Considerações sobre o jogo

Sou jogador de PoE a bastante tempo, com mais de 3k de horas no 1 e atualmente, com 232h no 2.

O jogo está difícil, e isso é ótimo! Mas, também está MUITO punitivo e não dá pra ter as duas situações em excesso. Ou você equilibra punição e dificuldade ou aumenta um dos dois. Os dois juntos não gera diversão, mas sim frustração e consequentemente, abandono.

Vamos a alguns pontos:

1 - Triais: Na minha opinião, A PIOR DECISÃO DE TODOS ESSES ANOS DE EXISTÊNCIA da franquia Path of Exile. Optaram por "aproveitar" duas das mecânicas mais difíceis e controversas do PoE1 para se conseguir ascensões no 2. Essa foi de longe a ideia mais idiota que poderiam ter! Vocês simplesmente forçam TODOS os players a fazer uma das duas mecânicas, ALTAMENTE punitivas e frustrantes que existem no jogo! A partir da terceira ascensão, se tu não for um player hardcore, não vai conseguir fazer sem pagar alguém pra te carregar. É insano, ridículo, ao ponto de ser cruel.

A partir daqui, vejo mais como necessidade de ajustes:
2 - Drops: MF de volta GGG? A experiência do PoE1 não foi suficiente pra saberem que ISSO NÃO DÁ CERTO? Hoje, ou tu faz um MF ou tu não monta build endgame, porque simplesmente sem MF tu NÃO DROPA NADA! Não acharia nem um pouco ruim fazerem como no poe1, remove o mf e ajusta o drop. Em 232h só dropei 2 divines, tem gente que nem isso!

3 - Desempenho: Por ser um jogo novo, era esperado por todos que o desempenho geral fosse melhor. Realmente em PCs mais parrudos, o jogo roda mais "liso", mas os requisitos mínimos indicados, não condizem com a realidade.
Não tenho um pc da Nasa, mas também não é ruim, mesmo com todos os problemas, no PoE1 eu conseguia um ótimo desempenho, mas no poe2, mesmo com tudo no mínimo e o jogo instalado em um ssd, tenho problemas de gargalo na cpu (mesmo com a gpu respirando tranquila) e lentidão nos loadings. Fora o fato de, por várias vezes crashar enquanto carrega um shader ou morrer num mapa onde os monstros não carregaram...

4 - Mercado: Outro problema muito antigo. O mercado do jogo continua literalmente um nojo! É um câncer ter tantos price fixers atrapalhando a busca por um item. Qual o problema em extender o mercado interno para equipamentos, mapas e afins? A desculpa de limitação técnica não cola mais, já que a ideia do jogo novo era resolver isso em vários aspectos. A desculpa agora é o que? Cultura? Pra que implementaram o Gold se não for pra resolver principalmente esse problema do mercado?

Enfim, o jogo ainda tem muita estrada pela frente, muitos problemas já eram esperados por ser um early access, mas muitos outros estão aconteceendo por pura incopetência ou descaso mesmo. Era melhor ter adiado o lançamento por mais 3 meses e terem pelo menos uma terceira via de ascensão que não seja uma mecânica frustante como as que vieram, um balanceamento melhor dos drops e um design mais pensado na diversão para os mapas, porque punitivo e com baixa recompensa, só está gerando frustração.
Último bump em 6 de jan de 2025 14:09:46

Reportar Post do Fórum

Reportar Conta:

Tipo de Reporte

Informação Adicional