingir um nível de maestria em um jogo como o PoE é incrivelmente recompensador.

Tenho um catálogo bem grande de assuntos para falar sobre (ainda estou enrolando sobre o dreno/recuperação) mas sou muito feliz com as sugestões!

Muito obrigado por participar da entrevista! Se quiser seguir o Subtractem, você pode visitar seu Twitter, YouTube, e Twitch. Também não deixe de apoiar o Subtractem e o desenvolvimento do Path of Exile comprando microtransações em sua página na Nexus!
Postado por 
em
Grinding Gear Games
Que massa! Aproveito pra deixar o agradecimento pela tradução.
Alan Leonardo Piovesan
Com certeza depois da Ultimatum o jogo caiu bastante

Reportar Post do Fórum

Reportar Conta:

Tipo de Reporte

Informação Adicional